Papéis femininos na propaganda e seus efeitos sobre consumidores brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcon,Fernanda Almeida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rocha,Rudimar Antunes da, Ribeiro,Ana Maria Simões
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Intercom (São Paulo. Online. 2006)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442021000300103
Resumo: Resumo Esta pesquisa objetivou analisar as atitudes de adultos brasileiros acerca do retrato de estereótipos femininos na propaganda e seus efeitos na imagem dos anunciantes e na intenção de compra. Para isso, foi aplicado um survey entre novembro e dezembro de 2017, em uma amostra de 519 respondentes. Os dados coletados foram analisados por modelagem de equações estruturais. Concluiu-se que a ofensividade causada por papéis femininos estereotipados na propaganda influenciou a intenção de boicotar os produtos. Confirmou-se que as mulheres apresentam atitudes mais negativas do que os homens quanto aos estereótipos retratados, em termos de ofensividade. Contudo, não houve diferença significativa entre o gênero feminino e masculino quanto ao impacto da ofensividade sobre a imagem da empresa ou a intenção de boicote.
id INTERCOM-1_8793411f007057ff19178d3b8b8bea9a
oai_identifier_str oai:scielo:S1809-58442021000300103
network_acronym_str INTERCOM-1
network_name_str Intercom (São Paulo. Online. 2006)
repository_id_str
spelling Papéis femininos na propaganda e seus efeitos sobre consumidores brasileirosPropagandaPapéis Femininos EstereotipadosImagem da EmpresaIntenção de CompraContexto BrasileiroResumo Esta pesquisa objetivou analisar as atitudes de adultos brasileiros acerca do retrato de estereótipos femininos na propaganda e seus efeitos na imagem dos anunciantes e na intenção de compra. Para isso, foi aplicado um survey entre novembro e dezembro de 2017, em uma amostra de 519 respondentes. Os dados coletados foram analisados por modelagem de equações estruturais. Concluiu-se que a ofensividade causada por papéis femininos estereotipados na propaganda influenciou a intenção de boicotar os produtos. Confirmou-se que as mulheres apresentam atitudes mais negativas do que os homens quanto aos estereótipos retratados, em termos de ofensividade. Contudo, não houve diferença significativa entre o gênero feminino e masculino quanto ao impacto da ofensividade sobre a imagem da empresa ou a intenção de boicote.Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)2021-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442021000300103Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.44 n.3 2021reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)instacron:INTERCOM10.1590/1809-58442021306info:eu-repo/semantics/openAccessMarcon,Fernanda AlmeidaRocha,Rudimar Antunes daRibeiro,Ana Maria Simõespor2021-12-10T00:00:00Zoai:scielo:S1809-58442021000300103Revistahttp://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercomhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br1980-35081809-5844opendoar:2021-12-10T00:00Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)false
dc.title.none.fl_str_mv Papéis femininos na propaganda e seus efeitos sobre consumidores brasileiros
title Papéis femininos na propaganda e seus efeitos sobre consumidores brasileiros
spellingShingle Papéis femininos na propaganda e seus efeitos sobre consumidores brasileiros
Marcon,Fernanda Almeida
Propaganda
Papéis Femininos Estereotipados
Imagem da Empresa
Intenção de Compra
Contexto Brasileiro
title_short Papéis femininos na propaganda e seus efeitos sobre consumidores brasileiros
title_full Papéis femininos na propaganda e seus efeitos sobre consumidores brasileiros
title_fullStr Papéis femininos na propaganda e seus efeitos sobre consumidores brasileiros
title_full_unstemmed Papéis femininos na propaganda e seus efeitos sobre consumidores brasileiros
title_sort Papéis femininos na propaganda e seus efeitos sobre consumidores brasileiros
author Marcon,Fernanda Almeida
author_facet Marcon,Fernanda Almeida
Rocha,Rudimar Antunes da
Ribeiro,Ana Maria Simões
author_role author
author2 Rocha,Rudimar Antunes da
Ribeiro,Ana Maria Simões
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcon,Fernanda Almeida
Rocha,Rudimar Antunes da
Ribeiro,Ana Maria Simões
dc.subject.por.fl_str_mv Propaganda
Papéis Femininos Estereotipados
Imagem da Empresa
Intenção de Compra
Contexto Brasileiro
topic Propaganda
Papéis Femininos Estereotipados
Imagem da Empresa
Intenção de Compra
Contexto Brasileiro
description Resumo Esta pesquisa objetivou analisar as atitudes de adultos brasileiros acerca do retrato de estereótipos femininos na propaganda e seus efeitos na imagem dos anunciantes e na intenção de compra. Para isso, foi aplicado um survey entre novembro e dezembro de 2017, em uma amostra de 519 respondentes. Os dados coletados foram analisados por modelagem de equações estruturais. Concluiu-se que a ofensividade causada por papéis femininos estereotipados na propaganda influenciou a intenção de boicotar os produtos. Confirmou-se que as mulheres apresentam atitudes mais negativas do que os homens quanto aos estereótipos retratados, em termos de ofensividade. Contudo, não houve diferença significativa entre o gênero feminino e masculino quanto ao impacto da ofensividade sobre a imagem da empresa ou a intenção de boicote.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442021000300103
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442021000300103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1809-58442021306
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
dc.source.none.fl_str_mv Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.44 n.3 2021
reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
instacron:INTERCOM
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
instacron_str INTERCOM
institution INTERCOM
reponame_str Intercom (São Paulo. Online. 2006)
collection Intercom (São Paulo. Online. 2006)
repository.name.fl_str_mv Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
repository.mail.fl_str_mv ||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br
_version_ 1752129760239026176