Papéis femininos na propaganda e seus efeitos sobre consumidores brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcon, Fernanda Almeida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rocha, Rudimar Antunes da, Ribeiro, Ana Maria Simões
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Intercom (São Paulo. Online. 2006)
Texto Completo: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3214
Resumo: Esta pesquisa objetivou analisar as atitudes de adultos brasileiros acerca do retrato de estereótipos femininos na propaganda e seus efeitos na imagem dos anunciantes e na intenção de compra. Para isso, aplicou-se um survey entre novembro e dezembro de 2017 numa amostra de 519 respondentes. Os dados coletados foram analisados por modelagem de equações estruturais. Concluiu-se que a ofensividade causada por papéis femininos estereotipados na propaganda influenciou a intenção de boicotar os produtos. Confirmou-se que as mulheres apresentam atitudes mais negativas do que os homens quanto aos estereótipos retratados, em termos de ofensividade. Contudo, não houve diferença significativa entre o gênero feminino e masculino quanto ao impacto da ofensividade sobre a imagem da empresa ou a intenção de boicote. 
id INTERCOM-1_9deef003810de94d9208c51a290b6b89
oai_identifier_str oai:ojs.revista.intercom.org.br:article/3214
network_acronym_str INTERCOM-1
network_name_str Intercom (São Paulo. Online. 2006)
repository_id_str
spelling Papéis femininos na propaganda e seus efeitos sobre consumidores brasileirosPropagandaPapéis femininos estereotipadosImagem da EmpresaIntenção de CompraContexto BrasileiroEsta pesquisa objetivou analisar as atitudes de adultos brasileiros acerca do retrato de estereótipos femininos na propaganda e seus efeitos na imagem dos anunciantes e na intenção de compra. Para isso, aplicou-se um survey entre novembro e dezembro de 2017 numa amostra de 519 respondentes. Os dados coletados foram analisados por modelagem de equações estruturais. Concluiu-se que a ofensividade causada por papéis femininos estereotipados na propaganda influenciou a intenção de boicotar os produtos. Confirmou-se que as mulheres apresentam atitudes mais negativas do que os homens quanto aos estereótipos retratados, em termos de ofensividade. Contudo, não houve diferença significativa entre o gênero feminino e masculino quanto ao impacto da ofensividade sobre a imagem da empresa ou a intenção de boicote. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunica??o2021-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3214Intercom - Brazilian Journal of Communication Sciences; Vol. 44 No. 3 (2021)Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação; Vol. 44 Núm. 3 (2021)Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação; v. 44 n. 3 (2021)1980-35081809-5844reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)instacron:INTERCOMporhttps://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3214/2658https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3214/2659Copyright (c) 2021 Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarcon, Fernanda AlmeidaRocha, Rudimar Antunes daRibeiro, Ana Maria Simões2021-12-14T11:21:23Zoai:ojs.revista.intercom.org.br:article/3214Revistahttps://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/oaiPUBhttps://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/oai||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br1980-35081809-5844opendoar:2025-01-24T13:30:08.930976Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)false
dc.title.none.fl_str_mv Papéis femininos na propaganda e seus efeitos sobre consumidores brasileiros
title Papéis femininos na propaganda e seus efeitos sobre consumidores brasileiros
spellingShingle Papéis femininos na propaganda e seus efeitos sobre consumidores brasileiros
Marcon, Fernanda Almeida
Propaganda
Papéis femininos estereotipados
Imagem da Empresa
Intenção de Compra
Contexto Brasileiro
title_short Papéis femininos na propaganda e seus efeitos sobre consumidores brasileiros
title_full Papéis femininos na propaganda e seus efeitos sobre consumidores brasileiros
title_fullStr Papéis femininos na propaganda e seus efeitos sobre consumidores brasileiros
title_full_unstemmed Papéis femininos na propaganda e seus efeitos sobre consumidores brasileiros
title_sort Papéis femininos na propaganda e seus efeitos sobre consumidores brasileiros
author Marcon, Fernanda Almeida
author_facet Marcon, Fernanda Almeida
Rocha, Rudimar Antunes da
Ribeiro, Ana Maria Simões
author_role author
author2 Rocha, Rudimar Antunes da
Ribeiro, Ana Maria Simões
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcon, Fernanda Almeida
Rocha, Rudimar Antunes da
Ribeiro, Ana Maria Simões
dc.subject.por.fl_str_mv Propaganda
Papéis femininos estereotipados
Imagem da Empresa
Intenção de Compra
Contexto Brasileiro
topic Propaganda
Papéis femininos estereotipados
Imagem da Empresa
Intenção de Compra
Contexto Brasileiro
description Esta pesquisa objetivou analisar as atitudes de adultos brasileiros acerca do retrato de estereótipos femininos na propaganda e seus efeitos na imagem dos anunciantes e na intenção de compra. Para isso, aplicou-se um survey entre novembro e dezembro de 2017 numa amostra de 519 respondentes. Os dados coletados foram analisados por modelagem de equações estruturais. Concluiu-se que a ofensividade causada por papéis femininos estereotipados na propaganda influenciou a intenção de boicotar os produtos. Confirmou-se que as mulheres apresentam atitudes mais negativas do que os homens quanto aos estereótipos retratados, em termos de ofensividade. Contudo, não houve diferença significativa entre o gênero feminino e masculino quanto ao impacto da ofensividade sobre a imagem da empresa ou a intenção de boicote. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3214
url https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3214/2658
https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3214/2659
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunica??o
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunica??o
dc.source.none.fl_str_mv Intercom - Brazilian Journal of Communication Sciences; Vol. 44 No. 3 (2021)
Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação; Vol. 44 Núm. 3 (2021)
Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação; v. 44 n. 3 (2021)
1980-3508
1809-5844
reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
instacron:INTERCOM
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
instacron_str INTERCOM
institution INTERCOM
reponame_str Intercom (São Paulo. Online. 2006)
collection Intercom (São Paulo. Online. 2006)
repository.name.fl_str_mv Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
repository.mail.fl_str_mv ||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br
_version_ 1822148578516140032