Tendências do pensamento econômico dos professores e alunos do curso de ciências econômicas da Universidade Federal da Fronteira Sul no campus da cidade de Laranjeiras do Sul - PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Ricardo Neves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/490
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar as tendências do pensamento econômico dos professores e alunos do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, no campus de Laranjeiras do Sul. No quadro teórico foi realizada uma revisão de literatura iniciada na escola Classica de pensamento econômico até chegar a escola de pensamento econômico de Chicago, foi caracterizado os oito tipos de escolas de pensamento econômico no mundo e uma revisão de literatura sobre o pensamento econômico no Brasil. A metodologia utilizada neste estudo se deu através de questionários aplicados via e-mail para os professores (a) e alunos (a) do curso ciências econômicas da UFFS. A aplicação da pesquisa ocorreu na data 15/09/2016 à 30/09/2016. A análise dos dados se deu através de cinco correntes de pensamento do Brasil, conforme a classificação da matriz Bielschoswsky (2000). Em síntese, os resultados dessa pesquisa revelam que sobre os grandes temas sobre a economia brasileira, a posição dos professores (a) e alunos (a) pode-se verificar que existe uma tendência de pensamento econômico, entre os entrevistados a partir das respostas sobre as questões e possível identificar que os segmentos possuem uma afinidade maior correntes desenvolvimentistas, conforme a classificação de Bielschowsky (2000).Portanto, vale ressaltar que atualmente em seu estudo mais recente sobre o tema, Bielschowsky e Mussi (2005), eles sintetizam as cinco correntes de pensamento econômico, em apenas duas grandes correntes de pensamento na atualidade sendo elas a “Ortodoxa neoliberal em desenvolvimento”, e a segunda corrente de pensamento econômico atual no Brasil, a “Heterodoxa desenvolvimentista.” Afinal também é possível classificar os entrevistados nestas duas correntes de pensamento, ou seja, conforme esta classificação os professores (a) e alunos (a) dos curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Fronteira Sul, podem também se enquadrar na corrente “Heterodoxa desenvolvimentista”. Sendo que esta corrente representa as correntes desenvolvimentistas segundo a classificação de Bielschowsky (2000). Enfim, os resultados dessa pesquisa também mostram que realmente o PPC projeto pedagógico de curso (2013) de Ciências Econômicas, tem alcançado o seu objetivo de formar profissionais com perfil mais desenvolvimentista, ou seja, o resultado deste trabalho se alinha com a proposta do PPC do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Fronteira Sul.
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A aplicação da pesquisa ocorreu na data 15/09/2016 à 30/09/2016. A análise dos dados se deu através de cinco correntes de pensamento do Brasil, conforme a classificação da matriz Bielschoswsky (2000). Em síntese, os resultados dessa pesquisa revelam que sobre os grandes temas sobre a economia brasileira, a posição dos professores (a) e alunos (a) pode-se verificar que existe uma tendência de pensamento econômico, entre os entrevistados a partir das respostas sobre as questões e possível identificar que os segmentos possuem uma afinidade maior correntes desenvolvimentistas, conforme a classificação de Bielschowsky (2000).Portanto, vale ressaltar que atualmente em seu estudo mais recente sobre o tema, Bielschowsky e Mussi (2005), eles sintetizam as cinco correntes de pensamento econômico, em apenas duas grandes correntes de pensamento na atualidade sendo elas a “Ortodoxa neoliberal em desenvolvimento”, e a segunda corrente de pensamento econômico atual no Brasil, a “Heterodoxa desenvolvimentista.” Afinal também é possível classificar os entrevistados nestas duas correntes de pensamento, ou seja, conforme esta classificação os professores (a) e alunos (a) dos curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Fronteira Sul, podem também se enquadrar na corrente “Heterodoxa desenvolvimentista”. Sendo que esta corrente representa as correntes desenvolvimentistas segundo a classificação de Bielschowsky (2000). Enfim, os resultados dessa pesquisa também mostram que realmente o PPC projeto pedagógico de curso (2013) de Ciências Econômicas, tem alcançado o seu objetivo de formar profissionais com perfil mais desenvolvimentista, ou seja, o resultado deste trabalho se alinha com a proposta do PPC do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Fronteira Sul.The objective of this work is to analyze the trends of the economic thinking of the professors and students of the course of Economic Sciences of the Federal University of the South Frontier - UFFS, in the campus of Laranjeiras of the South. Economic thought until it reached the school of economic thought of Chicago, was characterized the eight types of schools of economic thought in the world and a review of literature on economic thinking in Brazil. The methodology used in this study was given through questionnaires applied via e-mail to the professors and students of the economics course of UFFS. The application of the survey occurred on 09/15/2016 to 09/30/2016. The analysis of the data was made through five chains of thought in Brazil, according to the classification of the Bielschoswsky matrix (2000). In summary, the results of this research reveal that on the major themes about the Brazilian economy, the position of teachers (a) and students (a) can be verified that there is a tendency of economic thinking among the respondents from the answers about (Bielschowsky and Mussi (2005), they synthesize the five most important segments of developmental dynamics, according to the classification of Bielschowsky (2000). Therefore, it is worth noting that in their most recent study on the subject, Bielschowsky and Mussi (2005) Currents of economic thought, in only two major currents of thought in the present day being the "neoliberal Orthodox in development", and the second current of current economic thought in Brazil, the "Developmental Heterodoxa." After all, it is also possible to classify the interviewees in these two According to this classification, teachers and students of the Economic Sciences course of the Federal University of the Southern Frontier can also fit into the current "Developmental Heterodoxa". Since this current represents the developmental currents according to the classification of Bielschowsky (2000). Finally, the results of this research also show that the PPC pedagogical project of course (2013) of Economic Sciences, has achieved its goal to train professionals with a more developmental profile, ie the result of this work is aligned with the proposal of the PPC Of the Course of Economic Sciences of the Fronteira Sul Federal University.Submitted by Maria Rosa Moraes Maximiano (maria.maximiano@uffs.edu.br) on 2017-06-20T13:35:36Z No. of bitstreams: 1 MOREIRA.pdf: 2292463 bytes, checksum: 4d589e7e0368d81affc9985ee230302d (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-21T19:35:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MOREIRA.pdf: 2292463 bytes, checksum: 4d589e7e0368d81affc9985ee230302d (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-22T19:29:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MOREIRA.pdf: 2292463 bytes, checksum: 4d589e7e0368d81affc9985ee230302d (MD5)Made available in DSpace on 2017-06-22T19:29:47Z (GMT). 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