Formação continuada na rede municipal de ensino de Chapecó: um tecido a ser cerzido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Badin, Ana Maria Andreola
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1910
Resumo: Neste estudo, procuramos delinear, na medida do possível, a trajetória sobre a Formação Continuada na Rede Municipal de ensino de Chapecó, no período de 1994 a 2015, cujo título foi complementado com o seguinte termo: um tecido a ser cerzido. A pesquisa apresenta as legislações municipais e nacionais relacionadas ao tema, bem como as publicações e alguns documentos encontrados na Secretaria de Educação do município e alguns acervos particulares. A questão central que desencadeou e conduziu grande parte das reflexões girou em torno da busca pela compreensão e pela historização do processo de formação continuada na rede municipal de ensino de Chapecó. Para tanto, partimos da hipótese inicial de que grande parte da dificuldade de articulação entre os temas teóricos e a prática cotidiana escolar poderia estar associadas a uma possível instabilidade de organização geral. Consideramos as ideias de alguns teóricos para amparar nossas reflexões, a saber: Saviani (2008-2013), Gatti (2008-2011), Davis (2012), Nóvoa (2010) e Brzezinski (2008), entre outros. Essa escolha se deve ao fato de que, por ser uma pesquisa documental, priorizamos focar na tessitura do processo formativo desse contexto educacional, tendo em vista o necessário cuidado e atenção para esse desafio. Tratou-se de uma pesquisa documental e bibliográfica com base em Sá- Silva (2009), e também pautada no eixo metodológico da Hermenêutica de Profundidade (HP), proposta por Thompson (1995) articulado com a Análise de Conteúdo de Bardin (2004). A análise dos documentos possibilitou estabelecer uma linha cronológica de acontecimentos que permitiram resgatar momentos importantes da estruturação da formação continuada na rede de ensino municipal de Chapecó. Algumas considerações foram possíveis de serem observadas, entre elas, a de nossa hipótese inicial, pois evidenciamos que o modelo de formação continuada parece mostrar-se em processo de consolidação, no tocante as suas propostas temáticas. No entanto percebemos a necessidade de se evidenciar a voz dos/as professores/as envolvidos. Esses apontamentos também foram ressaltados em outros estudos e contextos educacionais, avalizando nossas aprendizagens sobre o mesmo tema.
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Para tanto, partimos da hipótese inicial de que grande parte da dificuldade de articulação entre os temas teóricos e a prática cotidiana escolar poderia estar associadas a uma possível instabilidade de organização geral. Consideramos as ideias de alguns teóricos para amparar nossas reflexões, a saber: Saviani (2008-2013), Gatti (2008-2011), Davis (2012), Nóvoa (2010) e Brzezinski (2008), entre outros. Essa escolha se deve ao fato de que, por ser uma pesquisa documental, priorizamos focar na tessitura do processo formativo desse contexto educacional, tendo em vista o necessário cuidado e atenção para esse desafio. Tratou-se de uma pesquisa documental e bibliográfica com base em Sá- Silva (2009), e também pautada no eixo metodológico da Hermenêutica de Profundidade (HP), proposta por Thompson (1995) articulado com a Análise de Conteúdo de Bardin (2004). A análise dos documentos possibilitou estabelecer uma linha cronológica de acontecimentos que permitiram resgatar momentos importantes da estruturação da formação continuada na rede de ensino municipal de Chapecó. Algumas considerações foram possíveis de serem observadas, entre elas, a de nossa hipótese inicial, pois evidenciamos que o modelo de formação continuada parece mostrar-se em processo de consolidação, no tocante as suas propostas temáticas. No entanto percebemos a necessidade de se evidenciar a voz dos/as professores/as envolvidos. Esses apontamentos também foram ressaltados em outros estudos e contextos educacionais, avalizando nossas aprendizagens sobre o mesmo tema.In this study, we tried to delineate, as far as possible, the trajectory on Continuing Education in the Municipal School of Chapecó Education, from 1994 to 2015, whose title is complemented by the following terms: a fabric to be darkened. The research analyzed the municipal and national legislations related to this theme, as well as the publications and some documents found in the Education Department of the municipality and some private collections. The central issue that triggered and led many of the reflections turned around the search for understanding and historization about how the process of continuing education in the municipal teaching network of Chapecó occurred. For this, we start from the initial hypothesis that a great part of the difficulty of articulation between the theoretical themes and the daily school practice could be associated to a possible thematic instability. We consider the ideas of some theorists to base our reflections, namely: Saviani (2008-2013), Gatti (2008- 2011), Davis (2012), Nóvoa (2010) and Brzezinski (2008). This choice was due to the fact that, because it is a documentary research, we prioritize focusing on the structure of the educational process of this educational context, considering the necessary care and attention to this challenge. It was a documentary and bibliographic research based on Sá-Silva (2009), and also based as a methodological axis in Hermeneutics of Depth (HP) proposed by Thompson (1995) articulated with the Content Analysis proposed by Bardin (2004) . The analysis of the documents made it possible to establish a chronological line of events that allowed us to recover important moments in the structuring of the continuing education in the municipal education network of Chapecó. Some considerations were possible to be observed, among them, that of our initial hypothesis, since we evidenced that the model of continuous formation seems to be unstable with respect to its thematic proposals, in the sense of not allowing a deepening and highlighted the lack of the teachers involved voice. These notes were also evidenced in other studies and educational contexts, supporting our learning on the same theme.Submitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2018-04-10T18:58:55Z No. of bitstreams: 1 BADIN.pdf: 7629247 bytes, checksum: f5e2f65b2f465952f33c6f08cceb6d96 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-04-11T12:42:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BADIN.pdf: 7629247 bytes, checksum: f5e2f65b2f465952f33c6f08cceb6d96 (MD5)Made available in DSpace on 2018-04-11T12:42:12Z (GMT). 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