Expressões identitárias no rap nordestino (1997 – 2018)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2620 |
Resumo: | O rap é um meio de manifestação artística e musical. Sendo um dos elementos do movimento hip-hop, tem como principal característica o forte discurso crítico e contestatório. O desenvolvimento desta arte no Brasil se deu, supostamente, em meados da década de 1980, na cidade de São Paulo, e posteriormente ramificou-se por todo país. Em cada região, os sujeitos que se apropriaram desta arte a construíram de diversas maneiras, sendo que a construção discursiva, a estrutura sonora e o direcionamento das críticas resultam em um quadro amplo de características e referências que fundamentam suas identidades na música. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo analisar as expressões identitárias do rap produzido no Nordeste do Brasil. Foram selecionados para as análises três grupos do rap nordestino, sendo eles: Clã Nordestino (São Luís - MA), Faces do Subúrbio (Recife - PE) e o artista Rapadura Xique-Chico (Fortaleza - CE). A partir de nossas análises, percebeu-se que as posições dos artistas e dos grupos, assim como de suas produções, dão luz aos conflitos e problemáticas que giram em torno do rap nordestino no cenário da música nacional. Nesse sentido, as expressões identitárias do rap no Nordeste indicam a formulação de identidades na música que apresentam um quadro de referências diversificado, e que se difere dos grupos de rap em outras regiões do Brasil. |
id |
UFFS_ebc22f878793d40eccf26e12372c9f63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rd.uffs.edu.br:prefix/2620 |
network_acronym_str |
UFFS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
repository_id_str |
3924 |
spelling |
Martins, Everton BandeiraOliveira, Paulo Henrique Pinto20182019-03-15T19:22:21Z20192019-03-15T19:22:21Z2018https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2620O rap é um meio de manifestação artística e musical. Sendo um dos elementos do movimento hip-hop, tem como principal característica o forte discurso crítico e contestatório. O desenvolvimento desta arte no Brasil se deu, supostamente, em meados da década de 1980, na cidade de São Paulo, e posteriormente ramificou-se por todo país. Em cada região, os sujeitos que se apropriaram desta arte a construíram de diversas maneiras, sendo que a construção discursiva, a estrutura sonora e o direcionamento das críticas resultam em um quadro amplo de características e referências que fundamentam suas identidades na música. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo analisar as expressões identitárias do rap produzido no Nordeste do Brasil. Foram selecionados para as análises três grupos do rap nordestino, sendo eles: Clã Nordestino (São Luís - MA), Faces do Subúrbio (Recife - PE) e o artista Rapadura Xique-Chico (Fortaleza - CE). A partir de nossas análises, percebeu-se que as posições dos artistas e dos grupos, assim como de suas produções, dão luz aos conflitos e problemáticas que giram em torno do rap nordestino no cenário da música nacional. Nesse sentido, as expressões identitárias do rap no Nordeste indicam a formulação de identidades na música que apresentam um quadro de referências diversificado, e que se difere dos grupos de rap em outras regiões do Brasil.El rap es un medio de manifestación artística y cultural. Siendo uno de los elementos del movimiento hip-hop, tiene como característica principal el fuerte discurso crítico y contestatario. El desarrollo de este arte en Brasil se dio, supuestamente, por vuelta de 1980, en la ciudad de São Paulo y, posteriormente, se ha ramificado por todo el país. En cada región, los sujetos que se apropian del rap lo construyen de distintas formas, siendo que la construcción discursiva, la estructura sonora y el direccionamiento de las críticas resultan en un cuadro amplio de características y referencias que fundamentan sus identidades en la música. En este sentido, esta investigación tiene como objetivo analizar las expresiones identitarias del rap producido en el Nordeste brasileño. Fueron seleccionados para el análisis tres grupos del rap nordestino brasileño, que son: Clã Nordestino (São Luís - MA), Faces do Subúrbio (Recife - PE) y el artista Rapadura Xique-Chico (Fortaleza - CE). A partir del análisis, se percibió que las posiciones de los artistas y de los grupos, así como de sus producciones, presentan conflictos y problemáticas que giran alrededor del rap nordestino en el escenario de la música brasileña. En este sentido, las expresiones identitarias del rap nordestino brasileño indican la formulación de identidades en la música que presentan un cuadro diversificado de referencias, diferenciándose de otros grupos de rap de otras regiones de Brasil.Submitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@gmail.com) on 2019-03-15T14:05:51Z No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 2595814 bytes, checksum: ce77a9c73b4128ad207e76de945b1904 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-03-15T19:22:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 2595814 bytes, checksum: ce77a9c73b4128ad207e76de945b1904 (MD5)Made available in DSpace on 2019-03-15T19:22:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 2595814 bytes, checksum: ce77a9c73b4128ad207e76de945b1904 (MD5) Previous issue date: 2018porUniversidade Federal da Fronteira SulUFFSBrasilCampus ChapecóRapNordestinosIdentidade culturalExpressões identitárias no rap nordestino (1997 – 2018)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/2620/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALOLIVEIRA.pdfOLIVEIRA.pdfapplication/pdf2595814https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/2620/1/OLIVEIRA.pdfce77a9c73b4128ad207e76de945b1904MD51prefix/26202019-03-15 16:22:21.764oai:rd.uffs.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttps://rd.uffs.edu.br/oai/requestopendoar:39242019-03-15T19:22:21Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Expressões identitárias no rap nordestino (1997 – 2018) |
title |
Expressões identitárias no rap nordestino (1997 – 2018) |
spellingShingle |
Expressões identitárias no rap nordestino (1997 – 2018) Oliveira, Paulo Henrique Pinto Rap Nordestinos Identidade cultural |
title_short |
Expressões identitárias no rap nordestino (1997 – 2018) |
title_full |
Expressões identitárias no rap nordestino (1997 – 2018) |
title_fullStr |
Expressões identitárias no rap nordestino (1997 – 2018) |
title_full_unstemmed |
Expressões identitárias no rap nordestino (1997 – 2018) |
title_sort |
Expressões identitárias no rap nordestino (1997 – 2018) |
author |
Oliveira, Paulo Henrique Pinto |
author_facet |
Oliveira, Paulo Henrique Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Martins, Everton Bandeira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Paulo Henrique Pinto |
contributor_str_mv |
Martins, Everton Bandeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rap Nordestinos Identidade cultural |
topic |
Rap Nordestinos Identidade cultural |
description |
O rap é um meio de manifestação artística e musical. Sendo um dos elementos do movimento hip-hop, tem como principal característica o forte discurso crítico e contestatório. O desenvolvimento desta arte no Brasil se deu, supostamente, em meados da década de 1980, na cidade de São Paulo, e posteriormente ramificou-se por todo país. Em cada região, os sujeitos que se apropriaram desta arte a construíram de diversas maneiras, sendo que a construção discursiva, a estrutura sonora e o direcionamento das críticas resultam em um quadro amplo de características e referências que fundamentam suas identidades na música. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo analisar as expressões identitárias do rap produzido no Nordeste do Brasil. Foram selecionados para as análises três grupos do rap nordestino, sendo eles: Clã Nordestino (São Luís - MA), Faces do Subúrbio (Recife - PE) e o artista Rapadura Xique-Chico (Fortaleza - CE). A partir de nossas análises, percebeu-se que as posições dos artistas e dos grupos, assim como de suas produções, dão luz aos conflitos e problemáticas que giram em torno do rap nordestino no cenário da música nacional. Nesse sentido, as expressões identitárias do rap no Nordeste indicam a formulação de identidades na música que apresentam um quadro de referências diversificado, e que se difere dos grupos de rap em outras regiões do Brasil. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-03-15T19:22:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019 2019-03-15T19:22:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2620 |
url |
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2620 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFFS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus Chapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
collection |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/2620/2/license.txt https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/2620/1/OLIVEIRA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b ce77a9c73b4128ad207e76de945b1904 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809094608875945984 |