A educação inclusiva em duas escolas do município de Cândido de Abreu (PR)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maicon Eliton Piai dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4174
Resumo: Este estudo trata da pesquisa referente ao Trabalho de Conclusão do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo - Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul/PR. Tem por finalidade trabalhar questões referentes à inclusão escolar e ao atendimento oferecido por duas escolas públicas no município de Candido de Abreu, procurando entender os conceitos que envolvem essa temática e as políticas públicas da educação inclusiva. O objetivo é analisar, a partir de estudo teórico-reflexivo, como as escolas tem vislumbrado a questão da Educação Inclusiva. Num primeiro momento iremos verificar nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) dessas duas escolas à concepção adotada de Educação Inclusiva e num segundo momento fazer um levantamento do número de alunos incluídos, categorizando pelo tipo de deficiência e atendimento destinado a este público-alvo. Tal pesquisa se delineia como uma pesquisa reflexiva de caráter qualitativo e ao mesmo tempo documental. Os resultados apontam que embora os PPC das duas escolas atendem aos princípios da educação especial e inclusiva no que diz respeito a previsão e a consecução de um atendimento especializado e inclusivo aos alunos com necessidades especiais de aprendizagem, parece-nos que elas cumprem a questão da formalidade e legalidade da temática, de modo que às práticas vivenciadas em seu interior merece um maior aprofundamento. Podemos considerar, que o ensino inclusivo nos PCC das duas escolas estudadas tem a sua legalidade garantida, mas é necessário que as intenções apresentadas nos PCC se efetivem nas ações educativas.
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Num primeiro momento iremos verificar nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) dessas duas escolas à concepção adotada de Educação Inclusiva e num segundo momento fazer um levantamento do número de alunos incluídos, categorizando pelo tipo de deficiência e atendimento destinado a este público-alvo. Tal pesquisa se delineia como uma pesquisa reflexiva de caráter qualitativo e ao mesmo tempo documental. Os resultados apontam que embora os PPC das duas escolas atendem aos princípios da educação especial e inclusiva no que diz respeito a previsão e a consecução de um atendimento especializado e inclusivo aos alunos com necessidades especiais de aprendizagem, parece-nos que elas cumprem a questão da formalidade e legalidade da temática, de modo que às práticas vivenciadas em seu interior merece um maior aprofundamento. Podemos considerar, que o ensino inclusivo nos PCC das duas escolas estudadas tem a sua legalidade garantida, mas é necessário que as intenções apresentadas nos PCC se efetivem nas ações educativas.This study deals with research related to the Conclusion Work of the Interdisciplinary Course in Rural Education - Social and Human Sciences at the Federal University of Fronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul / PR. It aims to work on issues related to school inclusion and the care offered by two public schools in the municipality of Candido de Abreu, seeking to understand the concepts surrounding this theme and the public policies of inclusive education. The objective is to analyze, from a theoreticalreflective study, how schools have glimpsed the issue of Inclusive Education. Firstly, we will check in the Pedagogical Political Projects (PPP) of these two schools for the adopted concept of Inclusive Education and in a second moment we will make a survey of the number of students included, categorizing by the type of disability and attendance for this target audience. Such research is outlined as a reflective research of qualitative and at the same time documentary nature. The results show that although the PPCs of the two schools meet the principles of special and inclusive education with regard to the provision and achievement of specialized and inclusive care for students with special learning needs, it seems to us that they fulfill the question of formality and legality of the theme, so that the practices experienced within it deserve further study. We can consider that the inclusive education in the PCCs of the two schools studied has its legality guaranteed, but it is necessary that the intentions presented in the PCCs become effective in educational actions.Submitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2021-05-25T12:31:09Z No. of bitstreams: 1 SANTOS.pdf: 1253347 bytes, checksum: 8e7c6c5deb0850db41e68914cba15478 (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-05-25T16:14:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SANTOS.pdf: 1253347 bytes, checksum: 8e7c6c5deb0850db41e68914cba15478 (MD5)Made available in DSpace on 2021-05-25T16:14:03Z (GMT). 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