Satisfação no trabalho: um estudo na Associação Hospitalar Roque Gonzales De Caibaté/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Alex Pinheiro do
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1634
Resumo: Diante da crescente necessidade da valorização do trabalhador nas organizações como ser humano e pessoa que agrega valor à instituição, a pesquisa vem apresentar a importância de a organização valorizar, cuidar e ajudar seu funcionário a se desenvolver, destacando a importância de a instituição dar atenção a esta vertente como forma de troca, levando os funcionários a também valorizarem seu trabalho e a organização na qual trabalham. O estudo analisou a satisfação no trabalho dos funcionários da Associação Hospitalar Roque Gonzales de Caibaté/RS, baseado em cinco variáveis da satisfação no trabalho conforme Siqueira (2008) propõe: a satisfação com os colegas de trabalho, com o salário, com a chefia, com a natureza do trabalho e com as promoções. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória descritiva, com abordagem qualitativa, que visou diagnosticar o nível de satisfação desses funcionários através da Escala de Satisfação no Trabalho – EST feita por Siqueira (2008). Para interpretação dos resultados usou a escala multidimensional conforme Siqueira (2008) sendo que os resultados devem ficar entre 1 e 7, assim valores entre 5 e 7 tendem a indicar satisfação, por outro lado, valores entre 1 e 3,9 tendem a sinalizar insatisfação, enquanto valores entre 4 e 4,9 informam um estado de indiferença, ou seja, nem satisfeito, nem insatisfeito. Sendo assim o presente estudo demonstrou que os funcionários estão mais “Satisfeitos” primeiramente com suas chefias com média 5,60, em seguida com a natureza do seu trabalho com média 5,52, depois com os colegas de trabalho com média 5,30, logo após com o salário com média 5,11 e estado de “Indiferença” quando diz respeito à dimensão “satisfação com as Promoções” com média 4,88.
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spelling Dill, Rodrigo PranteScherer, Angelita Luiza GullichVisentini, Monize SâmaraNascimento, Alex Pinheiro do2015-11-252017-12-02T12:19:14Z2017-11-202017-12-02T12:19:14Z2015-11-25https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1634Diante da crescente necessidade da valorização do trabalhador nas organizações como ser humano e pessoa que agrega valor à instituição, a pesquisa vem apresentar a importância de a organização valorizar, cuidar e ajudar seu funcionário a se desenvolver, destacando a importância de a instituição dar atenção a esta vertente como forma de troca, levando os funcionários a também valorizarem seu trabalho e a organização na qual trabalham. O estudo analisou a satisfação no trabalho dos funcionários da Associação Hospitalar Roque Gonzales de Caibaté/RS, baseado em cinco variáveis da satisfação no trabalho conforme Siqueira (2008) propõe: a satisfação com os colegas de trabalho, com o salário, com a chefia, com a natureza do trabalho e com as promoções. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória descritiva, com abordagem qualitativa, que visou diagnosticar o nível de satisfação desses funcionários através da Escala de Satisfação no Trabalho – EST feita por Siqueira (2008). Para interpretação dos resultados usou a escala multidimensional conforme Siqueira (2008) sendo que os resultados devem ficar entre 1 e 7, assim valores entre 5 e 7 tendem a indicar satisfação, por outro lado, valores entre 1 e 3,9 tendem a sinalizar insatisfação, enquanto valores entre 4 e 4,9 informam um estado de indiferença, ou seja, nem satisfeito, nem insatisfeito. Sendo assim o presente estudo demonstrou que os funcionários estão mais “Satisfeitos” primeiramente com suas chefias com média 5,60, em seguida com a natureza do seu trabalho com média 5,52, depois com os colegas de trabalho com média 5,30, logo após com o salário com média 5,11 e estado de “Indiferença” quando diz respeito à dimensão “satisfação com as Promoções” com média 4,88.Given the growing need for appreciation of the worker in organizations as a human being and who add value to the institution, the research is to present the importance of the organization enrich, care for and help your employee to develop, highlighting the importance of the institution to pay attention to this aspect as a means of exchange, leading employees also value their work and the organization in which they work. The study analyzed the job satisfaction of employees of the Hospital Association Roque Gonzales Caibaté / RS, based on five variables of job satisfaction as Siqueira (2008) proposes: satisfaction with co-workers, with salaries, with the leadership, the nature of the work and promotions. For this, a descriptive exploratory survey was conducted with a qualitative approach, which aimed to diagnose the level of satisfaction of these employees through Satisfaction Scale at Work - EST made by Smith (2008). To interpret the results it was used as the multidimensional scaling Smith (2008) and the results should be between 1 and 7, thus between 5 and 7 tend to indicate satisfaction on the other hand, values between 1 and 3.9 they tend to signalize dissatisfaction while values between 4 and 4.9 report a state of indifference, so neither satisfied nor dissatisfied. Thus the present study showed that employees are more "Satisfied" with their heads first averaging 5.60, then with the nature of their work averaging 5.52, then with co-workers with an average 5.30, soon after with wages averaging 5.11 and status "Indifference" when it comes to size 'satisfaction with specials "averaging 4.88.Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-11-20T18:35:18Z No. of bitstreams: 1 NASCIMENTO.pdf: 1028957 bytes, checksum: 92d5578cdf7b4bb86f880e116590a1cd (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-12-02T12:19:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 NASCIMENTO.pdf: 1028957 bytes, checksum: 92d5578cdf7b4bb86f880e116590a1cd (MD5)Made available in DSpace on 2017-12-02T12:19:14Z (GMT). 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