O som da resistência: música na ditadura civil militar brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2048 |
Resumo: | Esta pesquisa busca analisar de que forma a música brasileira foi utilizada como instrumento intelectual de crítica ao sistema político, moral e social do Brasil durante o período que vigorou a ditadura civil militar (1964-1985). Para isso, selecionamos algumas músicas de três obras que não sofreram censuras, sendo eles: “Opinião de Nara” (1964), da Nara Leão; “Secos e Molhados” (1973), da banda Secos e Molhados; e também, “Alucinação” (1976), do Belchior. Este caminho foi pensado sabendo que a música é uma das principais formas de expressão do ser humano, estimulando seu desenvolvimento criativo, perceptivo, imaginário e sentimental, se portando como um veículo que expõe os sonhos e anseios de uma geração. A partir de debates propostos pelas canções percebemos questionamentos e críticas ao governo, a moralidade imposta por este, e ainda, a sociedade como força para alterar a contemporaneidade. |
id |
UFFS_f6db42e76847458808d2261b10858ccf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rd.uffs.edu.br:prefix/2048 |
network_acronym_str |
UFFS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
repository_id_str |
3924 |
spelling |
Moretto, Samira PeruchiOberderfer, Ricardo2018-06-182018-08-03T18:29:36Z2018-08-03T18:29:36Z2018https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2048Esta pesquisa busca analisar de que forma a música brasileira foi utilizada como instrumento intelectual de crítica ao sistema político, moral e social do Brasil durante o período que vigorou a ditadura civil militar (1964-1985). Para isso, selecionamos algumas músicas de três obras que não sofreram censuras, sendo eles: “Opinião de Nara” (1964), da Nara Leão; “Secos e Molhados” (1973), da banda Secos e Molhados; e também, “Alucinação” (1976), do Belchior. Este caminho foi pensado sabendo que a música é uma das principais formas de expressão do ser humano, estimulando seu desenvolvimento criativo, perceptivo, imaginário e sentimental, se portando como um veículo que expõe os sonhos e anseios de uma geração. A partir de debates propostos pelas canções percebemos questionamentos e críticas ao governo, a moralidade imposta por este, e ainda, a sociedade como força para alterar a contemporaneidade.The aim of this research was to analyze how Brazilian music was used as an intelectual instrument of criticism of the political system, moral and social of Brazil during the period of the military civil dictatorship (1964-1985). For this, we selected some songs from three discs that did not suffer censorship, being them: “Opinião de Nara” (1964), of Nara Leão; “Secos e Molhados” (1973), of band Secos e Molhados; and “Alucinação” (1976), of Belchior. This way was thought knowing that, music is one of the main forms of expression of the human being, stimulating his creative, perceptive, imaginary and sentimental development, behaving as a vehicle that exposes the dreams and yearnings of a generation. From the debates proposed by the songs we perceive questions and criticism to the government, the morality imposed by it, and also, society as a force to change the contemporaneity.Submitted by ADAIR PERDOMO FALCÃO (adair.falcao@uffs.edu.br) on 2018-08-03T18:22:52Z No. of bitstreams: 1 OBERDERFER.pdf: 1830330 bytes, checksum: 92c68f86ad9656dbd405855d6571d0bc (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-08-03T18:29:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 OBERDERFER.pdf: 1830330 bytes, checksum: 92c68f86ad9656dbd405855d6571d0bc (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-03T18:29:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 OBERDERFER.pdf: 1830330 bytes, checksum: 92c68f86ad9656dbd405855d6571d0bc (MD5) Previous issue date: 2018porUniversidade Federal da Fronteira SulUFFSBrasilCampus ChapecóAto Institucional nº 5 (AI-5)CensuraRepressãoDitaduraO som da resistência: música na ditadura civil militar brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/2048/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALOBERDERFER.pdfOBERDERFER.pdfapplication/pdf1830330https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/2048/1/OBERDERFER.pdf92c68f86ad9656dbd405855d6571d0bcMD51prefix/20482021-11-16 16:36:12.706oai:rd.uffs.edu.br:prefix/2048TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIApJbnN0aXR1Y2lvbmFsIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIApzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIApmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byAKcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIERlcG9zaXRhIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIAplIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIApWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgCmRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgCm9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBEZXBvc2l0YSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIApvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0HDh8ODTyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0PDjU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyAKT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgCkVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpPIERlcG9zaXRhIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIAphdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório InstitucionalPUBhttps://rd.uffs.edu.br/oai/requestopendoar:39242021-11-16T18:36:12Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O som da resistência: música na ditadura civil militar brasileira |
title |
O som da resistência: música na ditadura civil militar brasileira |
spellingShingle |
O som da resistência: música na ditadura civil militar brasileira Oberderfer, Ricardo Ato Institucional nº 5 (AI-5) Censura Repressão Ditadura |
title_short |
O som da resistência: música na ditadura civil militar brasileira |
title_full |
O som da resistência: música na ditadura civil militar brasileira |
title_fullStr |
O som da resistência: música na ditadura civil militar brasileira |
title_full_unstemmed |
O som da resistência: música na ditadura civil militar brasileira |
title_sort |
O som da resistência: música na ditadura civil militar brasileira |
author |
Oberderfer, Ricardo |
author_facet |
Oberderfer, Ricardo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moretto, Samira Peruchi |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oberderfer, Ricardo |
contributor_str_mv |
Moretto, Samira Peruchi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ato Institucional nº 5 (AI-5) Censura Repressão Ditadura |
topic |
Ato Institucional nº 5 (AI-5) Censura Repressão Ditadura |
description |
Esta pesquisa busca analisar de que forma a música brasileira foi utilizada como instrumento intelectual de crítica ao sistema político, moral e social do Brasil durante o período que vigorou a ditadura civil militar (1964-1985). Para isso, selecionamos algumas músicas de três obras que não sofreram censuras, sendo eles: “Opinião de Nara” (1964), da Nara Leão; “Secos e Molhados” (1973), da banda Secos e Molhados; e também, “Alucinação” (1976), do Belchior. Este caminho foi pensado sabendo que a música é uma das principais formas de expressão do ser humano, estimulando seu desenvolvimento criativo, perceptivo, imaginário e sentimental, se portando como um veículo que expõe os sonhos e anseios de uma geração. A partir de debates propostos pelas canções percebemos questionamentos e críticas ao governo, a moralidade imposta por este, e ainda, a sociedade como força para alterar a contemporaneidade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-03T18:29:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-08-03T18:29:36Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2048 |
url |
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2048 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFFS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus Chapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
collection |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/2048/2/license.txt https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/2048/1/OBERDERFER.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 92c68f86ad9656dbd405855d6571d0bc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809094604799082496 |