Experiências e desafios da proposta do Mais Educação na perspectiva da educação integral em jornada ampliada nas escolas municipais de Erechim/RS
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1579 |
Resumo: | A pesquisa apoiada ao tema “Avanços e/ou recuos no processo ensino e aprendizagem a partir do programa Mais Educação e da proposta de Educação Integral em Jornada Ampliada”, objetiva identificar os avanços e fragilidades do processo ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental do município de Erechim, após a implementação da proposta do Mais Educação, para verificar os impactos desta política educacional no trabalho pedagógico dos professores e no desenvolvimento integral dos estudantes. Nessa perspectiva busca resposta a problemática: A implantação do Programa Mais Educação e da Educação Integral em Jornada Ampliada nas Escolas Municipais do Município de Erechim têm contribuído para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental? A proposta deste trabalho insere-se numa abordagem qualitativa, classificando-a descritiva e interpretativa, sob a configuração de pesquisa bibliográfica e de campo utilizando entrevista e questionário fechado. O Programa Mais Educação foi instituído no ano de 2007, com a finalidade de fomentar a educação integral de crianças e adolescentes e o município de Erechim iniciou a sua implementação nas escolas municipais no ano de 2010, sendo um grande desafio para as escolas. A partir dos questionários respondidos pelos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e monitores do Programa Mais Educação evidencia-se a falta de compreensão sobre os objetivos e finalidades da proposta da jornada ampliada, o que acaba por gerar uma avaliação negativa e uma resistência em aceitar a proposta. Já as gestoras, nas entrevistas, avaliam o programa Mais Educação como positivo para aprendizagem, mas destacam pontos que precisam ser reavaliados. Nesse sentido, torna-se essencial propor uma formação a todos os envolvidos no processo educativo de cada escola, que promova a discussão e o estudo acerca dos objetivos e funcionamento da jornada ampliada e do programa Mais Educação, bem como, um planejamento participativo para definir ações e estratégias para a sua implementação na escola. Existem avanços na aprendizagem dos estudantes, a distância entre o real e o ideal não está tão longe de ser alcançado, mas um longo caminho ainda precisa ser percorrido para que a proposta do tempo integral alcance os resultados esperados em todas as escolas municipais de Erechim. |
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Nessa perspectiva busca resposta a problemática: A implantação do Programa Mais Educação e da Educação Integral em Jornada Ampliada nas Escolas Municipais do Município de Erechim têm contribuído para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental? A proposta deste trabalho insere-se numa abordagem qualitativa, classificando-a descritiva e interpretativa, sob a configuração de pesquisa bibliográfica e de campo utilizando entrevista e questionário fechado. O Programa Mais Educação foi instituído no ano de 2007, com a finalidade de fomentar a educação integral de crianças e adolescentes e o município de Erechim iniciou a sua implementação nas escolas municipais no ano de 2010, sendo um grande desafio para as escolas. A partir dos questionários respondidos pelos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e monitores do Programa Mais Educação evidencia-se a falta de compreensão sobre os objetivos e finalidades da proposta da jornada ampliada, o que acaba por gerar uma avaliação negativa e uma resistência em aceitar a proposta. Já as gestoras, nas entrevistas, avaliam o programa Mais Educação como positivo para aprendizagem, mas destacam pontos que precisam ser reavaliados. Nesse sentido, torna-se essencial propor uma formação a todos os envolvidos no processo educativo de cada escola, que promova a discussão e o estudo acerca dos objetivos e funcionamento da jornada ampliada e do programa Mais Educação, bem como, um planejamento participativo para definir ações e estratégias para a sua implementação na escola. Existem avanços na aprendizagem dos estudantes, a distância entre o real e o ideal não está tão longe de ser alcançado, mas um longo caminho ainda precisa ser percorrido para que a proposta do tempo integral alcance os resultados esperados em todas as escolas municipais de Erechim.The research supported the theme "Advances and / or retreats in the process of teaching and learning from the More Education program and the proposal of Integral Education in Extended Journey", aims to identify the advances and weaknesses of the teaching and learning process in the initial years of Elementary Education In the Municipality of Erechim, after the implementation of the proposal of More Education, to verify the impacts of this educational policy on the pedagogical work of the And in the integral development of students. From this perspective it seeks to answer the problematic: Has the implementation of the More Education and Integral Education in Extended Day Program in the Municipal Schools of the Municipality of Erechim contributed to the development of the teaching and learning of the students of the initial years of Elementary School? The proposal of this work is inserted in a qualitative approach, classifying it as descriptive and interpretive, under the configuration of bibliographical and field research using interview and closed questionnaire. The More Education Program was created in 2007 with the aim of promoting the integral education of children and adolescents, and the municipality of Erechim began its implementation in municipal schools in 2010, a major challenge for schools. From the questionnaires answered by Elementary School I teachers and the More Education program monitors, there is a lack of understanding about the objectives and purposes of the extended day's proposal, which ends up generating a negative evaluation and a resistance in accepting the proposal. The managers, in the interviews, evaluate the program More Education as positive for learning, but highlight points that need to be reassessed. In this sense, it is essential to propose a training to all those involved in the educational process of each school, to promote discussion and study about the objectives and operation of the extended day and the More Education program, as well as a participatory planning for Define actions and strategies for its implementation in school.There are advances in student learning, the gap between the real and the ideal is not far to be achieved, but a long way still needs to be addressed in order for the full-time proposal to achieve the expected results in all Erechim municipal schools.Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2017-11-10T12:01:35Z No. of bitstreams: 1 ZICK.pdf: 1209074 bytes, checksum: f44c842359bb56a4555a9348edde2dc1 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-11-13T15:31:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ZICK.pdf: 1209074 bytes, checksum: f44c842359bb56a4555a9348edde2dc1 (MD5)Made available in DSpace on 2017-11-13T15:31:04Z (GMT). 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