A educação em tempo integral nas publicações periódicas: apontamentos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilas Boas, Mariana Lubarino
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Abbiati, Andréia Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/920
Resumo: Com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº. 9.394/1996, as propostas de ampliação da jornada escolar vêm ganhando mais espaço no âmbito das políticas educacionais brasileiras. Inspirados nas experiências de Anísio Teixeira (1950), na Bahia, e de Darcy Ribeiro (1983), no Rio de Janeiro, diferentes estados e municípios elaboram suas propostas de educação em tempo integral apresentando, para tanto, diferentes justificativas. Diante do exposto, apresenta-se como objetivo deste trabalho, evidenciar e analisar os dados do levantamento bibliográfico realizado na base de dados da biblioteca online SciELO, ao longo de pesquisa de iniciação científica, relacionada à temática da educação em tempo integral. Os dados pesquisados revelaram que os estudos sobre a educação em tempo integral iniciaram-se nos anos 2000 com um aumento nas publicações periódicas a partir de 2012, sendo que um total de noventa autores se dedicou a esses estudos. O prosseguimento da pesquisa poderá revelar se o direito das crianças e jovens por uma educação integral vem sendo ou não, progressivamente, conquistado.
id UNICID_2d964db7fd2fd49d030237b40265d584
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/920
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling A educação em tempo integral nas publicações periódicas: apontamentos iniciaisEDUCA? ? O INTEGRALEDUCA? ? O EM TEMPO INTEGRALAMPLIA? ? O DA JORNADA ESCOLARPOLÍTICAS EDUCACIONAIS.Com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº. 9.394/1996, as propostas de ampliação da jornada escolar vêm ganhando mais espaço no âmbito das políticas educacionais brasileiras. Inspirados nas experiências de Anísio Teixeira (1950), na Bahia, e de Darcy Ribeiro (1983), no Rio de Janeiro, diferentes estados e municípios elaboram suas propostas de educação em tempo integral apresentando, para tanto, diferentes justificativas. Diante do exposto, apresenta-se como objetivo deste trabalho, evidenciar e analisar os dados do levantamento bibliográfico realizado na base de dados da biblioteca online SciELO, ao longo de pesquisa de iniciação científica, relacionada à temática da educação em tempo integral. Os dados pesquisados revelaram que os estudos sobre a educação em tempo integral iniciaram-se nos anos 2000 com um aumento nas publicações periódicas a partir de 2012, sendo que um total de noventa autores se dedicou a esses estudos. O prosseguimento da pesquisa poderá revelar se o direito das crianças e jovens por uma educação integral vem sendo ou não, progressivamente, conquistado.Universidade Cidade de São Paulo2020-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/92010.26843/v13.n2.2020.920.p160-173Revista @mbienteeducação; v. 13 n. 2 (2020): Mai. / Ago. - 2020; 160-1731982-863210.26843/ae.v13.n2.2020reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/920/751https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/920/923Copyright (c) 2020 Mariana Lubarino Vilas Boas, Andréia Silva Abbiatiinfo:eu-repo/semantics/openAccessVilas Boas, Mariana LubarinoAbbiati, Andréia Silva2020-10-20T15:20:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/920Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2020-10-20T15:20:15Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação em tempo integral nas publicações periódicas: apontamentos iniciais
title A educação em tempo integral nas publicações periódicas: apontamentos iniciais
spellingShingle A educação em tempo integral nas publicações periódicas: apontamentos iniciais
Vilas Boas, Mariana Lubarino
EDUCA? ? O INTEGRAL
EDUCA? ? O EM TEMPO INTEGRAL
AMPLIA? ? O DA JORNADA ESCOLAR
POLÍTICAS EDUCACIONAIS.
title_short A educação em tempo integral nas publicações periódicas: apontamentos iniciais
title_full A educação em tempo integral nas publicações periódicas: apontamentos iniciais
title_fullStr A educação em tempo integral nas publicações periódicas: apontamentos iniciais
title_full_unstemmed A educação em tempo integral nas publicações periódicas: apontamentos iniciais
title_sort A educação em tempo integral nas publicações periódicas: apontamentos iniciais
author Vilas Boas, Mariana Lubarino
author_facet Vilas Boas, Mariana Lubarino
Abbiati, Andréia Silva
author_role author
author2 Abbiati, Andréia Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilas Boas, Mariana Lubarino
Abbiati, Andréia Silva
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCA? ? O INTEGRAL
EDUCA? ? O EM TEMPO INTEGRAL
AMPLIA? ? O DA JORNADA ESCOLAR
POLÍTICAS EDUCACIONAIS.
topic EDUCA? ? O INTEGRAL
EDUCA? ? O EM TEMPO INTEGRAL
AMPLIA? ? O DA JORNADA ESCOLAR
POLÍTICAS EDUCACIONAIS.
description Com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº. 9.394/1996, as propostas de ampliação da jornada escolar vêm ganhando mais espaço no âmbito das políticas educacionais brasileiras. Inspirados nas experiências de Anísio Teixeira (1950), na Bahia, e de Darcy Ribeiro (1983), no Rio de Janeiro, diferentes estados e municípios elaboram suas propostas de educação em tempo integral apresentando, para tanto, diferentes justificativas. Diante do exposto, apresenta-se como objetivo deste trabalho, evidenciar e analisar os dados do levantamento bibliográfico realizado na base de dados da biblioteca online SciELO, ao longo de pesquisa de iniciação científica, relacionada à temática da educação em tempo integral. Os dados pesquisados revelaram que os estudos sobre a educação em tempo integral iniciaram-se nos anos 2000 com um aumento nas publicações periódicas a partir de 2012, sendo que um total de noventa autores se dedicou a esses estudos. O prosseguimento da pesquisa poderá revelar se o direito das crianças e jovens por uma educação integral vem sendo ou não, progressivamente, conquistado.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/920
10.26843/v13.n2.2020.920.p160-173
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/920
identifier_str_mv 10.26843/v13.n2.2020.920.p160-173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/920/751
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/920/923
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Mariana Lubarino Vilas Boas, Andréia Silva Abbiati
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Mariana Lubarino Vilas Boas, Andréia Silva Abbiati
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 13 n. 2 (2020): Mai. / Ago. - 2020; 160-173
1982-8632
10.26843/ae.v13.n2.2020
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315142304235520