A educação em tempo integral nas publicações periódicas: apontamentos iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/920 |
Resumo: | Com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº. 9.394/1996, as propostas de ampliação da jornada escolar vêm ganhando mais espaço no âmbito das políticas educacionais brasileiras. Inspirados nas experiências de Anísio Teixeira (1950), na Bahia, e de Darcy Ribeiro (1983), no Rio de Janeiro, diferentes estados e municípios elaboram suas propostas de educação em tempo integral apresentando, para tanto, diferentes justificativas. Diante do exposto, apresenta-se como objetivo deste trabalho, evidenciar e analisar os dados do levantamento bibliográfico realizado na base de dados da biblioteca online SciELO, ao longo de pesquisa de iniciação científica, relacionada à temática da educação em tempo integral. Os dados pesquisados revelaram que os estudos sobre a educação em tempo integral iniciaram-se nos anos 2000 com um aumento nas publicações periódicas a partir de 2012, sendo que um total de noventa autores se dedicou a esses estudos. O prosseguimento da pesquisa poderá revelar se o direito das crianças e jovens por uma educação integral vem sendo ou não, progressivamente, conquistado. |
id |
UNICID_2d964db7fd2fd49d030237b40265d584 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/920 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação em tempo integral nas publicações periódicas: apontamentos iniciaisEDUCA? ? O INTEGRALEDUCA? ? O EM TEMPO INTEGRALAMPLIA? ? O DA JORNADA ESCOLARPOLÍTICAS EDUCACIONAIS.Com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº. 9.394/1996, as propostas de ampliação da jornada escolar vêm ganhando mais espaço no âmbito das políticas educacionais brasileiras. Inspirados nas experiências de Anísio Teixeira (1950), na Bahia, e de Darcy Ribeiro (1983), no Rio de Janeiro, diferentes estados e municípios elaboram suas propostas de educação em tempo integral apresentando, para tanto, diferentes justificativas. Diante do exposto, apresenta-se como objetivo deste trabalho, evidenciar e analisar os dados do levantamento bibliográfico realizado na base de dados da biblioteca online SciELO, ao longo de pesquisa de iniciação científica, relacionada à temática da educação em tempo integral. Os dados pesquisados revelaram que os estudos sobre a educação em tempo integral iniciaram-se nos anos 2000 com um aumento nas publicações periódicas a partir de 2012, sendo que um total de noventa autores se dedicou a esses estudos. O prosseguimento da pesquisa poderá revelar se o direito das crianças e jovens por uma educação integral vem sendo ou não, progressivamente, conquistado.Universidade Cidade de São Paulo2020-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/92010.26843/v13.n2.2020.920.p160-173Revista @mbienteeducação; v. 13 n. 2 (2020): Mai. / Ago. - 2020; 160-1731982-863210.26843/ae.v13.n2.2020reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/920/751https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/920/923Copyright (c) 2020 Mariana Lubarino Vilas Boas, Andréia Silva Abbiatiinfo:eu-repo/semantics/openAccessVilas Boas, Mariana LubarinoAbbiati, Andréia Silva2020-10-20T15:20:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/920Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2020-10-20T15:20:15Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação em tempo integral nas publicações periódicas: apontamentos iniciais |
title |
A educação em tempo integral nas publicações periódicas: apontamentos iniciais |
spellingShingle |
A educação em tempo integral nas publicações periódicas: apontamentos iniciais Vilas Boas, Mariana Lubarino EDUCA? ? O INTEGRAL EDUCA? ? O EM TEMPO INTEGRAL AMPLIA? ? O DA JORNADA ESCOLAR POLÍTICAS EDUCACIONAIS. |
title_short |
A educação em tempo integral nas publicações periódicas: apontamentos iniciais |
title_full |
A educação em tempo integral nas publicações periódicas: apontamentos iniciais |
title_fullStr |
A educação em tempo integral nas publicações periódicas: apontamentos iniciais |
title_full_unstemmed |
A educação em tempo integral nas publicações periódicas: apontamentos iniciais |
title_sort |
A educação em tempo integral nas publicações periódicas: apontamentos iniciais |
author |
Vilas Boas, Mariana Lubarino |
author_facet |
Vilas Boas, Mariana Lubarino Abbiati, Andréia Silva |
author_role |
author |
author2 |
Abbiati, Andréia Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vilas Boas, Mariana Lubarino Abbiati, Andréia Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCA? ? O INTEGRAL EDUCA? ? O EM TEMPO INTEGRAL AMPLIA? ? O DA JORNADA ESCOLAR POLÍTICAS EDUCACIONAIS. |
topic |
EDUCA? ? O INTEGRAL EDUCA? ? O EM TEMPO INTEGRAL AMPLIA? ? O DA JORNADA ESCOLAR POLÍTICAS EDUCACIONAIS. |
description |
Com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº. 9.394/1996, as propostas de ampliação da jornada escolar vêm ganhando mais espaço no âmbito das políticas educacionais brasileiras. Inspirados nas experiências de Anísio Teixeira (1950), na Bahia, e de Darcy Ribeiro (1983), no Rio de Janeiro, diferentes estados e municípios elaboram suas propostas de educação em tempo integral apresentando, para tanto, diferentes justificativas. Diante do exposto, apresenta-se como objetivo deste trabalho, evidenciar e analisar os dados do levantamento bibliográfico realizado na base de dados da biblioteca online SciELO, ao longo de pesquisa de iniciação científica, relacionada à temática da educação em tempo integral. Os dados pesquisados revelaram que os estudos sobre a educação em tempo integral iniciaram-se nos anos 2000 com um aumento nas publicações periódicas a partir de 2012, sendo que um total de noventa autores se dedicou a esses estudos. O prosseguimento da pesquisa poderá revelar se o direito das crianças e jovens por uma educação integral vem sendo ou não, progressivamente, conquistado. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/920 10.26843/v13.n2.2020.920.p160-173 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/920 |
identifier_str_mv |
10.26843/v13.n2.2020.920.p160-173 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/920/751 https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/920/923 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Mariana Lubarino Vilas Boas, Andréia Silva Abbiati info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Mariana Lubarino Vilas Boas, Andréia Silva Abbiati |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; v. 13 n. 2 (2020): Mai. / Ago. - 2020; 160-173 1982-8632 10.26843/ae.v13.n2.2020 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315142304235520 |