CONHECIMENTO HISTÓRICO COMO FORMAÇÃO DE VALORES PARA UMA VIDA ARTÍSTICA: UMA LEITURA DE REMBRANDT ALS ERZIEHER DE JULIUS LANGBEHN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Walkiria Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Teoria da História
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/53789
Resumo: Julius Langbehn’s book, Rembrandt als Erzieher, was published in 1890 and had an immediate editorial success. Overall, the book presented a very critical point of view about the german culture in the late nineteenth century. The refusal to the modern scientific knowledge was the center of Langbehn’s thought. This article aims analyzing Rembrandt als Erzieher based on three mean questions: the first is the analysis of the author’s conceptions on the science in the late nineteenth century. Then it is sought out to understand the relation of Langbehn’s ideas on science to his conception of historical knowledge. Finally, it is aimed to understand  the connection between historical knowledge  and the concept of Bildung though the pragmatical function of historiography.
id UFG-10_000b55bda8ad9f28d8647d94f3f3f767
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/53789
network_acronym_str UFG-10
network_name_str Revista de Teoria da História
repository_id_str
spelling CONHECIMENTO HISTÓRICO COMO FORMAÇÃO DE VALORES PARA UMA VIDA ARTÍSTICA: UMA LEITURA DE REMBRANDT ALS ERZIEHER DE JULIUS LANGBEHN Bildungidentityhistoricismgerman historiographypragmaticBildungidentidadehistoricismohistoriografia alemãpragmáticaJulius Langbehn’s book, Rembrandt als Erzieher, was published in 1890 and had an immediate editorial success. Overall, the book presented a very critical point of view about the german culture in the late nineteenth century. The refusal to the modern scientific knowledge was the center of Langbehn’s thought. This article aims analyzing Rembrandt als Erzieher based on three mean questions: the first is the analysis of the author’s conceptions on the science in the late nineteenth century. Then it is sought out to understand the relation of Langbehn’s ideas on science to his conception of historical knowledge. Finally, it is aimed to understand  the connection between historical knowledge  and the concept of Bildung though the pragmatical function of historiography.Rembrandt als Erzieher de Julius Langbehn foi publicado anonimamente em 1890, e seu sucesso editorial foi imediato. De modo geral, o livro consistia em uma crítica à cultura alemã do final do século 19 e seu principal alvo era a ciência moderna especializada. Neste artigo, a obra de Langbehn é analisada mediante três pontos centrais: o primeiro deles trata da concepção do autor sobre o estado geral no qual se encontrava o conhecimento científico de seu próprio tempo. Atrelado a este ponto, procura-se entender a relação entre o conhecimento histórico e as ideias propostas por Langbehn para o conhecimento científico de modo geral. Mais ao final, intenta-se compreender de que maneira o conhecimento histórico - tal como proposto pelo autor - atrela-se ao conceito de Bildung e sua função pragmática.Universidade Federal de Goiás2018-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/teoria/article/view/53789Revista de Teoria da História; Vol. 19 No. 1 (2018): Historiografia e História das Artes 2: da História Institucional à revisão e leitura crítica dos procedimentos na escrita da História da Arte; 95-117Revista de Teoria da História; v. 19 n. 1 (2018): Historiografia e História das Artes 2: da História Institucional à revisão e leitura crítica dos procedimentos na escrita da História da Arte; 95-1172175-5892reponame:Revista de Teoria da Históriainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/teoria/article/view/53789/25768Silva, Walkiria Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-11T05:58:34Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/53789Revistahttp://www.historia.ufg.br/revistadeteoriaPUBhttps://www.revistas.ufg.br/teoria/oai||revistateoriadahistoria@hotmail.com2175-58922175-5892opendoar:2024-05-21T19:56:36.607482Revista de Teoria da História - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv CONHECIMENTO HISTÓRICO COMO FORMAÇÃO DE VALORES PARA UMA VIDA ARTÍSTICA: UMA LEITURA DE REMBRANDT ALS ERZIEHER DE JULIUS LANGBEHN
title CONHECIMENTO HISTÓRICO COMO FORMAÇÃO DE VALORES PARA UMA VIDA ARTÍSTICA: UMA LEITURA DE REMBRANDT ALS ERZIEHER DE JULIUS LANGBEHN
spellingShingle CONHECIMENTO HISTÓRICO COMO FORMAÇÃO DE VALORES PARA UMA VIDA ARTÍSTICA: UMA LEITURA DE REMBRANDT ALS ERZIEHER DE JULIUS LANGBEHN
Silva, Walkiria Oliveira
Bildung
identity
historicism
german historiography
pragmatic
Bildung
identidade
historicismo
historiografia alemã
pragmática
title_short CONHECIMENTO HISTÓRICO COMO FORMAÇÃO DE VALORES PARA UMA VIDA ARTÍSTICA: UMA LEITURA DE REMBRANDT ALS ERZIEHER DE JULIUS LANGBEHN
title_full CONHECIMENTO HISTÓRICO COMO FORMAÇÃO DE VALORES PARA UMA VIDA ARTÍSTICA: UMA LEITURA DE REMBRANDT ALS ERZIEHER DE JULIUS LANGBEHN
title_fullStr CONHECIMENTO HISTÓRICO COMO FORMAÇÃO DE VALORES PARA UMA VIDA ARTÍSTICA: UMA LEITURA DE REMBRANDT ALS ERZIEHER DE JULIUS LANGBEHN
title_full_unstemmed CONHECIMENTO HISTÓRICO COMO FORMAÇÃO DE VALORES PARA UMA VIDA ARTÍSTICA: UMA LEITURA DE REMBRANDT ALS ERZIEHER DE JULIUS LANGBEHN
title_sort CONHECIMENTO HISTÓRICO COMO FORMAÇÃO DE VALORES PARA UMA VIDA ARTÍSTICA: UMA LEITURA DE REMBRANDT ALS ERZIEHER DE JULIUS LANGBEHN
author Silva, Walkiria Oliveira
author_facet Silva, Walkiria Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Walkiria Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Bildung
identity
historicism
german historiography
pragmatic
Bildung
identidade
historicismo
historiografia alemã
pragmática
topic Bildung
identity
historicism
german historiography
pragmatic
Bildung
identidade
historicismo
historiografia alemã
pragmática
description Julius Langbehn’s book, Rembrandt als Erzieher, was published in 1890 and had an immediate editorial success. Overall, the book presented a very critical point of view about the german culture in the late nineteenth century. The refusal to the modern scientific knowledge was the center of Langbehn’s thought. This article aims analyzing Rembrandt als Erzieher based on three mean questions: the first is the analysis of the author’s conceptions on the science in the late nineteenth century. Then it is sought out to understand the relation of Langbehn’s ideas on science to his conception of historical knowledge. Finally, it is aimed to understand  the connection between historical knowledge  and the concept of Bildung though the pragmatical function of historiography.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/53789
url https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/53789
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/53789/25768
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Teoria da História; Vol. 19 No. 1 (2018): Historiografia e História das Artes 2: da História Institucional à revisão e leitura crítica dos procedimentos na escrita da História da Arte; 95-117
Revista de Teoria da História; v. 19 n. 1 (2018): Historiografia e História das Artes 2: da História Institucional à revisão e leitura crítica dos procedimentos na escrita da História da Arte; 95-117
2175-5892
reponame:Revista de Teoria da História
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Revista de Teoria da História
collection Revista de Teoria da História
repository.name.fl_str_mv Revista de Teoria da História - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistateoriadahistoria@hotmail.com
_version_ 1799875013410553856