CONHECIMENTO HISTÓRICO COMO FORMAÇÃO DE VALORES PARA UMA VIDA ARTÍSTICA: UMA LEITURA DE REMBRANDT ALS ERZIEHER DE JULIUS LANGBEHN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Teoria da História |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/53789 |
Resumo: | Julius Langbehn’s book, Rembrandt als Erzieher, was published in 1890 and had an immediate editorial success. Overall, the book presented a very critical point of view about the german culture in the late nineteenth century. The refusal to the modern scientific knowledge was the center of Langbehn’s thought. This article aims analyzing Rembrandt als Erzieher based on three mean questions: the first is the analysis of the author’s conceptions on the science in the late nineteenth century. Then it is sought out to understand the relation of Langbehn’s ideas on science to his conception of historical knowledge. Finally, it is aimed to understand the connection between historical knowledge and the concept of Bildung though the pragmatical function of historiography. |
id |
UFG-10_000b55bda8ad9f28d8647d94f3f3f767 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/53789 |
network_acronym_str |
UFG-10 |
network_name_str |
Revista de Teoria da História |
repository_id_str |
|
spelling |
CONHECIMENTO HISTÓRICO COMO FORMAÇÃO DE VALORES PARA UMA VIDA ARTÍSTICA: UMA LEITURA DE REMBRANDT ALS ERZIEHER DE JULIUS LANGBEHN Bildungidentityhistoricismgerman historiographypragmaticBildungidentidadehistoricismohistoriografia alemãpragmáticaJulius Langbehn’s book, Rembrandt als Erzieher, was published in 1890 and had an immediate editorial success. Overall, the book presented a very critical point of view about the german culture in the late nineteenth century. The refusal to the modern scientific knowledge was the center of Langbehn’s thought. This article aims analyzing Rembrandt als Erzieher based on three mean questions: the first is the analysis of the author’s conceptions on the science in the late nineteenth century. Then it is sought out to understand the relation of Langbehn’s ideas on science to his conception of historical knowledge. Finally, it is aimed to understand the connection between historical knowledge and the concept of Bildung though the pragmatical function of historiography.Rembrandt als Erzieher de Julius Langbehn foi publicado anonimamente em 1890, e seu sucesso editorial foi imediato. De modo geral, o livro consistia em uma crítica à cultura alemã do final do século 19 e seu principal alvo era a ciência moderna especializada. Neste artigo, a obra de Langbehn é analisada mediante três pontos centrais: o primeiro deles trata da concepção do autor sobre o estado geral no qual se encontrava o conhecimento científico de seu próprio tempo. Atrelado a este ponto, procura-se entender a relação entre o conhecimento histórico e as ideias propostas por Langbehn para o conhecimento científico de modo geral. Mais ao final, intenta-se compreender de que maneira o conhecimento histórico - tal como proposto pelo autor - atrela-se ao conceito de Bildung e sua função pragmática.Universidade Federal de Goiás2018-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/teoria/article/view/53789Revista de Teoria da História; Vol. 19 No. 1 (2018): Historiografia e História das Artes 2: da História Institucional à revisão e leitura crítica dos procedimentos na escrita da História da Arte; 95-117Revista de Teoria da História; v. 19 n. 1 (2018): Historiografia e História das Artes 2: da História Institucional à revisão e leitura crítica dos procedimentos na escrita da História da Arte; 95-1172175-5892reponame:Revista de Teoria da Históriainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/teoria/article/view/53789/25768Silva, Walkiria Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-11T05:58:34Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/53789Revistahttp://www.historia.ufg.br/revistadeteoriaPUBhttps://www.revistas.ufg.br/teoria/oai||revistateoriadahistoria@hotmail.com2175-58922175-5892opendoar:2024-05-21T19:56:36.607482Revista de Teoria da História - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONHECIMENTO HISTÓRICO COMO FORMAÇÃO DE VALORES PARA UMA VIDA ARTÍSTICA: UMA LEITURA DE REMBRANDT ALS ERZIEHER DE JULIUS LANGBEHN |
title |
CONHECIMENTO HISTÓRICO COMO FORMAÇÃO DE VALORES PARA UMA VIDA ARTÍSTICA: UMA LEITURA DE REMBRANDT ALS ERZIEHER DE JULIUS LANGBEHN |
spellingShingle |
CONHECIMENTO HISTÓRICO COMO FORMAÇÃO DE VALORES PARA UMA VIDA ARTÍSTICA: UMA LEITURA DE REMBRANDT ALS ERZIEHER DE JULIUS LANGBEHN Silva, Walkiria Oliveira Bildung identity historicism german historiography pragmatic Bildung identidade historicismo historiografia alemã pragmática |
title_short |
CONHECIMENTO HISTÓRICO COMO FORMAÇÃO DE VALORES PARA UMA VIDA ARTÍSTICA: UMA LEITURA DE REMBRANDT ALS ERZIEHER DE JULIUS LANGBEHN |
title_full |
CONHECIMENTO HISTÓRICO COMO FORMAÇÃO DE VALORES PARA UMA VIDA ARTÍSTICA: UMA LEITURA DE REMBRANDT ALS ERZIEHER DE JULIUS LANGBEHN |
title_fullStr |
CONHECIMENTO HISTÓRICO COMO FORMAÇÃO DE VALORES PARA UMA VIDA ARTÍSTICA: UMA LEITURA DE REMBRANDT ALS ERZIEHER DE JULIUS LANGBEHN |
title_full_unstemmed |
CONHECIMENTO HISTÓRICO COMO FORMAÇÃO DE VALORES PARA UMA VIDA ARTÍSTICA: UMA LEITURA DE REMBRANDT ALS ERZIEHER DE JULIUS LANGBEHN |
title_sort |
CONHECIMENTO HISTÓRICO COMO FORMAÇÃO DE VALORES PARA UMA VIDA ARTÍSTICA: UMA LEITURA DE REMBRANDT ALS ERZIEHER DE JULIUS LANGBEHN |
author |
Silva, Walkiria Oliveira |
author_facet |
Silva, Walkiria Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Walkiria Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bildung identity historicism german historiography pragmatic Bildung identidade historicismo historiografia alemã pragmática |
topic |
Bildung identity historicism german historiography pragmatic Bildung identidade historicismo historiografia alemã pragmática |
description |
Julius Langbehn’s book, Rembrandt als Erzieher, was published in 1890 and had an immediate editorial success. Overall, the book presented a very critical point of view about the german culture in the late nineteenth century. The refusal to the modern scientific knowledge was the center of Langbehn’s thought. This article aims analyzing Rembrandt als Erzieher based on three mean questions: the first is the analysis of the author’s conceptions on the science in the late nineteenth century. Then it is sought out to understand the relation of Langbehn’s ideas on science to his conception of historical knowledge. Finally, it is aimed to understand the connection between historical knowledge and the concept of Bildung though the pragmatical function of historiography. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/53789 |
url |
https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/53789 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/53789/25768 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Teoria da História; Vol. 19 No. 1 (2018): Historiografia e História das Artes 2: da História Institucional à revisão e leitura crítica dos procedimentos na escrita da História da Arte; 95-117 Revista de Teoria da História; v. 19 n. 1 (2018): Historiografia e História das Artes 2: da História Institucional à revisão e leitura crítica dos procedimentos na escrita da História da Arte; 95-117 2175-5892 reponame:Revista de Teoria da História instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Revista de Teoria da História |
collection |
Revista de Teoria da História |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Teoria da História - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistateoriadahistoria@hotmail.com |
_version_ |
1799875013410553856 |