O USO DO MANUAL ESCOLAR DE HISTÓRIA NO ENSINO SECUNDÁRIO: UM ESTUDO COM PROFESSORES E ALUNOS PORTUGUESES
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Teoria da História |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33423 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados do estudo desenvolvido para a tese de doutoramento. Este estudo procura compreender o papel do manual de História no desenvolvimento de competências, na perspetiva de professores e alunos do ensino secundário. Enquadra-se na linha de investigação em cognição histórica e procura compreender o uso que professores e alunos fazem do manual de 10.º ano, dentro e fora da sala de aula e, dentro de um tópico programático concreto, que ideias têm professores e alunos sobre as atividades propostas nesse recurso educativo e a sua relação com o desenvolvimento de competências, bem como a interpretação de fontes pelos alunos. A amostra foi constituída por 117 participantes: cinco professores, a lecionar a disciplina de História em escolas do norte, centro e centro/sul do país, e os respetivos alunos. Para a recolha de dados utilizaram-se uma entrevista semiestruturada e os materiais históricos propostos no manual adotado para um tópico concreto do programa - a educação ateniense. Emergiram quatro dimensões de análise sobre o uso do manual: perceções sobre o uso do manual; conceções dos seus utilizadores num tópico concreto, apreciação destes recursos e a interpretação das fontes pelos alunos, num tópico concreto. As conclusões sugerem que o manual de História é um instrumento didático- pedagógico privilegiado por alunos e professores, dentro e fora da sala de aula, apesar de não ser um recurso exclusivo. No uso das fontes pelos alunos, na tarefa escrita, identificaram-se vários níveis conceptuais na interpretação de uma fonte, na interpretação de várias fontes e na síntese inferencial. |
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O USO DO MANUAL ESCOLAR DE HISTÓRIA NO ENSINO SECUNDÁRIO: UM ESTUDO COM PROFESSORES E ALUNOS PORTUGUESESmanual escolarcompetências históricaseducação históricaEste artigo apresenta resultados do estudo desenvolvido para a tese de doutoramento. Este estudo procura compreender o papel do manual de História no desenvolvimento de competências, na perspetiva de professores e alunos do ensino secundário. Enquadra-se na linha de investigação em cognição histórica e procura compreender o uso que professores e alunos fazem do manual de 10.º ano, dentro e fora da sala de aula e, dentro de um tópico programático concreto, que ideias têm professores e alunos sobre as atividades propostas nesse recurso educativo e a sua relação com o desenvolvimento de competências, bem como a interpretação de fontes pelos alunos. A amostra foi constituída por 117 participantes: cinco professores, a lecionar a disciplina de História em escolas do norte, centro e centro/sul do país, e os respetivos alunos. Para a recolha de dados utilizaram-se uma entrevista semiestruturada e os materiais históricos propostos no manual adotado para um tópico concreto do programa - a educação ateniense. Emergiram quatro dimensões de análise sobre o uso do manual: perceções sobre o uso do manual; conceções dos seus utilizadores num tópico concreto, apreciação destes recursos e a interpretação das fontes pelos alunos, num tópico concreto. As conclusões sugerem que o manual de História é um instrumento didático- pedagógico privilegiado por alunos e professores, dentro e fora da sala de aula, apesar de não ser um recurso exclusivo. No uso das fontes pelos alunos, na tarefa escrita, identificaram-se vários níveis conceptuais na interpretação de uma fonte, na interpretação de várias fontes e na síntese inferencial.Universidade Federal de Goiás2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33423Revista de Teoria da História; Vol. 12 No. 2 (2014): Didática da História e Ciência Histórica: possibilidades e limites da ciência do aprendizado histórico; 140-178Revista de Teoria da História; v. 12 n. 2 (2014): Didática da História e Ciência Histórica: possibilidades e limites da ciência do aprendizado histórico; 140-1782175-5892reponame:Revista de Teoria da Históriainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33423/17699Afonso, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-11T06:00:37Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/33423Revistahttp://www.historia.ufg.br/revistadeteoriaPUBhttps://www.revistas.ufg.br/teoria/oai||revistateoriadahistoria@hotmail.com2175-58922175-5892opendoar:2024-05-21T19:56:29.446636Revista de Teoria da História - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
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