Canções da Ditadura: aula audição, cultura histórica e cultura juvenil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Teoria da História |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33426 |
Resumo: | O trabalho visa refletir sobre as apropriações e usos da canção popular fonográfica nos processos de ensino e aprendizagem histórica acerca do conceito histórico substantivo Ditadura Militar Brasileira (1964-1985). Trata-se de um dos instrumentos de investigação do estudo principal da tese de doutorado em Educação sobre a aprendizagem histórica de jovens alunos a partir da canção popular (AZAMBUJA, 2013). Aula Audição consiste na escolha, audição e defesa oral por parte dos alunos de uma música do seu gosto musical que pode ser usada em uma aula de História. O trabalho visa refletir sobre a oscilação do jogo de pêndulos entre a cultura histórica escolar e a cultura juvenil primeira dos alunos por meio das leituras, escutas, falas e escrituras de protonarrativas das canções Caminhando (1968), de Geraldo Vandré, e Geração Coca Cola (1985), de Renato Russo. A escolha da fonte canção a ser usada em uma aula de história pode tentar equilibrar o gosto estético-musical dos alunos com os interesses didáticos e epistemológicos de uma aprendizagem histórica situada na Ciência da História (RÜSEN, 2001; SCHMIDT, BARCA, 2009). |
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Canções da Ditadura: aula audição, cultura histórica e cultura juvenilCanção popularAprendizagem históricaDitadura militar brasileiraO trabalho visa refletir sobre as apropriações e usos da canção popular fonográfica nos processos de ensino e aprendizagem histórica acerca do conceito histórico substantivo Ditadura Militar Brasileira (1964-1985). Trata-se de um dos instrumentos de investigação do estudo principal da tese de doutorado em Educação sobre a aprendizagem histórica de jovens alunos a partir da canção popular (AZAMBUJA, 2013). Aula Audição consiste na escolha, audição e defesa oral por parte dos alunos de uma música do seu gosto musical que pode ser usada em uma aula de História. O trabalho visa refletir sobre a oscilação do jogo de pêndulos entre a cultura histórica escolar e a cultura juvenil primeira dos alunos por meio das leituras, escutas, falas e escrituras de protonarrativas das canções Caminhando (1968), de Geraldo Vandré, e Geração Coca Cola (1985), de Renato Russo. A escolha da fonte canção a ser usada em uma aula de história pode tentar equilibrar o gosto estético-musical dos alunos com os interesses didáticos e epistemológicos de uma aprendizagem histórica situada na Ciência da História (RÜSEN, 2001; SCHMIDT, BARCA, 2009).Universidade Federal de Goiás2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33426Revista de Teoria da História; Vol. 12 No. 2 (2014): Didática da História e Ciência Histórica: possibilidades e limites da ciência do aprendizado histórico; 230-249Revista de Teoria da História; v. 12 n. 2 (2014): Didática da História e Ciência Histórica: possibilidades e limites da ciência do aprendizado histórico; 230-2492175-5892reponame:Revista de Teoria da Históriainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33426/17702Azambuja, Luciano deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-11T06:00:37Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/33426Revistahttp://www.historia.ufg.br/revistadeteoriaPUBhttps://www.revistas.ufg.br/teoria/oai||revistateoriadahistoria@hotmail.com2175-58922175-5892opendoar:2024-05-21T19:56:29.624382Revista de Teoria da História - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
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