(RE)PENSANDO O ENSINO DA ESCRITA DOI: 10.5216/lep.v15i1.25146
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagem (Catalão. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/32462 |
Resumo: | Este artigo visa a discutir o ensino escolar da escrita, a partir de uma perspectiva discursiva, considerando a relação sujeito/linguagem na prática daescrita. Primeiramente, apresentaremos alguns trabalhos que apontam a homogeneização do ensino da escrita escolar. Em seguida, analisaremos duas dissertações de candidatos a um exame Vestibular, a fim de problematizar a forma como os sujeitos significam o tema proposto no exame e provocam a emergência ou o apagamento de sua constituição subjetiva. |
id |
UFG-11_076da3a131ad780da8bf2a3dcaff385a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/32462 |
network_acronym_str |
UFG-11 |
network_name_str |
Linguagem (Catalão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
(RE)PENSANDO O ENSINO DA ESCRITA DOI: 10.5216/lep.v15i1.25146Este artigo visa a discutir o ensino escolar da escrita, a partir de uma perspectiva discursiva, considerando a relação sujeito/linguagem na prática daescrita. Primeiramente, apresentaremos alguns trabalhos que apontam a homogeneização do ensino da escrita escolar. Em seguida, analisaremos duas dissertações de candidatos a um exame Vestibular, a fim de problematizar a forma como os sujeitos significam o tema proposto no exame e provocam a emergência ou o apagamento de sua constituição subjetiva.Universidade Federal de Catalão2014-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/32462Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 15 n. 1 (2011)2358-1042reponame:Linguagem (Catalão. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/32462/17290BRITO, Cristiane Carvalho de Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-17T14:27:37Zoai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/32462Revistahttps://periodicos.ufcat.edu.br/lepPUBhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/oai||revistalinguagem@gmail.com2358-10421519-6240opendoar:2017-10-17T14:27:37Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
(RE)PENSANDO O ENSINO DA ESCRITA DOI: 10.5216/lep.v15i1.25146 |
title |
(RE)PENSANDO O ENSINO DA ESCRITA DOI: 10.5216/lep.v15i1.25146 |
spellingShingle |
(RE)PENSANDO O ENSINO DA ESCRITA DOI: 10.5216/lep.v15i1.25146 BRITO, Cristiane Carvalho de Paula |
title_short |
(RE)PENSANDO O ENSINO DA ESCRITA DOI: 10.5216/lep.v15i1.25146 |
title_full |
(RE)PENSANDO O ENSINO DA ESCRITA DOI: 10.5216/lep.v15i1.25146 |
title_fullStr |
(RE)PENSANDO O ENSINO DA ESCRITA DOI: 10.5216/lep.v15i1.25146 |
title_full_unstemmed |
(RE)PENSANDO O ENSINO DA ESCRITA DOI: 10.5216/lep.v15i1.25146 |
title_sort |
(RE)PENSANDO O ENSINO DA ESCRITA DOI: 10.5216/lep.v15i1.25146 |
author |
BRITO, Cristiane Carvalho de Paula |
author_facet |
BRITO, Cristiane Carvalho de Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BRITO, Cristiane Carvalho de Paula |
description |
Este artigo visa a discutir o ensino escolar da escrita, a partir de uma perspectiva discursiva, considerando a relação sujeito/linguagem na prática daescrita. Primeiramente, apresentaremos alguns trabalhos que apontam a homogeneização do ensino da escrita escolar. Em seguida, analisaremos duas dissertações de candidatos a um exame Vestibular, a fim de problematizar a forma como os sujeitos significam o tema proposto no exame e provocam a emergência ou o apagamento de sua constituição subjetiva. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/32462 |
url |
https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/32462 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/32462/17290 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 15 n. 1 (2011) 2358-1042 reponame:Linguagem (Catalão. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Linguagem (Catalão. Online) |
collection |
Linguagem (Catalão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistalinguagem@gmail.com |
_version_ |
1798328446870355968 |