“O HOMEM QUE FOI DESMANCHADO” COMO (PRÉ)TEXTO DA MODERNIDADE DOI: 10.5216/lep.v18i1.35039
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagem (Catalão. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/35039 |
Resumo: | Este estudo tem como meta analisar os estigmas tecnológicos que sinalizam para a modernidade, antecipando seus espantosos impactos, inicialmente sentidos no decorrer do processo de industrialização do século XIX. Os efeitos da modernização nos grandes centros, bem como da diáspora proletária, evidenciaram-se logo após o Iluminismo, que lhes influenciara de maneira significativa. No núcleo efervescente de tais acontecimentos, estava Edgar Allan Poe, escritor romântico que habilmente revelou a crise de seus contemporâneos diante da mecanização, sobre a qual se fará um breve inventário, por intermédio de seu conto “O homem que foi desmanchado” (1839). Assim procedendo, há a intenção de descortinar esse (pré)texto da modernidade. |
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