BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: GÊNEROS DISCURSIVOS DA CULTURA DIGITAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VERGNA, Márcia Aparecida
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagem (Catalão. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/64076
Resumo: Este artigo investiga os gêneros discursivos da cultura digital que a BNCC considera relevantes para o estudo nos anos finais do ensino fundamental, bem como a concepção de letramento que deverá embasar o estudo deles. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa documental, com abordagem qualitativa. O estudo apontou que o documento considera gêneros da cultura digital os textos multissemióticos e hipermidiáticos como vlog,  vídeo-minuto, podcast, gameplay, detonado, spot, jingle, playlist, fanfic, fanzines, e-zines, fanvídeos, fanclipes, posts em fanpages, trailer honesto, reportagem multimidiática, fotorreportagem, foto-denúncia, meme, charge digital, political remix, gif, petição on-line, blog, vídeo-poema, vidding, ciberpoema, relatos multimidiáticos e verbetes de enciclopédias colaborativas. A concepção de letramento que deverá embasar o estudo desses gêneros é a dos Multiletramentos e dos Novos Letramentos. Ressalta-se que o letramento exigido para a contemporaneidade é mutável, não sendo possível afirmar que o letramento necessário hoje será suficiente para atender às demandas de um futuro próximo.
id UFG-11_519936d7c60d7858d79333fcf8a5a78f
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/64076
network_acronym_str UFG-11
network_name_str Linguagem (Catalão. Online)
repository_id_str
spelling BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: GÊNEROS DISCURSIVOS DA CULTURA DIGITALEste artigo investiga os gêneros discursivos da cultura digital que a BNCC considera relevantes para o estudo nos anos finais do ensino fundamental, bem como a concepção de letramento que deverá embasar o estudo deles. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa documental, com abordagem qualitativa. O estudo apontou que o documento considera gêneros da cultura digital os textos multissemióticos e hipermidiáticos como vlog,  vídeo-minuto, podcast, gameplay, detonado, spot, jingle, playlist, fanfic, fanzines, e-zines, fanvídeos, fanclipes, posts em fanpages, trailer honesto, reportagem multimidiática, fotorreportagem, foto-denúncia, meme, charge digital, political remix, gif, petição on-line, blog, vídeo-poema, vidding, ciberpoema, relatos multimidiáticos e verbetes de enciclopédias colaborativas. A concepção de letramento que deverá embasar o estudo desses gêneros é a dos Multiletramentos e dos Novos Letramentos. Ressalta-se que o letramento exigido para a contemporaneidade é mutável, não sendo possível afirmar que o letramento necessário hoje será suficiente para atender às demandas de um futuro próximo.Universidade Federal de Catalão2020-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/6407610.5216/lep.v24i1.64076Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 24 n. 1 (2020); 45-592358-1042reponame:Linguagem (Catalão. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/64076/36444Copyright (c) 2020 Linguagem: Estudos e Pesquisasinfo:eu-repo/semantics/openAccessVERGNA, Márcia Aparecida 2021-10-22T11:41:24Zoai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/64076Revistahttps://periodicos.ufcat.edu.br/lepPUBhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/oai||revistalinguagem@gmail.com2358-10421519-6240opendoar:2021-10-22T11:41:24Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: GÊNEROS DISCURSIVOS DA CULTURA DIGITAL
title BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: GÊNEROS DISCURSIVOS DA CULTURA DIGITAL
spellingShingle BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: GÊNEROS DISCURSIVOS DA CULTURA DIGITAL
VERGNA, Márcia Aparecida
title_short BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: GÊNEROS DISCURSIVOS DA CULTURA DIGITAL
title_full BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: GÊNEROS DISCURSIVOS DA CULTURA DIGITAL
title_fullStr BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: GÊNEROS DISCURSIVOS DA CULTURA DIGITAL
title_full_unstemmed BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: GÊNEROS DISCURSIVOS DA CULTURA DIGITAL
title_sort BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: GÊNEROS DISCURSIVOS DA CULTURA DIGITAL
author VERGNA, Márcia Aparecida
author_facet VERGNA, Márcia Aparecida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv VERGNA, Márcia Aparecida
description Este artigo investiga os gêneros discursivos da cultura digital que a BNCC considera relevantes para o estudo nos anos finais do ensino fundamental, bem como a concepção de letramento que deverá embasar o estudo deles. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa documental, com abordagem qualitativa. O estudo apontou que o documento considera gêneros da cultura digital os textos multissemióticos e hipermidiáticos como vlog,  vídeo-minuto, podcast, gameplay, detonado, spot, jingle, playlist, fanfic, fanzines, e-zines, fanvídeos, fanclipes, posts em fanpages, trailer honesto, reportagem multimidiática, fotorreportagem, foto-denúncia, meme, charge digital, political remix, gif, petição on-line, blog, vídeo-poema, vidding, ciberpoema, relatos multimidiáticos e verbetes de enciclopédias colaborativas. A concepção de letramento que deverá embasar o estudo desses gêneros é a dos Multiletramentos e dos Novos Letramentos. Ressalta-se que o letramento exigido para a contemporaneidade é mutável, não sendo possível afirmar que o letramento necessário hoje será suficiente para atender às demandas de um futuro próximo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/64076
10.5216/lep.v24i1.64076
url https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/64076
identifier_str_mv 10.5216/lep.v24i1.64076
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/64076/36444
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Linguagem: Estudos e Pesquisas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Linguagem: Estudos e Pesquisas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 24 n. 1 (2020); 45-59
2358-1042
reponame:Linguagem (Catalão. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Linguagem (Catalão. Online)
collection Linguagem (Catalão. Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistalinguagem@gmail.com
_version_ 1798328448066781184