A POLISSEMIA NA SALA DE AULA DE ENSINO FUNDAMENTAL: LIVROS DIDÁTICOS E DICIONÁRIOS ESCOLARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Khézia Cristina de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: GONÇALVES, Sheila de Carvalho Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagem (Catalão. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/57453
Resumo: O dicionário e o livro didático são instrumentos importantes no ensino da sala de aula. Neste trabalho, pretendemos analisar o fenômeno da polissemia nos livros didáticos em contraposição aos dicionários escolares. Nosso corpus é composto pelas seguintes obras: ALVES, Rosemeire; BRUGNEROTTO, Tatiane. Vontade de saber Português. São Paulo: FTD, 2014; FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Aurélio Júnior: dicionário escolar da língua portuguesa.  Curitiba: Positivo, 2011; GEIGER, Paulo (Org.) Caldas Aulete: minidicionário contemporâneo da língua portuguesa.  3 ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2011; SARAIVA, Kandy S. de Almeida; OLIVEIRA, Rogério Carlos G. de. Saraiva jovem; dicionário da língua portuguesa ilustrado.  São Paulo: Saraiva, 2010. Vale ressaltar que as obras selecionadas são destinadas a alunos que cursam do 6o ao 9o anos do ensino fundamental. Nossos resultados demonstram a falta de critérios, bem como o tratamento dado às informações relativas à polissemia em dicionários escolares de tipo 3.
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