A RECONFIGURAÇÃO DO CIÚME EM A MULHER SEM PECADO DOI: 10.5216/lep.v16i1.28487

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Ana Érica Reis da
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: MURATA, Elza Kioko Nakayama Nenoki
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagem (Catalão. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/34403
Resumo: No âmbito literário, podemos afirmar que é a paixão que movimenta a história, podendo contribuir algumas vezes para o seu desfecho. Na peça A mulher sem pecado, Nelson Rodrigues aborda a paixão do ciúme de forma diferenciada, pois o papel de ciumento cabe ao homem. A fim de investigar como ocorre a reconfiguração dessa paixão na peça, será realizado um cotejo com as obras Otelo e Dom Casmurro, que evidenciam o ciúme masculino, bem como seus respectivos personagens principais Lídia e Olegário, Capitu e Bentinho, Desdêmona e Otelo, apontando as semelhanças e divergências.
id UFG-11_94f3625cfd703db13fd42f1d44214c87
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/34403
network_acronym_str UFG-11
network_name_str Linguagem (Catalão. Online)
repository_id_str
spelling A RECONFIGURAÇÃO DO CIÚME EM A MULHER SEM PECADO DOI: 10.5216/lep.v16i1.28487No âmbito literário, podemos afirmar que é a paixão que movimenta a história, podendo contribuir algumas vezes para o seu desfecho. Na peça A mulher sem pecado, Nelson Rodrigues aborda a paixão do ciúme de forma diferenciada, pois o papel de ciumento cabe ao homem. A fim de investigar como ocorre a reconfiguração dessa paixão na peça, será realizado um cotejo com as obras Otelo e Dom Casmurro, que evidenciam o ciúme masculino, bem como seus respectivos personagens principais Lídia e Olegário, Capitu e Bentinho, Desdêmona e Otelo, apontando as semelhanças e divergências.Universidade Federal de Catalão2015-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/34403Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 16 n. 1 (2012)2358-1042reponame:Linguagem (Catalão. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/34403/18131SILVA, Ana Érica Reis daMURATA, Elza Kioko Nakayama Nenokiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-11T17:42:55Zoai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/34403Revistahttps://periodicos.ufcat.edu.br/lepPUBhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/oai||revistalinguagem@gmail.com2358-10421519-6240opendoar:2017-10-11T17:42:55Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv A RECONFIGURAÇÃO DO CIÚME EM A MULHER SEM PECADO DOI: 10.5216/lep.v16i1.28487
title A RECONFIGURAÇÃO DO CIÚME EM A MULHER SEM PECADO DOI: 10.5216/lep.v16i1.28487
spellingShingle A RECONFIGURAÇÃO DO CIÚME EM A MULHER SEM PECADO DOI: 10.5216/lep.v16i1.28487
SILVA, Ana Érica Reis da
title_short A RECONFIGURAÇÃO DO CIÚME EM A MULHER SEM PECADO DOI: 10.5216/lep.v16i1.28487
title_full A RECONFIGURAÇÃO DO CIÚME EM A MULHER SEM PECADO DOI: 10.5216/lep.v16i1.28487
title_fullStr A RECONFIGURAÇÃO DO CIÚME EM A MULHER SEM PECADO DOI: 10.5216/lep.v16i1.28487
title_full_unstemmed A RECONFIGURAÇÃO DO CIÚME EM A MULHER SEM PECADO DOI: 10.5216/lep.v16i1.28487
title_sort A RECONFIGURAÇÃO DO CIÚME EM A MULHER SEM PECADO DOI: 10.5216/lep.v16i1.28487
author SILVA, Ana Érica Reis da
author_facet SILVA, Ana Érica Reis da
MURATA, Elza Kioko Nakayama Nenoki
author_role author
author2 MURATA, Elza Kioko Nakayama Nenoki
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Ana Érica Reis da
MURATA, Elza Kioko Nakayama Nenoki
description No âmbito literário, podemos afirmar que é a paixão que movimenta a história, podendo contribuir algumas vezes para o seu desfecho. Na peça A mulher sem pecado, Nelson Rodrigues aborda a paixão do ciúme de forma diferenciada, pois o papel de ciumento cabe ao homem. A fim de investigar como ocorre a reconfiguração dessa paixão na peça, será realizado um cotejo com as obras Otelo e Dom Casmurro, que evidenciam o ciúme masculino, bem como seus respectivos personagens principais Lídia e Olegário, Capitu e Bentinho, Desdêmona e Otelo, apontando as semelhanças e divergências.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/34403
url https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/34403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/34403/18131
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 16 n. 1 (2012)
2358-1042
reponame:Linguagem (Catalão. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Linguagem (Catalão. Online)
collection Linguagem (Catalão. Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistalinguagem@gmail.com
_version_ 1798328447231066112