A RECONFIGURAÇÃO DO CIÚME EM A MULHER SEM PECADO DOI: 10.5216/lep.v16i1.28487
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagem (Catalão. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/34403 |
Resumo: | No âmbito literário, podemos afirmar que é a paixão que movimenta a história, podendo contribuir algumas vezes para o seu desfecho. Na peça A mulher sem pecado, Nelson Rodrigues aborda a paixão do ciúme de forma diferenciada, pois o papel de ciumento cabe ao homem. A fim de investigar como ocorre a reconfiguração dessa paixão na peça, será realizado um cotejo com as obras Otelo e Dom Casmurro, que evidenciam o ciúme masculino, bem como seus respectivos personagens principais Lídia e Olegário, Capitu e Bentinho, Desdêmona e Otelo, apontando as semelhanças e divergências. |
id |
UFG-11_94f3625cfd703db13fd42f1d44214c87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/34403 |
network_acronym_str |
UFG-11 |
network_name_str |
Linguagem (Catalão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A RECONFIGURAÇÃO DO CIÚME EM A MULHER SEM PECADO DOI: 10.5216/lep.v16i1.28487No âmbito literário, podemos afirmar que é a paixão que movimenta a história, podendo contribuir algumas vezes para o seu desfecho. Na peça A mulher sem pecado, Nelson Rodrigues aborda a paixão do ciúme de forma diferenciada, pois o papel de ciumento cabe ao homem. A fim de investigar como ocorre a reconfiguração dessa paixão na peça, será realizado um cotejo com as obras Otelo e Dom Casmurro, que evidenciam o ciúme masculino, bem como seus respectivos personagens principais Lídia e Olegário, Capitu e Bentinho, Desdêmona e Otelo, apontando as semelhanças e divergências.Universidade Federal de Catalão2015-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/34403Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 16 n. 1 (2012)2358-1042reponame:Linguagem (Catalão. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/34403/18131SILVA, Ana Érica Reis daMURATA, Elza Kioko Nakayama Nenokiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-11T17:42:55Zoai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/34403Revistahttps://periodicos.ufcat.edu.br/lepPUBhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/oai||revistalinguagem@gmail.com2358-10421519-6240opendoar:2017-10-11T17:42:55Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A RECONFIGURAÇÃO DO CIÚME EM A MULHER SEM PECADO DOI: 10.5216/lep.v16i1.28487 |
title |
A RECONFIGURAÇÃO DO CIÚME EM A MULHER SEM PECADO DOI: 10.5216/lep.v16i1.28487 |
spellingShingle |
A RECONFIGURAÇÃO DO CIÚME EM A MULHER SEM PECADO DOI: 10.5216/lep.v16i1.28487 SILVA, Ana Érica Reis da |
title_short |
A RECONFIGURAÇÃO DO CIÚME EM A MULHER SEM PECADO DOI: 10.5216/lep.v16i1.28487 |
title_full |
A RECONFIGURAÇÃO DO CIÚME EM A MULHER SEM PECADO DOI: 10.5216/lep.v16i1.28487 |
title_fullStr |
A RECONFIGURAÇÃO DO CIÚME EM A MULHER SEM PECADO DOI: 10.5216/lep.v16i1.28487 |
title_full_unstemmed |
A RECONFIGURAÇÃO DO CIÚME EM A MULHER SEM PECADO DOI: 10.5216/lep.v16i1.28487 |
title_sort |
A RECONFIGURAÇÃO DO CIÚME EM A MULHER SEM PECADO DOI: 10.5216/lep.v16i1.28487 |
author |
SILVA, Ana Érica Reis da |
author_facet |
SILVA, Ana Érica Reis da MURATA, Elza Kioko Nakayama Nenoki |
author_role |
author |
author2 |
MURATA, Elza Kioko Nakayama Nenoki |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Ana Érica Reis da MURATA, Elza Kioko Nakayama Nenoki |
description |
No âmbito literário, podemos afirmar que é a paixão que movimenta a história, podendo contribuir algumas vezes para o seu desfecho. Na peça A mulher sem pecado, Nelson Rodrigues aborda a paixão do ciúme de forma diferenciada, pois o papel de ciumento cabe ao homem. A fim de investigar como ocorre a reconfiguração dessa paixão na peça, será realizado um cotejo com as obras Otelo e Dom Casmurro, que evidenciam o ciúme masculino, bem como seus respectivos personagens principais Lídia e Olegário, Capitu e Bentinho, Desdêmona e Otelo, apontando as semelhanças e divergências. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/34403 |
url |
https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/34403 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/34403/18131 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 16 n. 1 (2012) 2358-1042 reponame:Linguagem (Catalão. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Linguagem (Catalão. Online) |
collection |
Linguagem (Catalão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistalinguagem@gmail.com |
_version_ |
1798328447231066112 |