O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA INTERCULTURAL EM PROFESSORES EM FORMAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DUTRA, Anelise Fonseca
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: PENNA, Sílvia Maria de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagem (Catalão. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/57504
Resumo: A universidade em que foi feita esta pesquisa desenvolve um programa de português para estrangeiros cujas aulas são ministradas por professores em formação. Foi percebido que esses professores não tinham o conhecimento sobre interculturalidade. Decidiu-se iniciar uma pesquisa cujo objetivo era investigar de que maneira uma formação teórica e prática, baseada em uma abordagem intercultural, poderia influenciar as decisões tomadas na preparação das unidades didáticas. Esse trabalho foi baseado no modelo teórico de Byram (1997). Os resultados obtidos demonstram que os professores iniciantes aprenderam a trabalhar com a abordagem intercultural, desenvolveram uma consciência crítica e maior respeito em relação à própria cultura e à alheia.
id UFG-11_9d1717686b4582be0ad06b3a477d056b
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/57504
network_acronym_str UFG-11
network_name_str Linguagem (Catalão. Online)
repository_id_str
spelling O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA INTERCULTURAL EM PROFESSORES EM FORMAÇÃOA universidade em que foi feita esta pesquisa desenvolve um programa de português para estrangeiros cujas aulas são ministradas por professores em formação. Foi percebido que esses professores não tinham o conhecimento sobre interculturalidade. Decidiu-se iniciar uma pesquisa cujo objetivo era investigar de que maneira uma formação teórica e prática, baseada em uma abordagem intercultural, poderia influenciar as decisões tomadas na preparação das unidades didáticas. Esse trabalho foi baseado no modelo teórico de Byram (1997). Os resultados obtidos demonstram que os professores iniciantes aprenderam a trabalhar com a abordagem intercultural, desenvolveram uma consciência crítica e maior respeito em relação à própria cultura e à alheia.Universidade Federal de Catalão2019-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/5750410.5216/lep.v22i2.57504Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 22 n. 2 (2018)2358-1042reponame:Linguagem (Catalão. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/57504/32746Copyright (c) 2018 Linguagem: Estudos e Pesquisasinfo:eu-repo/semantics/openAccessDUTRA, Anelise FonsecaPENNA, Sílvia Maria de Oliveira2019-03-26T21:34:27Zoai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/57504Revistahttps://periodicos.ufcat.edu.br/lepPUBhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/oai||revistalinguagem@gmail.com2358-10421519-6240opendoar:2019-03-26T21:34:27Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA INTERCULTURAL EM PROFESSORES EM FORMAÇÃO
title O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA INTERCULTURAL EM PROFESSORES EM FORMAÇÃO
spellingShingle O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA INTERCULTURAL EM PROFESSORES EM FORMAÇÃO
DUTRA, Anelise Fonseca
title_short O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA INTERCULTURAL EM PROFESSORES EM FORMAÇÃO
title_full O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA INTERCULTURAL EM PROFESSORES EM FORMAÇÃO
title_fullStr O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA INTERCULTURAL EM PROFESSORES EM FORMAÇÃO
title_full_unstemmed O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA INTERCULTURAL EM PROFESSORES EM FORMAÇÃO
title_sort O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA INTERCULTURAL EM PROFESSORES EM FORMAÇÃO
author DUTRA, Anelise Fonseca
author_facet DUTRA, Anelise Fonseca
PENNA, Sílvia Maria de Oliveira
author_role author
author2 PENNA, Sílvia Maria de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DUTRA, Anelise Fonseca
PENNA, Sílvia Maria de Oliveira
description A universidade em que foi feita esta pesquisa desenvolve um programa de português para estrangeiros cujas aulas são ministradas por professores em formação. Foi percebido que esses professores não tinham o conhecimento sobre interculturalidade. Decidiu-se iniciar uma pesquisa cujo objetivo era investigar de que maneira uma formação teórica e prática, baseada em uma abordagem intercultural, poderia influenciar as decisões tomadas na preparação das unidades didáticas. Esse trabalho foi baseado no modelo teórico de Byram (1997). Os resultados obtidos demonstram que os professores iniciantes aprenderam a trabalhar com a abordagem intercultural, desenvolveram uma consciência crítica e maior respeito em relação à própria cultura e à alheia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/57504
10.5216/lep.v22i2.57504
url https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/57504
identifier_str_mv 10.5216/lep.v22i2.57504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/57504/32746
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Linguagem: Estudos e Pesquisas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Linguagem: Estudos e Pesquisas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 22 n. 2 (2018)
2358-1042
reponame:Linguagem (Catalão. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Linguagem (Catalão. Online)
collection Linguagem (Catalão. Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistalinguagem@gmail.com
_version_ 1798328448009109504