A webquest no desenvolvimento da competência intercultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Paula Alexandra Matos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14741
Resumo: Neste trabalho pretendemos estudar as potencialidades do uso da WebQuest enquanto ferramenta para o desenvolvimento da competência intercultural dos alunos de Espanhol Língua Estrangeira (ELE). Para isso partimos da clarificação de conceitos teóricos que norteiam o nosso estudo no sentido de compreender qual o lugar da cultura nas aulas de língua estrangeira, o que se entende por competência intercultural e como se pode trabalhar esta competência, em que consiste uma WebQuest e de que modo pode ser utilizada tendo em vista a promoção da interculturalidade. Seguindo as recomendações dos mentores desta ferramenta, concebemos e implementámos uma WebQuest junto de uma turma de Espanhol, nível A2, do 8.º ano de escolaridade. Para responder aos nossos objetivos investigativos, procedemos a uma análise qualitativa e quantitativa dos dados recolhidos a partir das nossas notas de campo, de dois inquéritos por questionário e dos trabalhos produzidos pelos alunos. Os resultados permitiram-nos concluir que a WebQuest pode favorecer o desenvolvimento da competência intercultural, na medida em que permite que os alunos, de forma mais motivadora e autónoma, adquiram conhecimentos culturais e reflitam sobre os mesmos estabelecendo comparações com a sua própria cultura.
id RCAP_3f7597f4b9b5578289d6e5966063e8d0
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/14741
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A webquest no desenvolvimento da competência interculturalEnsino de uma segunda línguaLíngua espanholaComunicação interculturalCompetência comunicativaEnsino de línguasNeste trabalho pretendemos estudar as potencialidades do uso da WebQuest enquanto ferramenta para o desenvolvimento da competência intercultural dos alunos de Espanhol Língua Estrangeira (ELE). Para isso partimos da clarificação de conceitos teóricos que norteiam o nosso estudo no sentido de compreender qual o lugar da cultura nas aulas de língua estrangeira, o que se entende por competência intercultural e como se pode trabalhar esta competência, em que consiste uma WebQuest e de que modo pode ser utilizada tendo em vista a promoção da interculturalidade. Seguindo as recomendações dos mentores desta ferramenta, concebemos e implementámos uma WebQuest junto de uma turma de Espanhol, nível A2, do 8.º ano de escolaridade. Para responder aos nossos objetivos investigativos, procedemos a uma análise qualitativa e quantitativa dos dados recolhidos a partir das nossas notas de campo, de dois inquéritos por questionário e dos trabalhos produzidos pelos alunos. Os resultados permitiram-nos concluir que a WebQuest pode favorecer o desenvolvimento da competência intercultural, na medida em que permite que os alunos, de forma mais motivadora e autónoma, adquiram conhecimentos culturais e reflitam sobre os mesmos estabelecendo comparações com a sua própria cultura.In this work we intend to study the potential use of WebQuest as a tool for the development of intercultural competence of students of Spanish as a foreign language (ELE). For this we start with the clarification of theoretical concepts that guide our study in order to understand what is the place of culture in foreign language classes, what is meant by intercultural competence and how you can work this competence; what is a WebQuest and how can it be used to promote interculturalism. Following the recommendations of the mentors of this tool, we have designed and implemented a WebQuest in an A2 level Spanish class, in the 8th year (2nd year of secondary education). To reply to our investigative goals, we made a qualitative and quantitative analysis of data collected from our field notes, two questionnaire surveys and the work produced by the students. The results allowed us to conclude that the WebQuest may favor the development of intercultural competence, as it allows students, more motivating and autonomously, to acquire cultural knowledge and reflect on it, making comparisons with their own culture.Universidade de Aveiro2015-10-15T11:18:11Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14741TID:201588781porNogueira, Paula Alexandra Matosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:27:01Zoai:ria.ua.pt:10773/14741Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:15.572448Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A webquest no desenvolvimento da competência intercultural
title A webquest no desenvolvimento da competência intercultural
spellingShingle A webquest no desenvolvimento da competência intercultural
Nogueira, Paula Alexandra Matos
Ensino de uma segunda língua
Língua espanhola
Comunicação intercultural
Competência comunicativa
Ensino de línguas
title_short A webquest no desenvolvimento da competência intercultural
title_full A webquest no desenvolvimento da competência intercultural
title_fullStr A webquest no desenvolvimento da competência intercultural
title_full_unstemmed A webquest no desenvolvimento da competência intercultural
title_sort A webquest no desenvolvimento da competência intercultural
author Nogueira, Paula Alexandra Matos
author_facet Nogueira, Paula Alexandra Matos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Paula Alexandra Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de uma segunda língua
Língua espanhola
Comunicação intercultural
Competência comunicativa
Ensino de línguas
topic Ensino de uma segunda língua
Língua espanhola
Comunicação intercultural
Competência comunicativa
Ensino de línguas
description Neste trabalho pretendemos estudar as potencialidades do uso da WebQuest enquanto ferramenta para o desenvolvimento da competência intercultural dos alunos de Espanhol Língua Estrangeira (ELE). Para isso partimos da clarificação de conceitos teóricos que norteiam o nosso estudo no sentido de compreender qual o lugar da cultura nas aulas de língua estrangeira, o que se entende por competência intercultural e como se pode trabalhar esta competência, em que consiste uma WebQuest e de que modo pode ser utilizada tendo em vista a promoção da interculturalidade. Seguindo as recomendações dos mentores desta ferramenta, concebemos e implementámos uma WebQuest junto de uma turma de Espanhol, nível A2, do 8.º ano de escolaridade. Para responder aos nossos objetivos investigativos, procedemos a uma análise qualitativa e quantitativa dos dados recolhidos a partir das nossas notas de campo, de dois inquéritos por questionário e dos trabalhos produzidos pelos alunos. Os resultados permitiram-nos concluir que a WebQuest pode favorecer o desenvolvimento da competência intercultural, na medida em que permite que os alunos, de forma mais motivadora e autónoma, adquiram conhecimentos culturais e reflitam sobre os mesmos estabelecendo comparações com a sua própria cultura.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-10-15T11:18:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/14741
TID:201588781
url http://hdl.handle.net/10773/14741
identifier_str_mv TID:201588781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137553038704640