A webquest no desenvolvimento da competência intercultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/14741 |
Resumo: | Neste trabalho pretendemos estudar as potencialidades do uso da WebQuest enquanto ferramenta para o desenvolvimento da competência intercultural dos alunos de Espanhol Língua Estrangeira (ELE). Para isso partimos da clarificação de conceitos teóricos que norteiam o nosso estudo no sentido de compreender qual o lugar da cultura nas aulas de língua estrangeira, o que se entende por competência intercultural e como se pode trabalhar esta competência, em que consiste uma WebQuest e de que modo pode ser utilizada tendo em vista a promoção da interculturalidade. Seguindo as recomendações dos mentores desta ferramenta, concebemos e implementámos uma WebQuest junto de uma turma de Espanhol, nível A2, do 8.º ano de escolaridade. Para responder aos nossos objetivos investigativos, procedemos a uma análise qualitativa e quantitativa dos dados recolhidos a partir das nossas notas de campo, de dois inquéritos por questionário e dos trabalhos produzidos pelos alunos. Os resultados permitiram-nos concluir que a WebQuest pode favorecer o desenvolvimento da competência intercultural, na medida em que permite que os alunos, de forma mais motivadora e autónoma, adquiram conhecimentos culturais e reflitam sobre os mesmos estabelecendo comparações com a sua própria cultura. |
id |
RCAP_3f7597f4b9b5578289d6e5966063e8d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/14741 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A webquest no desenvolvimento da competência interculturalEnsino de uma segunda línguaLíngua espanholaComunicação interculturalCompetência comunicativaEnsino de línguasNeste trabalho pretendemos estudar as potencialidades do uso da WebQuest enquanto ferramenta para o desenvolvimento da competência intercultural dos alunos de Espanhol Língua Estrangeira (ELE). Para isso partimos da clarificação de conceitos teóricos que norteiam o nosso estudo no sentido de compreender qual o lugar da cultura nas aulas de língua estrangeira, o que se entende por competência intercultural e como se pode trabalhar esta competência, em que consiste uma WebQuest e de que modo pode ser utilizada tendo em vista a promoção da interculturalidade. Seguindo as recomendações dos mentores desta ferramenta, concebemos e implementámos uma WebQuest junto de uma turma de Espanhol, nível A2, do 8.º ano de escolaridade. Para responder aos nossos objetivos investigativos, procedemos a uma análise qualitativa e quantitativa dos dados recolhidos a partir das nossas notas de campo, de dois inquéritos por questionário e dos trabalhos produzidos pelos alunos. Os resultados permitiram-nos concluir que a WebQuest pode favorecer o desenvolvimento da competência intercultural, na medida em que permite que os alunos, de forma mais motivadora e autónoma, adquiram conhecimentos culturais e reflitam sobre os mesmos estabelecendo comparações com a sua própria cultura.In this work we intend to study the potential use of WebQuest as a tool for the development of intercultural competence of students of Spanish as a foreign language (ELE). For this we start with the clarification of theoretical concepts that guide our study in order to understand what is the place of culture in foreign language classes, what is meant by intercultural competence and how you can work this competence; what is a WebQuest and how can it be used to promote interculturalism. Following the recommendations of the mentors of this tool, we have designed and implemented a WebQuest in an A2 level Spanish class, in the 8th year (2nd year of secondary education). To reply to our investigative goals, we made a qualitative and quantitative analysis of data collected from our field notes, two questionnaire surveys and the work produced by the students. The results allowed us to conclude that the WebQuest may favor the development of intercultural competence, as it allows students, more motivating and autonomously, to acquire cultural knowledge and reflect on it, making comparisons with their own culture.Universidade de Aveiro2015-10-15T11:18:11Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14741TID:201588781porNogueira, Paula Alexandra Matosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:27:01Zoai:ria.ua.pt:10773/14741Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:15.572448Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A webquest no desenvolvimento da competência intercultural |
title |
A webquest no desenvolvimento da competência intercultural |
spellingShingle |
A webquest no desenvolvimento da competência intercultural Nogueira, Paula Alexandra Matos Ensino de uma segunda língua Língua espanhola Comunicação intercultural Competência comunicativa Ensino de línguas |
title_short |
A webquest no desenvolvimento da competência intercultural |
title_full |
A webquest no desenvolvimento da competência intercultural |
title_fullStr |
A webquest no desenvolvimento da competência intercultural |
title_full_unstemmed |
A webquest no desenvolvimento da competência intercultural |
title_sort |
A webquest no desenvolvimento da competência intercultural |
author |
Nogueira, Paula Alexandra Matos |
author_facet |
Nogueira, Paula Alexandra Matos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Paula Alexandra Matos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de uma segunda língua Língua espanhola Comunicação intercultural Competência comunicativa Ensino de línguas |
topic |
Ensino de uma segunda língua Língua espanhola Comunicação intercultural Competência comunicativa Ensino de línguas |
description |
Neste trabalho pretendemos estudar as potencialidades do uso da WebQuest enquanto ferramenta para o desenvolvimento da competência intercultural dos alunos de Espanhol Língua Estrangeira (ELE). Para isso partimos da clarificação de conceitos teóricos que norteiam o nosso estudo no sentido de compreender qual o lugar da cultura nas aulas de língua estrangeira, o que se entende por competência intercultural e como se pode trabalhar esta competência, em que consiste uma WebQuest e de que modo pode ser utilizada tendo em vista a promoção da interculturalidade. Seguindo as recomendações dos mentores desta ferramenta, concebemos e implementámos uma WebQuest junto de uma turma de Espanhol, nível A2, do 8.º ano de escolaridade. Para responder aos nossos objetivos investigativos, procedemos a uma análise qualitativa e quantitativa dos dados recolhidos a partir das nossas notas de campo, de dois inquéritos por questionário e dos trabalhos produzidos pelos alunos. Os resultados permitiram-nos concluir que a WebQuest pode favorecer o desenvolvimento da competência intercultural, na medida em que permite que os alunos, de forma mais motivadora e autónoma, adquiram conhecimentos culturais e reflitam sobre os mesmos estabelecendo comparações com a sua própria cultura. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2015-10-15T11:18:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/14741 TID:201588781 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/14741 |
identifier_str_mv |
TID:201588781 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137553038704640 |