LETRAMENTOS CRÍTICOS E O PROCESSO DE RESIGNIFICAÇÃO DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA INGLESA EM RELAÇÃO A SUA PRÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PENTEADO, Rita de Cássia dos Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: JESUS, Dánie Marcelo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagem (Catalão. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/54490
Resumo: Este trabalho discute uma experiência, no âmbito do ensino médio, de uma professora de inglês, escola pública, em processo de ressignificação de sua prática. Teoricamente, este estudo se pauta nas perspectivas dos letramentos críticos, com ênfase na reflexividade, criticidade e no conceito de brechas de Duboc (2015). O percurso teórico metodológico se baseia na pesquisa interpretativa, assentada em Denzin e Lincoln (2010). O instrumento de geração de dados se deu por meio de diários produzidos pela professora no início, no meio e no final do projeto que ela desenvolveu com seus alunos. Nos resultados, há evidências que a professora passou por um processo de reflexividade em sua prática, mas ao mesmo tempo descreve as contradições e suas ressignificações de sentido no que toca ser professora.
id UFG-11_ad46eae2851d17e0ff511af7013e55c2
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/54490
network_acronym_str UFG-11
network_name_str Linguagem (Catalão. Online)
repository_id_str
spelling LETRAMENTOS CRÍTICOS E O PROCESSO DE RESIGNIFICAÇÃO DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA INGLESA EM RELAÇÃO A SUA PRÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICAEste trabalho discute uma experiência, no âmbito do ensino médio, de uma professora de inglês, escola pública, em processo de ressignificação de sua prática. Teoricamente, este estudo se pauta nas perspectivas dos letramentos críticos, com ênfase na reflexividade, criticidade e no conceito de brechas de Duboc (2015). O percurso teórico metodológico se baseia na pesquisa interpretativa, assentada em Denzin e Lincoln (2010). O instrumento de geração de dados se deu por meio de diários produzidos pela professora no início, no meio e no final do projeto que ela desenvolveu com seus alunos. Nos resultados, há evidências que a professora passou por um processo de reflexividade em sua prática, mas ao mesmo tempo descreve as contradições e suas ressignificações de sentido no que toca ser professora.Universidade Federal de Catalão2018-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/5449010.5216/lep.v22i1.54490Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 22 n. 1 (2018)2358-1042reponame:Linguagem (Catalão. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/54490/26078Copyright (c) 2018 Linguagem: Estudos e Pesquisasinfo:eu-repo/semantics/openAccessPENTEADO, Rita de Cássia dos SantosJESUS, Dánie Marcelo de2018-08-16T20:29:11Zoai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/54490Revistahttps://periodicos.ufcat.edu.br/lepPUBhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/oai||revistalinguagem@gmail.com2358-10421519-6240opendoar:2018-08-16T20:29:11Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv LETRAMENTOS CRÍTICOS E O PROCESSO DE RESIGNIFICAÇÃO DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA INGLESA EM RELAÇÃO A SUA PRÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA
title LETRAMENTOS CRÍTICOS E O PROCESSO DE RESIGNIFICAÇÃO DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA INGLESA EM RELAÇÃO A SUA PRÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA
spellingShingle LETRAMENTOS CRÍTICOS E O PROCESSO DE RESIGNIFICAÇÃO DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA INGLESA EM RELAÇÃO A SUA PRÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA
PENTEADO, Rita de Cássia dos Santos
title_short LETRAMENTOS CRÍTICOS E O PROCESSO DE RESIGNIFICAÇÃO DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA INGLESA EM RELAÇÃO A SUA PRÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA
title_full LETRAMENTOS CRÍTICOS E O PROCESSO DE RESIGNIFICAÇÃO DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA INGLESA EM RELAÇÃO A SUA PRÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA
title_fullStr LETRAMENTOS CRÍTICOS E O PROCESSO DE RESIGNIFICAÇÃO DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA INGLESA EM RELAÇÃO A SUA PRÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA
title_full_unstemmed LETRAMENTOS CRÍTICOS E O PROCESSO DE RESIGNIFICAÇÃO DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA INGLESA EM RELAÇÃO A SUA PRÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA
title_sort LETRAMENTOS CRÍTICOS E O PROCESSO DE RESIGNIFICAÇÃO DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA INGLESA EM RELAÇÃO A SUA PRÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA
author PENTEADO, Rita de Cássia dos Santos
author_facet PENTEADO, Rita de Cássia dos Santos
JESUS, Dánie Marcelo de
author_role author
author2 JESUS, Dánie Marcelo de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PENTEADO, Rita de Cássia dos Santos
JESUS, Dánie Marcelo de
description Este trabalho discute uma experiência, no âmbito do ensino médio, de uma professora de inglês, escola pública, em processo de ressignificação de sua prática. Teoricamente, este estudo se pauta nas perspectivas dos letramentos críticos, com ênfase na reflexividade, criticidade e no conceito de brechas de Duboc (2015). O percurso teórico metodológico se baseia na pesquisa interpretativa, assentada em Denzin e Lincoln (2010). O instrumento de geração de dados se deu por meio de diários produzidos pela professora no início, no meio e no final do projeto que ela desenvolveu com seus alunos. Nos resultados, há evidências que a professora passou por um processo de reflexividade em sua prática, mas ao mesmo tempo descreve as contradições e suas ressignificações de sentido no que toca ser professora.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/54490
10.5216/lep.v22i1.54490
url https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/54490
identifier_str_mv 10.5216/lep.v22i1.54490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/54490/26078
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Linguagem: Estudos e Pesquisas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Linguagem: Estudos e Pesquisas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 22 n. 1 (2018)
2358-1042
reponame:Linguagem (Catalão. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Linguagem (Catalão. Online)
collection Linguagem (Catalão. Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistalinguagem@gmail.com
_version_ 1798328447986040833