LEITURA ARGUMENTATIVA E POLIFÔNICA DO TEXTO “LER DEVIA SER PROIBIDO”, DE GUIOMAR DE GRAMONT DOI: 10.5216/lep.v18i1.35043

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CHASSOT, Jaqueline
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagem (Catalão. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/35043
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar como é constituída a argumentação no texto “Ler devia ser proibido”, de Guiomar de Gramont, tendo por base princípios e conceitos da Teoria da Argumentação na Língua (ANSCOMBRE; DUCROT, 1983), especialmente a noção de polifonia, e princípios e conceitos da Teoria dos Blocos Semânticos (DUCROT; CAREL, 2005). Foram selecionados alguns enunciados do texto e apresentados os seus encadeamentos argumentativos por meio da construção dos quadrados argumentativos dos blocos semânticos. Verificou-se que os encadeamentos são normativos, mas a argumentação é paradoxal. Ademais, constatou-se que o mecanismo argumentativo e polifônico do texto analisado está constituído de modo a produzir a ironia em relação às ideias apresentadas. 
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