CONFIGURAÇÃO DISCURSIVA DO “COMPORTAMENTO” ENTRE OS LIVROS MAIS VENDIDOS PARA O PÚBLICO INFANTO-JUVENIL BRASILEIRO DOI: 10.5216/lep.v13i1.11914
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Data de Publicação: | 2015 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Linguagem (Catalão. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/34418 |
Resumo: | Os propósitos deste artigo caminham em duas direções. Em primeiro lugar, consiste em discutir a produtividade do conceito de “configuração discursiva”, oriundo da proposta teórico-metodológica da semiótica de Paris, para designar uma forma de agrupamento de discursos em torno de uma temática comum. A escolha desse conceito propicia um afastamento do termo “tema”, que, para a semiótica, tem um sentido bastante preciso, que se diferencia do senso comum, e, ao mesmo tempo, do termo “gênero”, que tem um uso mais abrangente que o atribuído à “configuração discursiva”. Em segundo lugar, este trabalho propõe examinar a configuração discursiva do “comportamento”, detectada no corpus que dá sustentação ao trabalho, para descrever seu funcionamento. O referido corpus consiste no levantamento de listas dos livros de literatura infantojuvenil mais vendidos no Brasil, no período de 1994 a 2004, realizado em dois jornais e em duas revistas de circulação nacional. |
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