IDENTIFICAÇÃO DE PERFIS LINGUÍSTICOS NO FACEBOOK DURANTE A INVESTIGAÇÃO POLICIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TIMBANE, Alexandre António
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagem (Catalão. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/44841
Resumo: A linguística é uma ciência importante para a nossa sociedade e pode ser aproveitada nos diversos campos do interesse da nossa sociedade. Sendo assim, a presente pesquisa é uma reflexão sobre a investigação criminal com o uso do facebook como ferramenta para a identificação do perfil linguístico dos suspeitos. Segundo Coulthard (1985) a análise do discurso é, sem dúvidas, um meio pelo qual se observa e se analisa a língua com maior incidência na interação conversacional em textos orais e escritos. A pesquisa tem por objetivo (a) discutir os conceitos da oralidade e da escrita em contexto do facebook; (b) explicar como o discurso da internet tem características próprias e (c) delimitar as características dos suspeitos investigados com base em exemplos de quatro indivíduos. A pesquisa analisou quatro usuários de facebook, todos moçambicanos e observou que a oralidade se mistura no escrito, mas o contrário não ocorre, quer dizer, podemos ver marcas da oralidade num texto escrito, mas no texto oral a escrita não se apresenta de forma evidente. Cada usuário do facebook tem o seu estilo conversacional que se demonstra através do léxico, da construção sintática bem como o uso de estrangeirismos e de moçambicanismos. No facebook, o respeito pela norma ortográfica tem pouca importância e assim, o uso de abreviaturas, siglas e outros neologismos são aceites pelos usuários. Conclui-se que o facebook é um aliado importante que pode ajudar aos policiais na identificação do perfil linguístico dos suspeitos.
id UFG-11_e5059f50cb8d686afeca5ffea5099bf9
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/44841
network_acronym_str UFG-11
network_name_str Linguagem (Catalão. Online)
repository_id_str
spelling IDENTIFICAÇÃO DE PERFIS LINGUÍSTICOS NO FACEBOOK DURANTE A INVESTIGAÇÃO POLICIALA linguística é uma ciência importante para a nossa sociedade e pode ser aproveitada nos diversos campos do interesse da nossa sociedade. Sendo assim, a presente pesquisa é uma reflexão sobre a investigação criminal com o uso do facebook como ferramenta para a identificação do perfil linguístico dos suspeitos. Segundo Coulthard (1985) a análise do discurso é, sem dúvidas, um meio pelo qual se observa e se analisa a língua com maior incidência na interação conversacional em textos orais e escritos. A pesquisa tem por objetivo (a) discutir os conceitos da oralidade e da escrita em contexto do facebook; (b) explicar como o discurso da internet tem características próprias e (c) delimitar as características dos suspeitos investigados com base em exemplos de quatro indivíduos. A pesquisa analisou quatro usuários de facebook, todos moçambicanos e observou que a oralidade se mistura no escrito, mas o contrário não ocorre, quer dizer, podemos ver marcas da oralidade num texto escrito, mas no texto oral a escrita não se apresenta de forma evidente. Cada usuário do facebook tem o seu estilo conversacional que se demonstra através do léxico, da construção sintática bem como o uso de estrangeirismos e de moçambicanismos. No facebook, o respeito pela norma ortográfica tem pouca importância e assim, o uso de abreviaturas, siglas e outros neologismos são aceites pelos usuários. Conclui-se que o facebook é um aliado importante que pode ajudar aos policiais na identificação do perfil linguístico dos suspeitos.Universidade Federal de Catalão2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/4484110.5216/lep.v20i1.44841Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 20 n. 1 (2016)2358-1042reponame:Linguagem (Catalão. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/44841/22270Copyright (c) 2017 Linguagem: Estudos e Pesquisasinfo:eu-repo/semantics/openAccessTIMBANE, Alexandre António2017-01-03T11:44:10Zoai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/44841Revistahttps://periodicos.ufcat.edu.br/lepPUBhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/oai||revistalinguagem@gmail.com2358-10421519-6240opendoar:2017-01-03T11:44:10Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv IDENTIFICAÇÃO DE PERFIS LINGUÍSTICOS NO FACEBOOK DURANTE A INVESTIGAÇÃO POLICIAL
title IDENTIFICAÇÃO DE PERFIS LINGUÍSTICOS NO FACEBOOK DURANTE A INVESTIGAÇÃO POLICIAL
spellingShingle IDENTIFICAÇÃO DE PERFIS LINGUÍSTICOS NO FACEBOOK DURANTE A INVESTIGAÇÃO POLICIAL
TIMBANE, Alexandre António
title_short IDENTIFICAÇÃO DE PERFIS LINGUÍSTICOS NO FACEBOOK DURANTE A INVESTIGAÇÃO POLICIAL
title_full IDENTIFICAÇÃO DE PERFIS LINGUÍSTICOS NO FACEBOOK DURANTE A INVESTIGAÇÃO POLICIAL
title_fullStr IDENTIFICAÇÃO DE PERFIS LINGUÍSTICOS NO FACEBOOK DURANTE A INVESTIGAÇÃO POLICIAL
title_full_unstemmed IDENTIFICAÇÃO DE PERFIS LINGUÍSTICOS NO FACEBOOK DURANTE A INVESTIGAÇÃO POLICIAL
title_sort IDENTIFICAÇÃO DE PERFIS LINGUÍSTICOS NO FACEBOOK DURANTE A INVESTIGAÇÃO POLICIAL
author TIMBANE, Alexandre António
author_facet TIMBANE, Alexandre António
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv TIMBANE, Alexandre António
description A linguística é uma ciência importante para a nossa sociedade e pode ser aproveitada nos diversos campos do interesse da nossa sociedade. Sendo assim, a presente pesquisa é uma reflexão sobre a investigação criminal com o uso do facebook como ferramenta para a identificação do perfil linguístico dos suspeitos. Segundo Coulthard (1985) a análise do discurso é, sem dúvidas, um meio pelo qual se observa e se analisa a língua com maior incidência na interação conversacional em textos orais e escritos. A pesquisa tem por objetivo (a) discutir os conceitos da oralidade e da escrita em contexto do facebook; (b) explicar como o discurso da internet tem características próprias e (c) delimitar as características dos suspeitos investigados com base em exemplos de quatro indivíduos. A pesquisa analisou quatro usuários de facebook, todos moçambicanos e observou que a oralidade se mistura no escrito, mas o contrário não ocorre, quer dizer, podemos ver marcas da oralidade num texto escrito, mas no texto oral a escrita não se apresenta de forma evidente. Cada usuário do facebook tem o seu estilo conversacional que se demonstra através do léxico, da construção sintática bem como o uso de estrangeirismos e de moçambicanismos. No facebook, o respeito pela norma ortográfica tem pouca importância e assim, o uso de abreviaturas, siglas e outros neologismos são aceites pelos usuários. Conclui-se que o facebook é um aliado importante que pode ajudar aos policiais na identificação do perfil linguístico dos suspeitos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/44841
10.5216/lep.v20i1.44841
url https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/44841
identifier_str_mv 10.5216/lep.v20i1.44841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/44841/22270
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Linguagem: Estudos e Pesquisas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Linguagem: Estudos e Pesquisas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 20 n. 1 (2016)
2358-1042
reponame:Linguagem (Catalão. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Linguagem (Catalão. Online)
collection Linguagem (Catalão. Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistalinguagem@gmail.com
_version_ 1798328447595970560