Kalunga Wander: Experience Report of a Collector/Storyteller
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Arte da Cena |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/artce/article/view/57815 |
Resumo: | Resumo O presente artigo é um relato de experiência da vivência de uma catadora/contadora de histórias em território kalunga. Do encontro com mulheres kalungas das comunidades do Engenho II, Riachão e Vão de Almas, surge o encantamento por suas “narrativas pessoais”. A andança kalunga que se configurara como o dispositivo da investigação de mestrado em Performances Culturais sobre as narrativas e performances de mulheres kalunga, mais especificamente da Comunidade Riachão. A poetnografia e experiência em campo A experiência em campo é compreendida, analisada e descrita do ponto de vista de uma vivência sensível, permeada por afetos e encantamento que não ignoram as adversidades vividas pelo Povo kalunga em seu histórico de luta e resistência. Vanusa Nogueira, com a personagem Glorinha Fulustreka, saem contando, catando e (re)inventando histórias como forma de se permitir ouvir, ver e compreender, na perspectiva dos estudos da performance, a poética da alteridade, expressas na cultura e identificações kalunga. Perceber e se deixar afetar por esse contexto é também o processo de criação da contadora de histórias Glorinha Fulustreka, que por meio das poetnografias, devolverá às comunidades suas próprias histórias. Palavras-chave: Povo kalunga. Contação de histórias. Narrativas. |
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Kalunga Wander: Experience Report of a Collector/StorytellerAndança Kalunga: Relato de Experiência de uma Catadora/Contadora de HistóriasResumo O presente artigo é um relato de experiência da vivência de uma catadora/contadora de histórias em território kalunga. Do encontro com mulheres kalungas das comunidades do Engenho II, Riachão e Vão de Almas, surge o encantamento por suas “narrativas pessoais”. A andança kalunga que se configurara como o dispositivo da investigação de mestrado em Performances Culturais sobre as narrativas e performances de mulheres kalunga, mais especificamente da Comunidade Riachão. A poetnografia e experiência em campo A experiência em campo é compreendida, analisada e descrita do ponto de vista de uma vivência sensível, permeada por afetos e encantamento que não ignoram as adversidades vividas pelo Povo kalunga em seu histórico de luta e resistência. Vanusa Nogueira, com a personagem Glorinha Fulustreka, saem contando, catando e (re)inventando histórias como forma de se permitir ouvir, ver e compreender, na perspectiva dos estudos da performance, a poética da alteridade, expressas na cultura e identificações kalunga. Perceber e se deixar afetar por esse contexto é também o processo de criação da contadora de histórias Glorinha Fulustreka, que por meio das poetnografias, devolverá às comunidades suas próprias histórias. Palavras-chave: Povo kalunga. Contação de histórias. Narrativas.Universidade Federal de Goiás2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/artce/article/view/5781510.5216/ac.v5i2.57815Art on Stage Journal; Vol. 5 No. 2 (2019): VAGABONDS, ROVERS AND ROGUES: Strategies of Social and Artistic Insertion on a Long Marginal PathArte da Cena (Art on Stage); v. 5 n. 2 (2019): VAGABUNDOS, VADIOS E MALANDROS: Estratégias de Inserção Social e Artística em uma Longa Caminhada Marginal2358-6060reponame:Arte da Cenainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/artce/article/view/57815/34143Copyright (c) 2019 Arte da Cena (Art on Stage)info:eu-repo/semantics/openAccessNeves, Vanusa NogueiraSilva, Renata de Lima2020-04-03T00:38:41Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/57815Revistahttps://www.revistas.ufg.br/artce/PUBhttps://www.revistas.ufg.br/artce/oaiartedacena@gmail.com||2358-60602358-6060opendoar:2020-04-03T00:38:41Arte da Cena - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
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