FRICÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS DO TEATRO DO OPRIMIDO NA CONTEMPORANEIDADE: por uma pedagogia teatral da aproximação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Dodi
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arte da Cena
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/36028
Resumo: As críticas feitas nos anos 1980 e 1990 ao Teatro do Oprimido, criado por Augusto Boal, apontam problemas teórico-metodológicos que parecem comprometer seu efeito de teatralidade. Ainda que suas contribuições pedagógicas apareçam como consenso entre pesquisadores, elementos ligados à concepção artística, às características de produção e às dinâmicas de recepção apresentam limitações práticas e referenciais. Este estudo relata um experimento que avalia as técnicas Teatro-Imagem e Teatro-Fórum indicando a pedagogia da aproximação como nova prática criativa.
id UFG-12_2a36ba3334c9aeeed0eb7ae4bde923c0
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/36028
network_acronym_str UFG-12
network_name_str Arte da Cena
repository_id_str
spelling FRICÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS DO TEATRO DO OPRIMIDO NA CONTEMPORANEIDADE: por uma pedagogia teatral da aproximaçãoPedagogia do TeatroTeatro-FórumTeatro-ImagemAugusto BoalTeatralidades.As críticas feitas nos anos 1980 e 1990 ao Teatro do Oprimido, criado por Augusto Boal, apontam problemas teórico-metodológicos que parecem comprometer seu efeito de teatralidade. Ainda que suas contribuições pedagógicas apareçam como consenso entre pesquisadores, elementos ligados à concepção artística, às características de produção e às dinâmicas de recepção apresentam limitações práticas e referenciais. Este estudo relata um experimento que avalia as técnicas Teatro-Imagem e Teatro-Fórum indicando a pedagogia da aproximação como nova prática criativa.Universidade Federal de Goiás2016-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/artce/article/view/3602810.5216/ac.v2i2.36028Art on Stage Journal; Vol. 2 No. 2 (2016): Políticas e Economias do Mundo das Artes; 114-127Arte da Cena (Art on Stage); v. 2 n. 2 (2016): Políticas e Economias do Mundo das Artes; 114-1272358-6060reponame:Arte da Cenainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/artce/article/view/36028/21864Copyright (c) 2016 Arte da Cena (Art on Stage)info:eu-repo/semantics/openAccessLeal, Dodi2021-02-20T20:46:16Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/36028Revistahttps://www.revistas.ufg.br/artce/PUBhttps://www.revistas.ufg.br/artce/oaiartedacena@gmail.com||2358-60602358-6060opendoar:2021-02-20T20:46:16Arte da Cena - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv FRICÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS DO TEATRO DO OPRIMIDO NA CONTEMPORANEIDADE: por uma pedagogia teatral da aproximação
title FRICÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS DO TEATRO DO OPRIMIDO NA CONTEMPORANEIDADE: por uma pedagogia teatral da aproximação
spellingShingle FRICÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS DO TEATRO DO OPRIMIDO NA CONTEMPORANEIDADE: por uma pedagogia teatral da aproximação
Leal, Dodi
Pedagogia do Teatro
Teatro-Fórum
Teatro-Imagem
Augusto Boal
Teatralidades.
title_short FRICÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS DO TEATRO DO OPRIMIDO NA CONTEMPORANEIDADE: por uma pedagogia teatral da aproximação
title_full FRICÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS DO TEATRO DO OPRIMIDO NA CONTEMPORANEIDADE: por uma pedagogia teatral da aproximação
title_fullStr FRICÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS DO TEATRO DO OPRIMIDO NA CONTEMPORANEIDADE: por uma pedagogia teatral da aproximação
title_full_unstemmed FRICÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS DO TEATRO DO OPRIMIDO NA CONTEMPORANEIDADE: por uma pedagogia teatral da aproximação
title_sort FRICÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS DO TEATRO DO OPRIMIDO NA CONTEMPORANEIDADE: por uma pedagogia teatral da aproximação
author Leal, Dodi
author_facet Leal, Dodi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Dodi
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia do Teatro
Teatro-Fórum
Teatro-Imagem
Augusto Boal
Teatralidades.
topic Pedagogia do Teatro
Teatro-Fórum
Teatro-Imagem
Augusto Boal
Teatralidades.
description As críticas feitas nos anos 1980 e 1990 ao Teatro do Oprimido, criado por Augusto Boal, apontam problemas teórico-metodológicos que parecem comprometer seu efeito de teatralidade. Ainda que suas contribuições pedagógicas apareçam como consenso entre pesquisadores, elementos ligados à concepção artística, às características de produção e às dinâmicas de recepção apresentam limitações práticas e referenciais. Este estudo relata um experimento que avalia as técnicas Teatro-Imagem e Teatro-Fórum indicando a pedagogia da aproximação como nova prática criativa.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/artce/article/view/36028
10.5216/ac.v2i2.36028
url https://revistas.ufg.br/artce/article/view/36028
identifier_str_mv 10.5216/ac.v2i2.36028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/artce/article/view/36028/21864
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Arte da Cena (Art on Stage)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Arte da Cena (Art on Stage)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Art on Stage Journal; Vol. 2 No. 2 (2016): Políticas e Economias do Mundo das Artes; 114-127
Arte da Cena (Art on Stage); v. 2 n. 2 (2016): Políticas e Economias do Mundo das Artes; 114-127
2358-6060
reponame:Arte da Cena
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Arte da Cena
collection Arte da Cena
repository.name.fl_str_mv Arte da Cena - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv artedacena@gmail.com||
_version_ 1797068725671690240