O Teatro Anímico de Fernando Pessoa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Arte da Cena |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/artce/article/view/34772 |
Resumo: | Nos textos em prosa sobre Estética, Fernando Pessoa lança instigantes reflexões sobre o que ele chama de “teatro estático” ou ainda “teatro do êxtase”. Em meio a outras colocações, tais como, a criação dramática e a cultura da época, a diferença entre o romance e o drama, e mesmo a arte de representar, ele chama de teatro estático aquele em que o enredo dramático não constitui ação; é um teatro em que as personagens não agem nem se deslocam, nem dialogam sobre deslocarem-se, mas nem sequer têm sentidos capazes de produzir uma ação; onde não há conflito nem perfeito enredo. |
id |
UFG-12_bd417146f70164f2fe8e6638484ec5c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/34772 |
network_acronym_str |
UFG-12 |
network_name_str |
Arte da Cena |
repository_id_str |
|
spelling |
O Teatro Anímico de Fernando PessoaTeatro AnímicoFernando PessoaPsicologia ArquetípicaMitoNos textos em prosa sobre Estética, Fernando Pessoa lança instigantes reflexões sobre o que ele chama de “teatro estático” ou ainda “teatro do êxtase”. Em meio a outras colocações, tais como, a criação dramática e a cultura da época, a diferença entre o romance e o drama, e mesmo a arte de representar, ele chama de teatro estático aquele em que o enredo dramático não constitui ação; é um teatro em que as personagens não agem nem se deslocam, nem dialogam sobre deslocarem-se, mas nem sequer têm sentidos capazes de produzir uma ação; onde não há conflito nem perfeito enredo.Universidade Federal de Goiás2015-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/artce/article/view/34772Art on Stage Journal; Vol. 1 No. 2 (2015): Revista Arte da Cena; 120-129Arte de la Escena; Vol. 1 Núm. 2 (2015): Revista Arte da Cena; 120-129Arte da Cena (Art on Stage); v. 1 n. 2 (2015): Revista Arte da Cena; 120-1292358-6060reponame:Arte da Cenainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/artce/article/view/34772/18317Copyright (c) 2023 Maria Lúcia Fabrinihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFabrini, Maria Lúcia2023-08-21T14:40:10Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/34772Revistahttps://www.revistas.ufg.br/artce/PUBhttps://www.revistas.ufg.br/artce/oaiartedacena@gmail.com||2358-60602358-6060opendoar:2023-08-21T14:40:10Arte da Cena - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Teatro Anímico de Fernando Pessoa |
title |
O Teatro Anímico de Fernando Pessoa |
spellingShingle |
O Teatro Anímico de Fernando Pessoa Fabrini, Maria Lúcia Teatro Anímico Fernando Pessoa Psicologia Arquetípica Mito |
title_short |
O Teatro Anímico de Fernando Pessoa |
title_full |
O Teatro Anímico de Fernando Pessoa |
title_fullStr |
O Teatro Anímico de Fernando Pessoa |
title_full_unstemmed |
O Teatro Anímico de Fernando Pessoa |
title_sort |
O Teatro Anímico de Fernando Pessoa |
author |
Fabrini, Maria Lúcia |
author_facet |
Fabrini, Maria Lúcia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fabrini, Maria Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro Anímico Fernando Pessoa Psicologia Arquetípica Mito |
topic |
Teatro Anímico Fernando Pessoa Psicologia Arquetípica Mito |
description |
Nos textos em prosa sobre Estética, Fernando Pessoa lança instigantes reflexões sobre o que ele chama de “teatro estático” ou ainda “teatro do êxtase”. Em meio a outras colocações, tais como, a criação dramática e a cultura da época, a diferença entre o romance e o drama, e mesmo a arte de representar, ele chama de teatro estático aquele em que o enredo dramático não constitui ação; é um teatro em que as personagens não agem nem se deslocam, nem dialogam sobre deslocarem-se, mas nem sequer têm sentidos capazes de produzir uma ação; onde não há conflito nem perfeito enredo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/artce/article/view/34772 |
url |
https://revistas.ufg.br/artce/article/view/34772 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/artce/article/view/34772/18317 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Maria Lúcia Fabrini https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Maria Lúcia Fabrini https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Art on Stage Journal; Vol. 1 No. 2 (2015): Revista Arte da Cena; 120-129 Arte de la Escena; Vol. 1 Núm. 2 (2015): Revista Arte da Cena; 120-129 Arte da Cena (Art on Stage); v. 1 n. 2 (2015): Revista Arte da Cena; 120-129 2358-6060 reponame:Arte da Cena instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Arte da Cena |
collection |
Arte da Cena |
repository.name.fl_str_mv |
Arte da Cena - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
artedacena@gmail.com|| |
_version_ |
1797068725217656832 |