O Teatro Anímico de Fernando Pessoa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabrini, Maria Lúcia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arte da Cena
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/34772
Resumo: Nos textos em prosa sobre Estética, Fernando Pessoa lança instigantes reflexões sobre o que ele chama de “teatro estático” ou ainda “teatro do êxtase”. Em meio a outras colocações, tais como, a criação dramática e a cultura da época, a diferença entre o romance e o drama, e mesmo a arte de representar, ele chama de teatro estático aquele em que o enredo dramático não constitui ação; é um teatro em que as personagens não agem nem se deslocam, nem dialogam sobre deslocarem-se, mas nem sequer têm sentidos capazes de produzir uma ação; onde não há conflito nem perfeito enredo.
id UFG-12_bd417146f70164f2fe8e6638484ec5c8
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/34772
network_acronym_str UFG-12
network_name_str Arte da Cena
repository_id_str
spelling O Teatro Anímico de Fernando PessoaTeatro AnímicoFernando PessoaPsicologia ArquetípicaMitoNos textos em prosa sobre Estética, Fernando Pessoa lança instigantes reflexões sobre o que ele chama de “teatro estático” ou ainda “teatro do êxtase”. Em meio a outras colocações, tais como, a criação dramática e a cultura da época, a diferença entre o romance e o drama, e mesmo a arte de representar, ele chama de teatro estático aquele em que o enredo dramático não constitui ação; é um teatro em que as personagens não agem nem se deslocam, nem dialogam sobre deslocarem-se, mas nem sequer têm sentidos capazes de produzir uma ação; onde não há conflito nem perfeito enredo.Universidade Federal de Goiás2015-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/artce/article/view/34772Art on Stage Journal; Vol. 1 No. 2 (2015): Revista Arte da Cena; 120-129Arte de la Escena; Vol. 1 Núm. 2 (2015): Revista Arte da Cena; 120-129Arte da Cena (Art on Stage); v. 1 n. 2 (2015): Revista Arte da Cena; 120-1292358-6060reponame:Arte da Cenainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/artce/article/view/34772/18317Copyright (c) 2023 Maria Lúcia Fabrinihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFabrini, Maria Lúcia2023-08-21T14:40:10Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/34772Revistahttps://www.revistas.ufg.br/artce/PUBhttps://www.revistas.ufg.br/artce/oaiartedacena@gmail.com||2358-60602358-6060opendoar:2023-08-21T14:40:10Arte da Cena - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv O Teatro Anímico de Fernando Pessoa
title O Teatro Anímico de Fernando Pessoa
spellingShingle O Teatro Anímico de Fernando Pessoa
Fabrini, Maria Lúcia
Teatro Anímico
Fernando Pessoa
Psicologia Arquetípica
Mito
title_short O Teatro Anímico de Fernando Pessoa
title_full O Teatro Anímico de Fernando Pessoa
title_fullStr O Teatro Anímico de Fernando Pessoa
title_full_unstemmed O Teatro Anímico de Fernando Pessoa
title_sort O Teatro Anímico de Fernando Pessoa
author Fabrini, Maria Lúcia
author_facet Fabrini, Maria Lúcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fabrini, Maria Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro Anímico
Fernando Pessoa
Psicologia Arquetípica
Mito
topic Teatro Anímico
Fernando Pessoa
Psicologia Arquetípica
Mito
description Nos textos em prosa sobre Estética, Fernando Pessoa lança instigantes reflexões sobre o que ele chama de “teatro estático” ou ainda “teatro do êxtase”. Em meio a outras colocações, tais como, a criação dramática e a cultura da época, a diferença entre o romance e o drama, e mesmo a arte de representar, ele chama de teatro estático aquele em que o enredo dramático não constitui ação; é um teatro em que as personagens não agem nem se deslocam, nem dialogam sobre deslocarem-se, mas nem sequer têm sentidos capazes de produzir uma ação; onde não há conflito nem perfeito enredo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/artce/article/view/34772
url https://revistas.ufg.br/artce/article/view/34772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/artce/article/view/34772/18317
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Maria Lúcia Fabrini
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Maria Lúcia Fabrini
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Art on Stage Journal; Vol. 1 No. 2 (2015): Revista Arte da Cena; 120-129
Arte de la Escena; Vol. 1 Núm. 2 (2015): Revista Arte da Cena; 120-129
Arte da Cena (Art on Stage); v. 1 n. 2 (2015): Revista Arte da Cena; 120-129
2358-6060
reponame:Arte da Cena
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Arte da Cena
collection Arte da Cena
repository.name.fl_str_mv Arte da Cena - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv artedacena@gmail.com||
_version_ 1797068725217656832