Evaluation of the empathic skills of nursing students with respect to the classes they are attending
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica de Enfermagem |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fen/article/view/7442 |
Resumo: | Estudo descritivo, comparativo desenvolvido com o objetivo de avaliar as habilidades de empatia dos estudantes do Departamento de Enfermagem da Escola de Ciências da Saúde da Universidade de Sakarya/Turquia. Trabalhou-se com amostra composta de 104 estudantes que fizeram parte do estudo, respondendo a formulário com 22 questões entre os anos de 2006/2007. No instrumento de coleta de dados constava ainda o “Formulário B da Escala de Habilidade de Empatia” de Dökmen (1988) para testar a validade e confiabilidade do mesmo em nosso país. Na avaliação, percentual, teste ‘t’ e teste “Mann Whitney U” foram empregados. A média dos pontos da habilidade de empatia dos estudantes incluídos no estudo encontrada foi de 139.45 ± 20.47. De acordo com os resultados do estudo, os registros da habilidade de empatia dos estudantes do primeiro ano estão acima se comparados com as turmas do segundo e terceiro anos. Este caso pode depender do fato de que as aulas de comunicação são mais intensivas neste ano. Novamente, o aumento dos pontos da habilidade de empatia no quarto ano nos fez concluir que as oportunidades de aplicação nas aulas de Enfermagem Psiquiátrica, obtidas neste ano, tem sido eficazes no desenvolvimento da habilidade de empatia dos estudantes. Palavras chave: Empatia; Habilidade; Estudantes de enfermagem; Educação em enfermagem. |
id |
UFG-13_8d5293b6e32bc3ac80ea6a9a9655ba4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/7442 |
network_acronym_str |
UFG-13 |
network_name_str |
Revista Eletrônica de Enfermagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Evaluation of the empathic skills of nursing students with respect to the classes they are attendingEvaluación de la habilidad de empatía de los estudiantes en relación a los grupos por ellos asistidosAvaliação da habilidade de empatia dos estudantes em relação aos grupos por eles assistidosEmpathySkillNursing studentsNursing education.EmpatíaHabilidadEstudiantes de enfermagemEducacíon en Enfermería.EmpatiaHabilidadeEstudantes de enfermagemEducação em enfermagem Estudo descritivo, comparativo desenvolvido com o objetivo de avaliar as habilidades de empatia dos estudantes do Departamento de Enfermagem da Escola de Ciências da Saúde da Universidade de Sakarya/Turquia. Trabalhou-se com amostra composta de 104 estudantes que fizeram parte do estudo, respondendo a formulário com 22 questões entre os anos de 2006/2007. No instrumento de coleta de dados constava ainda o “Formulário B da Escala de Habilidade de Empatia” de Dökmen (1988) para testar a validade e confiabilidade do mesmo em nosso país. Na avaliação, percentual, teste ‘t’ e teste “Mann Whitney U” foram empregados. A média dos pontos da habilidade de empatia dos estudantes incluídos no estudo encontrada foi de 139.45 ± 20.47. De acordo com os resultados do estudo, os registros da habilidade de empatia dos estudantes do primeiro ano estão acima se comparados com as turmas do segundo e terceiro anos. Este caso pode depender do fato de que as aulas de comunicação são mais intensivas neste ano. Novamente, o aumento dos pontos da habilidade de empatia no quarto ano nos fez concluir que as oportunidades de aplicação nas aulas de Enfermagem Psiquiátrica, obtidas neste ano, tem sido eficazes no desenvolvimento da habilidade de empatia dos estudantes. Palavras chave: Empatia; Habilidade; Estudantes de enfermagem; Educação em enfermagem.Estudio descriptivo, comparativo desarrollado con el objetivo de evaluar las habilidades de empatía de los estudiantes del Departamento de Enfermería de la Escuela de Ciencias de la Salud de la Universidad de Sakarya/Turquía. Se trabajó con muestra compuesta de 104 estudiantes que hicieron parte del estudio, respondiendo a encuesta con 22 cuestiones entre los años 2006/2007. En el instrumento de recolección de datos constaba aún el “Encuesta B de la Escala de Habilidad de Empatía” de Dökmen (1988) para verificar la validad y confiabilidad del mismo en nuestro país. En la evaluación, porcentual, test ‘t’ y test “Mann Whitney U” fueron empleados. El promedio de puntos de la habilidad de empatía de los estudiantes incluidos en el estudio encontrada fue de 139.45 ± 20.47. De acuerdo con los resultados del estudio, los registros de la habilidad de empatía de los estudiantes del primer año están superior si son comparados con los grupos del segundo y tercer años. Este caso puede depender del hecho de que las clases de comunicación son más intensivas en este año. Nuevamente, el aumento de los puntos de la habilidad de empatía en el cuarto año nos hizo concluir que las oportunidades de aplicación en las clases de Enfermería Psiquiátrica, obtenidas en este año, han sido eficaces en el desarrollo de la habilidad de empatía de los estudiantes. Palabras clave: Empatía; Habilidad; Estudiantes de enfermagem; Educacíon en Enfermería.Estudo descritivo, comparativo desenvolvido com o objetivo de avaliar as habilidades de empatia dos estudantes do Departamento de Enfermagem da Escola de Ciências da Saúde da Universidade de Sakarya/Turquia. Trabalhou-se com amostra composta de 104 estudantes que fizeram parte do estudo, respondendo a formulário com 22 questões entre os anos de 2006/2007. No instrumento de coleta de dados constava ainda o “Formulário B da Escala de Habilidade de Empatia” de Dökmen (1988) para testar a validade e confiabilidade do mesmo em nosso país. Na avaliação, percentual, teste ‘t’ e teste “Mann Whitney U” foram empregados. A média dos pontos da habilidade de empatia dos estudantes incluídos no estudo encontrada foi de 139.45 ± 20.47. De acordo com os resultados do estudo, os registros da habilidade de empatia dos estudantes do primeiro ano estão acima se comparados com as turmas do segundo e terceiro anos. Este caso pode depender do fato de que as aulas de comunicação são mais intensivas neste ano. Novamente, o aumento dos pontos da habilidade de empatia no quarto ano nos fez concluir que as oportunidades de aplicação nas aulas de Enfermagem Psiquiátrica, obtidas neste ano, tem sido eficazes no desenvolvimento da habilidade de empatia dos estudantes. Palavras chave: Empatia; Habilidade; Estudantes de enfermagem; Educação em enfermagem.Faculdade de Enfermagem da UFG2009-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fen/article/view/744210.5216/ree.v9i3.7442Revista Eletrônica de Enfermagem; Vol. 9 No. 3 (2007)Revista Eletrônica de Enfermagem; v. 9 n. 3 (2007)1518-1944reponame:Revista Eletrônica de Enfermageminstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGengporhttps://revistas.ufg.br/fen/article/view/7442/5277https://revistas.ufg.br/fen/article/view/7442/5281Ç?nar, NursanCevahir, Reyhan?ahin, SevilSözeri, CefariyeKu?uo?lu, Semainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-11T00:35:18Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/7442Revistahttps://revistas.ufg.br/fenPUBhttps://revistas.ufg.br/fen/oairee.fen@ufg.br1518-19441518-1944opendoar:2020-08-11T00:35:18Revista Eletrônica de Enfermagem - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Evaluation of the empathic skills of nursing students with respect to the classes they are attending Evaluación de la habilidad de empatía de los estudiantes en relación a los grupos por ellos asistidos Avaliação da habilidade de empatia dos estudantes em relação aos grupos por eles assistidos |
title |
Evaluation of the empathic skills of nursing students with respect to the classes they are attending |
spellingShingle |
Evaluation of the empathic skills of nursing students with respect to the classes they are attending Ç?nar, Nursan Empathy Skill Nursing students Nursing education. Empatía Habilidad Estudiantes de enfermagem Educacíon en Enfermería. Empatia Habilidade Estudantes de enfermagem Educação em enfermagem |
title_short |
Evaluation of the empathic skills of nursing students with respect to the classes they are attending |
title_full |
Evaluation of the empathic skills of nursing students with respect to the classes they are attending |
title_fullStr |
Evaluation of the empathic skills of nursing students with respect to the classes they are attending |
title_full_unstemmed |
Evaluation of the empathic skills of nursing students with respect to the classes they are attending |
title_sort |
Evaluation of the empathic skills of nursing students with respect to the classes they are attending |
author |
Ç?nar, Nursan |
author_facet |
Ç?nar, Nursan Cevahir, Reyhan ?ahin, Sevil Sözeri, Cefariye Ku?uo?lu, Sema |
author_role |
author |
author2 |
Cevahir, Reyhan ?ahin, Sevil Sözeri, Cefariye Ku?uo?lu, Sema |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ç?nar, Nursan Cevahir, Reyhan ?ahin, Sevil Sözeri, Cefariye Ku?uo?lu, Sema |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empathy Skill Nursing students Nursing education. Empatía Habilidad Estudiantes de enfermagem Educacíon en Enfermería. Empatia Habilidade Estudantes de enfermagem Educação em enfermagem |
topic |
Empathy Skill Nursing students Nursing education. Empatía Habilidad Estudiantes de enfermagem Educacíon en Enfermería. Empatia Habilidade Estudantes de enfermagem Educação em enfermagem |
description |
Estudo descritivo, comparativo desenvolvido com o objetivo de avaliar as habilidades de empatia dos estudantes do Departamento de Enfermagem da Escola de Ciências da Saúde da Universidade de Sakarya/Turquia. Trabalhou-se com amostra composta de 104 estudantes que fizeram parte do estudo, respondendo a formulário com 22 questões entre os anos de 2006/2007. No instrumento de coleta de dados constava ainda o “Formulário B da Escala de Habilidade de Empatia” de Dökmen (1988) para testar a validade e confiabilidade do mesmo em nosso país. Na avaliação, percentual, teste ‘t’ e teste “Mann Whitney U” foram empregados. A média dos pontos da habilidade de empatia dos estudantes incluídos no estudo encontrada foi de 139.45 ± 20.47. De acordo com os resultados do estudo, os registros da habilidade de empatia dos estudantes do primeiro ano estão acima se comparados com as turmas do segundo e terceiro anos. Este caso pode depender do fato de que as aulas de comunicação são mais intensivas neste ano. Novamente, o aumento dos pontos da habilidade de empatia no quarto ano nos fez concluir que as oportunidades de aplicação nas aulas de Enfermagem Psiquiátrica, obtidas neste ano, tem sido eficazes no desenvolvimento da habilidade de empatia dos estudantes. Palavras chave: Empatia; Habilidade; Estudantes de enfermagem; Educação em enfermagem. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-09-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fen/article/view/7442 10.5216/ree.v9i3.7442 |
url |
https://revistas.ufg.br/fen/article/view/7442 |
identifier_str_mv |
10.5216/ree.v9i3.7442 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fen/article/view/7442/5277 https://revistas.ufg.br/fen/article/view/7442/5281 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Enfermagem da UFG |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Enfermagem da UFG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica de Enfermagem; Vol. 9 No. 3 (2007) Revista Eletrônica de Enfermagem; v. 9 n. 3 (2007) 1518-1944 reponame:Revista Eletrônica de Enfermagem instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Revista Eletrônica de Enfermagem |
collection |
Revista Eletrônica de Enfermagem |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica de Enfermagem - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
ree.fen@ufg.br |
_version_ |
1797049165938688000 |