Evaluation of the empathic skills of nursing students with respect to the classes they are attending

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ç?nar, Nursan
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Cevahir, Reyhan, ?ahin, Sevil, Sözeri, Cefariye, Ku?uo?lu, Sema
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista Eletrônica de Enfermagem
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/7442
Resumo:  Estudo descritivo, comparativo desenvolvido com o objetivo de avaliar as habilidades de empatia dos estudantes do Departamento de Enfermagem da Escola de Ciências da Saúde da Universidade de Sakarya/Turquia.  Trabalhou-se com amostra composta de 104 estudantes que fizeram parte do estudo, respondendo a formulário com 22 questões entre os anos de 2006/2007. No instrumento de coleta de dados constava ainda o “Formulário B da Escala de Habilidade de Empatia” de Dökmen (1988) para testar a validade e confiabilidade do mesmo em nosso país. Na avaliação, percentual, teste ‘t’ e teste “Mann Whitney U” foram empregados. A média dos pontos da habilidade de empatia dos estudantes incluídos no estudo encontrada foi de 139.45  ± 20.47. De acordo com os resultados do estudo, os registros da habilidade de empatia dos estudantes do primeiro ano estão acima se comparados com as turmas do segundo e terceiro anos.  Este caso pode depender do fato de que as aulas de comunicação são mais intensivas neste ano. Novamente, o aumento dos pontos da habilidade de empatia no quarto ano nos fez concluir que as oportunidades de aplicação nas aulas de Enfermagem Psiquiátrica, obtidas neste ano, tem sido eficazes no desenvolvimento da habilidade de empatia dos estudantes. Palavras chave: Empatia; Habilidade; Estudantes de enfermagem; Educação em enfermagem.
id UFG-13_8d5293b6e32bc3ac80ea6a9a9655ba4c
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/7442
network_acronym_str UFG-13
network_name_str Revista Eletrônica de Enfermagem
repository_id_str
spelling Evaluation of the empathic skills of nursing students with respect to the classes they are attendingEvaluación de la habilidad de empatía de los estudiantes en relación a los grupos por ellos asistidosAvaliação da habilidade de empatia dos estudantes em relação aos grupos por eles assistidosEmpathySkillNursing studentsNursing education.EmpatíaHabilidadEstudiantes de enfermagemEducacíon en Enfermería.EmpatiaHabilidadeEstudantes de enfermagemEducação em enfermagem Estudo descritivo, comparativo desenvolvido com o objetivo de avaliar as habilidades de empatia dos estudantes do Departamento de Enfermagem da Escola de Ciências da Saúde da Universidade de Sakarya/Turquia.  Trabalhou-se com amostra composta de 104 estudantes que fizeram parte do estudo, respondendo a formulário com 22 questões entre os anos de 2006/2007. No instrumento de coleta de dados constava ainda o “Formulário B da Escala de Habilidade de Empatia” de Dökmen (1988) para testar a validade e confiabilidade do mesmo em nosso país. Na avaliação, percentual, teste ‘t’ e teste “Mann Whitney U” foram empregados. A média dos pontos da habilidade de empatia dos estudantes incluídos no estudo encontrada foi de 139.45  ± 20.47. De acordo com os resultados do estudo, os registros da habilidade de empatia dos estudantes do primeiro ano estão acima se comparados com as turmas do segundo e terceiro anos.  Este caso pode depender do fato de que as aulas de comunicação são mais intensivas neste ano. Novamente, o aumento dos pontos da habilidade de empatia no quarto ano nos fez concluir que as oportunidades de aplicação nas aulas de Enfermagem Psiquiátrica, obtidas neste ano, tem sido eficazes no desenvolvimento da habilidade de empatia dos estudantes. Palavras chave: Empatia; Habilidade; Estudantes de enfermagem; Educação em enfermagem.Estudio descriptivo, comparativo desarrollado con el objetivo de evaluar las habilidades de empatía de los estudiantes del Departamento de Enfermería de la Escuela de Ciencias de la Salud de la Universidad de Sakarya/Turquía.  Se trabajó con muestra compuesta de 104 estudiantes que hicieron parte del estudio, respondiendo a encuesta con 22 cuestiones entre los años  2006/2007. En el instrumento de recolección de datos constaba aún el “Encuesta B de la Escala de Habilidad de Empatía” de Dökmen (1988) para verificar la validad y confiabilidad del mismo en nuestro país. En la evaluación, porcentual, test ‘t’ y test “Mann Whitney U” fueron empleados. El promedio de puntos de la habilidad de empatía de los estudiantes incluidos en el estudio encontrada fue de 139.45  ± 20.47. De acuerdo con los resultados del estudio, los registros de la habilidad de empatía de los estudiantes del primer año están superior si son comparados con los grupos del segundo y tercer años.  Este caso puede depender del hecho de que las clases de comunicación son más intensivas en este año. Nuevamente, el aumento de los puntos de la habilidad de empatía en el cuarto año nos hizo concluir que las oportunidades de aplicación en las clases de Enfermería Psiquiátrica, obtenidas en este año, han sido eficaces en el desarrollo de la habilidad de empatía de los estudiantes. Palabras clave: Empatía; Habilidad; Estudiantes de enfermagem; Educacíon en Enfermería.Estudo descritivo, comparativo desenvolvido com o objetivo de avaliar as habilidades de empatia dos estudantes do Departamento de Enfermagem da Escola de Ciências da Saúde da Universidade de Sakarya/Turquia.  Trabalhou-se com amostra composta de 104 estudantes que fizeram parte do estudo, respondendo a formulário com 22 questões entre os anos de 2006/2007. No instrumento de coleta de dados constava ainda o “Formulário B da Escala de Habilidade de Empatia” de Dökmen (1988) para testar a validade e confiabilidade do mesmo em nosso país. Na avaliação, percentual, teste ‘t’ e teste “Mann Whitney U” foram empregados. A média dos pontos da habilidade de empatia dos estudantes incluídos no estudo encontrada foi de 139.45  ± 20.47. De acordo com os resultados do estudo, os registros da habilidade de empatia dos estudantes do primeiro ano estão acima se comparados com as turmas do segundo e terceiro anos.  Este caso pode depender do fato de que as aulas de comunicação são mais intensivas neste ano. Novamente, o aumento dos pontos da habilidade de empatia no quarto ano nos fez concluir que as oportunidades de aplicação nas aulas de Enfermagem Psiquiátrica, obtidas neste ano, tem sido eficazes no desenvolvimento da habilidade de empatia dos estudantes. Palavras chave: Empatia; Habilidade; Estudantes de enfermagem; Educação em enfermagem.Faculdade de Enfermagem da UFG2009-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fen/article/view/744210.5216/ree.v9i3.7442Revista Eletrônica de Enfermagem; Vol. 9 No. 3 (2007)Revista Eletrônica de Enfermagem; v. 9 n. 3 (2007)1518-1944reponame:Revista Eletrônica de Enfermageminstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGengporhttps://revistas.ufg.br/fen/article/view/7442/5277https://revistas.ufg.br/fen/article/view/7442/5281Ç?nar, NursanCevahir, Reyhan?ahin, SevilSözeri, CefariyeKu?uo?lu, Semainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-11T00:35:18Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/7442Revistahttps://revistas.ufg.br/fenPUBhttps://revistas.ufg.br/fen/oairee.fen@ufg.br1518-19441518-1944opendoar:2020-08-11T00:35:18Revista Eletrônica de Enfermagem - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv Evaluation of the empathic skills of nursing students with respect to the classes they are attending
Evaluación de la habilidad de empatía de los estudiantes en relación a los grupos por ellos asistidos
Avaliação da habilidade de empatia dos estudantes em relação aos grupos por eles assistidos
title Evaluation of the empathic skills of nursing students with respect to the classes they are attending
spellingShingle Evaluation of the empathic skills of nursing students with respect to the classes they are attending
Ç?nar, Nursan
Empathy
Skill
Nursing students
Nursing education.
Empatía
Habilidad
Estudiantes de enfermagem
Educacíon en Enfermería.
Empatia
Habilidade
Estudantes de enfermagem
Educação em enfermagem
title_short Evaluation of the empathic skills of nursing students with respect to the classes they are attending
title_full Evaluation of the empathic skills of nursing students with respect to the classes they are attending
title_fullStr Evaluation of the empathic skills of nursing students with respect to the classes they are attending
title_full_unstemmed Evaluation of the empathic skills of nursing students with respect to the classes they are attending
title_sort Evaluation of the empathic skills of nursing students with respect to the classes they are attending
author Ç?nar, Nursan
author_facet Ç?nar, Nursan
Cevahir, Reyhan
?ahin, Sevil
Sözeri, Cefariye
Ku?uo?lu, Sema
author_role author
author2 Cevahir, Reyhan
?ahin, Sevil
Sözeri, Cefariye
Ku?uo?lu, Sema
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ç?nar, Nursan
Cevahir, Reyhan
?ahin, Sevil
Sözeri, Cefariye
Ku?uo?lu, Sema
dc.subject.por.fl_str_mv Empathy
Skill
Nursing students
Nursing education.
Empatía
Habilidad
Estudiantes de enfermagem
Educacíon en Enfermería.
Empatia
Habilidade
Estudantes de enfermagem
Educação em enfermagem
topic Empathy
Skill
Nursing students
Nursing education.
Empatía
Habilidad
Estudiantes de enfermagem
Educacíon en Enfermería.
Empatia
Habilidade
Estudantes de enfermagem
Educação em enfermagem
description  Estudo descritivo, comparativo desenvolvido com o objetivo de avaliar as habilidades de empatia dos estudantes do Departamento de Enfermagem da Escola de Ciências da Saúde da Universidade de Sakarya/Turquia.  Trabalhou-se com amostra composta de 104 estudantes que fizeram parte do estudo, respondendo a formulário com 22 questões entre os anos de 2006/2007. No instrumento de coleta de dados constava ainda o “Formulário B da Escala de Habilidade de Empatia” de Dökmen (1988) para testar a validade e confiabilidade do mesmo em nosso país. Na avaliação, percentual, teste ‘t’ e teste “Mann Whitney U” foram empregados. A média dos pontos da habilidade de empatia dos estudantes incluídos no estudo encontrada foi de 139.45  ± 20.47. De acordo com os resultados do estudo, os registros da habilidade de empatia dos estudantes do primeiro ano estão acima se comparados com as turmas do segundo e terceiro anos.  Este caso pode depender do fato de que as aulas de comunicação são mais intensivas neste ano. Novamente, o aumento dos pontos da habilidade de empatia no quarto ano nos fez concluir que as oportunidades de aplicação nas aulas de Enfermagem Psiquiátrica, obtidas neste ano, tem sido eficazes no desenvolvimento da habilidade de empatia dos estudantes. Palavras chave: Empatia; Habilidade; Estudantes de enfermagem; Educação em enfermagem.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fen/article/view/7442
10.5216/ree.v9i3.7442
url https://revistas.ufg.br/fen/article/view/7442
identifier_str_mv 10.5216/ree.v9i3.7442
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fen/article/view/7442/5277
https://revistas.ufg.br/fen/article/view/7442/5281
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Enfermagem da UFG
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Enfermagem da UFG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica de Enfermagem; Vol. 9 No. 3 (2007)
Revista Eletrônica de Enfermagem; v. 9 n. 3 (2007)
1518-1944
reponame:Revista Eletrônica de Enfermagem
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Revista Eletrônica de Enfermagem
collection Revista Eletrônica de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica de Enfermagem - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ree.fen@ufg.br
_version_ 1797049165938688000