HOLISMO SÓ NA TEORIA: A TRAMA DOS SENTIMENTOS DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM SOBRE SUA FORMAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ESPERIDIÃO, ELIZABETH
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica de Enfermagem
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/731
Resumo: As tendências atuais na capacitação de recursos humanos apontam para o desenvolvimento de profissionais com uma postura crítica e reflexiva, com habilidades que vão além dos aspectos técnicos, constituindo-se um grande desafio para as instituições formadoras. Na formação do enfermeiro notamos também esse movimento e apesar do amplo discurso da integralidade do ser humano, acreditamos que a dimensão técnica é ainda mais enfatizada, desconsiderando a necessidade de instrumentalizar o processo de crescimento interno do profissional. Entendemos que não há como desvincular a dimensão profissional da pessoal, ou seja, a pessoa reside no ser profissional e o profissional integra a pessoa humana, de forma dialética. A partir de um referencial humanístico, desenvolvemos este estudo em uma abordagem qualitativa, com o objetivo de identificar e analisar as percepções e os sentimentos do aluno do curso de graduação em Enfermagem, com relação à sua formação como pessoa/profissional. Os dados foram coletados através de entrevistas individuais com acadêmicos da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás, cujas falas foram submetidas a análise temática de conteúdo. Os resultados revelaram que os alunos percebem a formação acadêmica centrada em conhecimentos técnico-científicos, voltados especialmente ao atendimento das necessidades daqueles que vão ser assistidos, sem considerar a pessoa que os assiste, além de sinalizar que a trajetória acadêmica é permeada por vários sentimentos que aparecem em função das experiências ocorridas ao longo dela. Ficou evidenciado ainda que, em situações específicas, principalmente ligadas à área de saúde mental, o aluno tem tido a oportunidade de expressar e lidar com seus próprios sentimentos. Consideramos que esta pesquisa oferece elementos importantes a serem repensados pelas Escolas de Enfermagem, visando a formação do aluno como pessoa integral e integrada em suas ações.
id UFG-13_c489a32395598bccecb54469e25cb363
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/731
network_acronym_str UFG-13
network_name_str Revista Eletrônica de Enfermagem
repository_id_str
spelling HOLISMO SÓ NA TEORIA: A TRAMA DOS SENTIMENTOS DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM SOBRE SUA FORMAÇÃOAs tendências atuais na capacitação de recursos humanos apontam para o desenvolvimento de profissionais com uma postura crítica e reflexiva, com habilidades que vão além dos aspectos técnicos, constituindo-se um grande desafio para as instituições formadoras. Na formação do enfermeiro notamos também esse movimento e apesar do amplo discurso da integralidade do ser humano, acreditamos que a dimensão técnica é ainda mais enfatizada, desconsiderando a necessidade de instrumentalizar o processo de crescimento interno do profissional. Entendemos que não há como desvincular a dimensão profissional da pessoal, ou seja, a pessoa reside no ser profissional e o profissional integra a pessoa humana, de forma dialética. A partir de um referencial humanístico, desenvolvemos este estudo em uma abordagem qualitativa, com o objetivo de identificar e analisar as percepções e os sentimentos do aluno do curso de graduação em Enfermagem, com relação à sua formação como pessoa/profissional. Os dados foram coletados através de entrevistas individuais com acadêmicos da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás, cujas falas foram submetidas a análise temática de conteúdo. Os resultados revelaram que os alunos percebem a formação acadêmica centrada em conhecimentos técnico-científicos, voltados especialmente ao atendimento das necessidades daqueles que vão ser assistidos, sem considerar a pessoa que os assiste, além de sinalizar que a trajetória acadêmica é permeada por vários sentimentos que aparecem em função das experiências ocorridas ao longo dela. Ficou evidenciado ainda que, em situações específicas, principalmente ligadas à área de saúde mental, o aluno tem tido a oportunidade de expressar e lidar com seus próprios sentimentos. Consideramos que esta pesquisa oferece elementos importantes a serem repensados pelas Escolas de Enfermagem, visando a formação do aluno como pessoa integral e integrada em suas ações.Faculdade de Enfermagem da UFG2006-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttps://revistas.ufg.br/fen/article/view/731Revista Eletrônica de Enfermagem; Vol. 4 No. 1 (2002); 731Revista Eletrônica de Enfermagem; v. 4 n. 1 (2002); 7311518-1944reponame:Revista Eletrônica de Enfermageminstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fen/article/view/731/791Copyright (c) 2006 Revista Eletrônica de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessESPERIDIÃO, ELIZABETH2024-02-08T12:00:25Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/731Revistahttps://revistas.ufg.br/fenPUBhttps://revistas.ufg.br/fen/oairee.fen@ufg.br1518-19441518-1944opendoar:2024-02-08T12:00:25Revista Eletrônica de Enfermagem - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv HOLISMO SÓ NA TEORIA: A TRAMA DOS SENTIMENTOS DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM SOBRE SUA FORMAÇÃO
title HOLISMO SÓ NA TEORIA: A TRAMA DOS SENTIMENTOS DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM SOBRE SUA FORMAÇÃO
spellingShingle HOLISMO SÓ NA TEORIA: A TRAMA DOS SENTIMENTOS DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM SOBRE SUA FORMAÇÃO
ESPERIDIÃO, ELIZABETH
title_short HOLISMO SÓ NA TEORIA: A TRAMA DOS SENTIMENTOS DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM SOBRE SUA FORMAÇÃO
title_full HOLISMO SÓ NA TEORIA: A TRAMA DOS SENTIMENTOS DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM SOBRE SUA FORMAÇÃO
title_fullStr HOLISMO SÓ NA TEORIA: A TRAMA DOS SENTIMENTOS DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM SOBRE SUA FORMAÇÃO
title_full_unstemmed HOLISMO SÓ NA TEORIA: A TRAMA DOS SENTIMENTOS DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM SOBRE SUA FORMAÇÃO
title_sort HOLISMO SÓ NA TEORIA: A TRAMA DOS SENTIMENTOS DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM SOBRE SUA FORMAÇÃO
author ESPERIDIÃO, ELIZABETH
author_facet ESPERIDIÃO, ELIZABETH
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ESPERIDIÃO, ELIZABETH
description As tendências atuais na capacitação de recursos humanos apontam para o desenvolvimento de profissionais com uma postura crítica e reflexiva, com habilidades que vão além dos aspectos técnicos, constituindo-se um grande desafio para as instituições formadoras. Na formação do enfermeiro notamos também esse movimento e apesar do amplo discurso da integralidade do ser humano, acreditamos que a dimensão técnica é ainda mais enfatizada, desconsiderando a necessidade de instrumentalizar o processo de crescimento interno do profissional. Entendemos que não há como desvincular a dimensão profissional da pessoal, ou seja, a pessoa reside no ser profissional e o profissional integra a pessoa humana, de forma dialética. A partir de um referencial humanístico, desenvolvemos este estudo em uma abordagem qualitativa, com o objetivo de identificar e analisar as percepções e os sentimentos do aluno do curso de graduação em Enfermagem, com relação à sua formação como pessoa/profissional. Os dados foram coletados através de entrevistas individuais com acadêmicos da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás, cujas falas foram submetidas a análise temática de conteúdo. Os resultados revelaram que os alunos percebem a formação acadêmica centrada em conhecimentos técnico-científicos, voltados especialmente ao atendimento das necessidades daqueles que vão ser assistidos, sem considerar a pessoa que os assiste, além de sinalizar que a trajetória acadêmica é permeada por vários sentimentos que aparecem em função das experiências ocorridas ao longo dela. Ficou evidenciado ainda que, em situações específicas, principalmente ligadas à área de saúde mental, o aluno tem tido a oportunidade de expressar e lidar com seus próprios sentimentos. Consideramos que esta pesquisa oferece elementos importantes a serem repensados pelas Escolas de Enfermagem, visando a formação do aluno como pessoa integral e integrada em suas ações.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fen/article/view/731
url https://revistas.ufg.br/fen/article/view/731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fen/article/view/731/791
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2006 Revista Eletrônica de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2006 Revista Eletrônica de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Enfermagem da UFG
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Enfermagem da UFG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica de Enfermagem; Vol. 4 No. 1 (2002); 731
Revista Eletrônica de Enfermagem; v. 4 n. 1 (2002); 731
1518-1944
reponame:Revista Eletrônica de Enfermagem
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Revista Eletrônica de Enfermagem
collection Revista Eletrônica de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica de Enfermagem - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ree.fen@ufg.br
_version_ 1797049163164155905