A PESQUISA CIENTÍFICA COMO METODOLOGIA NO ENSINO JURÍDICO

Bibliographic Details
Main Author: dos Santos, Nivaldo
Publication Date: 2015
Other Authors: Alexandre Ribeiro Santana, Thiago
Format: Article
Language: por
Source: Revista da Faculdade de Direito da UFG (Online)
Download full: https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/10028
Summary: Resumo:O artigo sustenta a tese da educação pela pesquisa. O texto parte de uma análise da atual realidade do ensino jurídico nacional e verifica que dentre os principais problemas da crise institucional da educação jurídica a política didático-pedadógica desenvolvida pelas Faculdades de Direito é a grande responsável pela continuidade dos desempenhos acadêmicos insatisfatórios. A metodologia do ensino jurídico brasileiro é pautada por métodos e técnicas de ensino que interditam uma aprendizagem de alto impacto e reforçam a reprodução acrítica do conhecimento. O estudo constatou que as instituições de ensino jurídico com elevado padrão de qualidade e máxima eficiência didática estão sustentadas por uma plataforma educacional com fundamento metodológico na educação pela pesquisa. A pesquisa como recurso metodológico de ensino cria uma dimensão educacional altamente produtiva e com níveis de excelência acadêmica.Abstract:The article states the thesis of education by research. The text part of an analysis of the current reality of the national legal education and notes that among the main problems of the institutional crisis of juridical education didactic and pedagogic policy developed by Law Schools as largely responsible for the continuation of unsatisfactory academic performance. The methodology of the Brazilian legal education isguided by teaching methods and techniques to interdict a high-impact learning and reinforce the uncritical reproduction of knowledge. The study found that the legal education institutions with high quality standards and maximum teaching efficiency are supported by an educational platform with methodological foundation in education by research. The research as a methodological resource teaching creates a high productive educational dimension and with levels of academic excellence.
id UFG-14_ba8a73b54cc494686de81c5e7b344f24
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/10028
network_acronym_str UFG-14
network_name_str Revista da Faculdade de Direito da UFG (Online)
repository_id_str
spelling A PESQUISA CIENTÍFICA COMO METODOLOGIA NO ENSINO JURÍDICOEducaçãoEnsino JurídicoMetodologia do Ensino JurídicoPesquisa Científica. Resumo:O artigo sustenta a tese da educação pela pesquisa. O texto parte de uma análise da atual realidade do ensino jurídico nacional e verifica que dentre os principais problemas da crise institucional da educação jurídica a política didático-pedadógica desenvolvida pelas Faculdades de Direito é a grande responsável pela continuidade dos desempenhos acadêmicos insatisfatórios. A metodologia do ensino jurídico brasileiro é pautada por métodos e técnicas de ensino que interditam uma aprendizagem de alto impacto e reforçam a reprodução acrítica do conhecimento. O estudo constatou que as instituições de ensino jurídico com elevado padrão de qualidade e máxima eficiência didática estão sustentadas por uma plataforma educacional com fundamento metodológico na educação pela pesquisa. A pesquisa como recurso metodológico de ensino cria uma dimensão educacional altamente produtiva e com níveis de excelência acadêmica.Abstract:The article states the thesis of education by research. The text part of an analysis of the current reality of the national legal education and notes that among the main problems of the institutional crisis of juridical education didactic and pedagogic policy developed by Law Schools as largely responsible for the continuation of unsatisfactory academic performance. The methodology of the Brazilian legal education isguided by teaching methods and techniques to interdict a high-impact learning and reinforce the uncritical reproduction of knowledge. The study found that the legal education institutions with high quality standards and maximum teaching efficiency are supported by an educational platform with methodological foundation in education by research. The research as a methodological resource teaching creates a high productive educational dimension and with levels of academic excellence.Universidade Federal de Goiás2015-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por "double-blind review"pesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/revfd/article/view/1002810.5216/rfd.v38i2.10028Revista Facultad de Derecho UFG; Vol. 38 Núm. 2 (2014); 284-302Magazine de la faculté de droit UFG; Vol. 38 No. 2 (2014); 284-302Revista da Faculdade de Direito da UFG; v. 38 n. 2 (2014); 284-3020101-7187reponame:Revista da Faculdade de Direito da UFG (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/revfd/article/view/10028/22825Copyright (c) 2015 Revista da Faculdade de Direito da UFGinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, NivaldoAlexandre Ribeiro Santana, Thiago2017-07-18T16:49:42Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/10028Revistahttps://revistas.ufg.br/revfdPUBhttps://revistas.ufg.br/revfd/oaimcvidotte@gmail.com || rfdufg@gmail.com2317-67330101-7187opendoar:2017-07-18T16:49:42Revista da Faculdade de Direito da UFG (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv A PESQUISA CIENTÍFICA COMO METODOLOGIA NO ENSINO JURÍDICO
title A PESQUISA CIENTÍFICA COMO METODOLOGIA NO ENSINO JURÍDICO
spellingShingle A PESQUISA CIENTÍFICA COMO METODOLOGIA NO ENSINO JURÍDICO
dos Santos, Nivaldo
Educação
Ensino Jurídico
Metodologia do Ensino Jurídico
Pesquisa Científica.
title_short A PESQUISA CIENTÍFICA COMO METODOLOGIA NO ENSINO JURÍDICO
title_full A PESQUISA CIENTÍFICA COMO METODOLOGIA NO ENSINO JURÍDICO
title_fullStr A PESQUISA CIENTÍFICA COMO METODOLOGIA NO ENSINO JURÍDICO
title_full_unstemmed A PESQUISA CIENTÍFICA COMO METODOLOGIA NO ENSINO JURÍDICO
title_sort A PESQUISA CIENTÍFICA COMO METODOLOGIA NO ENSINO JURÍDICO
author dos Santos, Nivaldo
author_facet dos Santos, Nivaldo
Alexandre Ribeiro Santana, Thiago
author_role author
author2 Alexandre Ribeiro Santana, Thiago
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Nivaldo
Alexandre Ribeiro Santana, Thiago
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino Jurídico
Metodologia do Ensino Jurídico
Pesquisa Científica.
topic Educação
Ensino Jurídico
Metodologia do Ensino Jurídico
Pesquisa Científica.
description Resumo:O artigo sustenta a tese da educação pela pesquisa. O texto parte de uma análise da atual realidade do ensino jurídico nacional e verifica que dentre os principais problemas da crise institucional da educação jurídica a política didático-pedadógica desenvolvida pelas Faculdades de Direito é a grande responsável pela continuidade dos desempenhos acadêmicos insatisfatórios. A metodologia do ensino jurídico brasileiro é pautada por métodos e técnicas de ensino que interditam uma aprendizagem de alto impacto e reforçam a reprodução acrítica do conhecimento. O estudo constatou que as instituições de ensino jurídico com elevado padrão de qualidade e máxima eficiência didática estão sustentadas por uma plataforma educacional com fundamento metodológico na educação pela pesquisa. A pesquisa como recurso metodológico de ensino cria uma dimensão educacional altamente produtiva e com níveis de excelência acadêmica.Abstract:The article states the thesis of education by research. The text part of an analysis of the current reality of the national legal education and notes that among the main problems of the institutional crisis of juridical education didactic and pedagogic policy developed by Law Schools as largely responsible for the continuation of unsatisfactory academic performance. The methodology of the Brazilian legal education isguided by teaching methods and techniques to interdict a high-impact learning and reinforce the uncritical reproduction of knowledge. The study found that the legal education institutions with high quality standards and maximum teaching efficiency are supported by an educational platform with methodological foundation in education by research. The research as a methodological resource teaching creates a high productive educational dimension and with levels of academic excellence.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliação por "double-blind review"
pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/10028
10.5216/rfd.v38i2.10028
url https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/10028
identifier_str_mv 10.5216/rfd.v38i2.10028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/10028/22825
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista da Faculdade de Direito da UFG
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista da Faculdade de Direito da UFG
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Facultad de Derecho UFG; Vol. 38 Núm. 2 (2014); 284-302
Magazine de la faculté de droit UFG; Vol. 38 No. 2 (2014); 284-302
Revista da Faculdade de Direito da UFG; v. 38 n. 2 (2014); 284-302
0101-7187
reponame:Revista da Faculdade de Direito da UFG (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Revista da Faculdade de Direito da UFG (Online)
collection Revista da Faculdade de Direito da UFG (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Direito da UFG (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv mcvidotte@gmail.com || rfdufg@gmail.com
_version_ 1796798166698295296