Pesquisa científica: qual o papel do professor de direito no estímulo ao perfil investigativo do discente?
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Quaestio Iuris (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/36875 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é analisar o papel do professor do curso de Direito no incentivo à pesquisa científica. Na primeira seção, buscou-se entender o papel do professor nas Instituições de Ensino Superior na formação do profissional do Direito. Posteriormente, avaliou-se como a pesquisa pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem. Por fim, apontou-se o papel do professor como um incentivador a produção científica dentro do curso de Direito. Para tanto, traçou-se uma pesquisa de campo que verificou dados colhidos entre alunos de graduação e pós-graduação, tanto lato como stritco sensu, e apontou a importância do educador no desenvolvimento de trabalhos acadêmicos. Como resultado, obteve-se que o ensino jurídico deve não estar restrito às aulas expositivas e à pesquisa científica se mostrou uma ferramenta necessária para um ensino de maior qualidade. Ademais, o professor deve ser um papel motivador dos alunos na trajetória investigativa, visto ser ele o elo entre o discente e a pesquisa. |
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Pesquisa científica: qual o papel do professor de direito no estímulo ao perfil investigativo do discente?Papel do professorPesquisa CientíficaMetodologia científica.Ensino JurídicoO objetivo deste trabalho é analisar o papel do professor do curso de Direito no incentivo à pesquisa científica. Na primeira seção, buscou-se entender o papel do professor nas Instituições de Ensino Superior na formação do profissional do Direito. Posteriormente, avaliou-se como a pesquisa pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem. Por fim, apontou-se o papel do professor como um incentivador a produção científica dentro do curso de Direito. Para tanto, traçou-se uma pesquisa de campo que verificou dados colhidos entre alunos de graduação e pós-graduação, tanto lato como stritco sensu, e apontou a importância do educador no desenvolvimento de trabalhos acadêmicos. Como resultado, obteve-se que o ensino jurídico deve não estar restrito às aulas expositivas e à pesquisa científica se mostrou uma ferramenta necessária para um ensino de maior qualidade. Ademais, o professor deve ser um papel motivador dos alunos na trajetória investigativa, visto ser ele o elo entre o discente e a pesquisa. Universidade do Estado do Rio de Janeiro2020-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/3687510.12957/rqi.2019.36875REVISTA QUAESTIO IURIS; v. 12 n. 2 (2019): REVISTA QUAESTIO IURIS - VOL. 12, N°02; 95-1031516-03511807-8389reponame:Revista Quaestio Iuris (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/36875/32540Copyright (c) 2020 REVISTA QUAESTIO IURISinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmorim, Rosendo Freitas deDamasceno, Lívia XimenesMatos, Liliane Gonçalves2020-02-28T03:32:39Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/36875Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/quaestioiurisPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/quaestioiuris/oaidanielqueiroz_uerj@infolink.com.br||revistaquaestiojuris@gmail.com1516-03511516-0351opendoar:2020-02-28T03:32:39Revista Quaestio Iuris (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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