Livros didáticos para o ensino de arte: diálogos, práticas e (des)caminhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Gisele Costa Ferreira da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFG
Texto Completo: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2771
Resumo: This work presents issues related to the study of textbooks, pointing out its relevance and comprehensiveness. It highlights the conception about the textbook as a cultural artifact that mediates and transforms our relations with the cultural and symbolic world. It also discusses the implications for the quality, quantity, cost and update of the textbook and signalizes elements and dimensions that must guide the research. A review of the textbook history lies the most common approaches of this line of investigation and highlights the trends that have built the object of interest in this study.mmmmmmmmmmmm Based on the assumption that the matter should be handled in a dialoguebased, arguing with a group of students, questions about how text and images are presented, arranged and sequenced by this educational support. Taking as the guiding principles of action-research and visual culture, the study discusses, as well, perceptions, interpretations and reactions of students in front of the selected parts of the textbook.
id UFG-2_0788d0ab68d10d5aca7b4f69ac0b6d67
oai_identifier_str oai:repositorio.bc.ufg.br:tde/2771
network_acronym_str UFG-2
network_name_str Repositório Institucional da UFG
repository_id_str
spelling TOURINHO, Irenehttp://lattes.cnpq.br/0199098726098947tp://lattes.cnpq.br/5341711050778182SILVA, Gisele Costa Ferreira da2014-07-29T16:27:49Z2009-05-262009-01-23SILVA, Gisele Costa Ferreira da. Textbooks for art teaching: dialogues, practices and (de)railings. 2009. 25 f. Dissertação (Mestrado em Processos e Sistemas Visuais, Educação e Visualidade) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2009.http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2771This work presents issues related to the study of textbooks, pointing out its relevance and comprehensiveness. It highlights the conception about the textbook as a cultural artifact that mediates and transforms our relations with the cultural and symbolic world. It also discusses the implications for the quality, quantity, cost and update of the textbook and signalizes elements and dimensions that must guide the research. A review of the textbook history lies the most common approaches of this line of investigation and highlights the trends that have built the object of interest in this study.mmmmmmmmmmmm Based on the assumption that the matter should be handled in a dialoguebased, arguing with a group of students, questions about how text and images are presented, arranged and sequenced by this educational support. Taking as the guiding principles of action-research and visual culture, the study discusses, as well, perceptions, interpretations and reactions of students in front of the selected parts of the textbook.Este trabalho apresenta questões relacionadas ao estudo de livros didáticos, pontuando sua importância e abrangência. Destaca a concepção de livro didático como um artefato cultural que media e transfigura nossas relações com o mundo simbólico e cultural. Discute as implicações referentes à qualidade, quantidade, custo e atualização do livro didático e sinaliza os elementos e dimensões que devem orientar a pesquisa. Uma revisão da história do livro didático situa as abordagens mais freqüentes desta linha de investigação e destaca as tendências que têm construído o interesse por este objeto de estudo. Parte do pressuposto de que o tema pode ser tratado de forma dialogada, discutindo com um grupo de alunos questões relativas ao modo como texto e imagem são apresentados, organizados e seqüenciados por este suporte educacional. Tomando como orientação os princípios da pesquisa-ação e da cultura visual o estudo discute, também, percepções, interpretações e reações dos alunos frente a partes selecionadas do livro didático.Made available in DSpace on 2014-07-29T16:27:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Gisele Costa Ferreira.pdf: 232345 bytes, checksum: 2a2bc2c61ef04f87527a20ea8b735252 (MD5) Previous issue date: 2009-01-23application/pdfhttp://repositorio.bc.ufg.br/TEDE/retrieve/5693/Dissertacao%20Gisele%20Costa%20Ferreira.pdf.jpgporUniversidade Federal de GoiásMestrado em Cultura VisualUFGBRProcessos e Sistemas Visuais, Educação e Visualidadelivro didáticoarteeducaçãopesquisa-açãotextbookarteducationaction-researchCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOLivros didáticos para o ensino de arte: diálogos, práticas e (des)caminhosTextbooks for art teaching: dialogues, practices and (de)railingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGORIGINALDissertacao Gisele Costa Ferreira.pdfapplication/pdf232345http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/c31c6b21-4d21-455a-b392-5495bca59022/download2a2bc2c61ef04f87527a20ea8b735252MD51THUMBNAILDissertacao Gisele Costa Ferreira.pdf.jpgDissertacao Gisele Costa Ferreira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg5012http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/a116bf39-8ed9-4eb8-8fdf-fa12395b4a5a/downloadff4aa3b01ca6262be47bb0aa7b836091MD52tde/27712014-07-30 03:23:02.117open.accessoai:repositorio.bc.ufg.br:tde/2771http://repositorio.bc.ufg.br/tedeRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.bc.ufg.br/oai/requesttasesdissertacoes.bc@ufg.bropendoar:2014-07-30T06:23:02Repositório Institucional da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.por.fl_str_mv Livros didáticos para o ensino de arte: diálogos, práticas e (des)caminhos
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Textbooks for art teaching: dialogues, practices and (de)railings
title Livros didáticos para o ensino de arte: diálogos, práticas e (des)caminhos
spellingShingle Livros didáticos para o ensino de arte: diálogos, práticas e (des)caminhos
SILVA, Gisele Costa Ferreira da
livro didático
arte
educação
pesquisa-ação
textbook
art
education
action-research
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Livros didáticos para o ensino de arte: diálogos, práticas e (des)caminhos
title_full Livros didáticos para o ensino de arte: diálogos, práticas e (des)caminhos
title_fullStr Livros didáticos para o ensino de arte: diálogos, práticas e (des)caminhos
title_full_unstemmed Livros didáticos para o ensino de arte: diálogos, práticas e (des)caminhos
title_sort Livros didáticos para o ensino de arte: diálogos, práticas e (des)caminhos
author SILVA, Gisele Costa Ferreira da
author_facet SILVA, Gisele Costa Ferreira da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv TOURINHO, Irene
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0199098726098947
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv tp://lattes.cnpq.br/5341711050778182
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Gisele Costa Ferreira da
contributor_str_mv TOURINHO, Irene
dc.subject.por.fl_str_mv livro didático
arte
educação
pesquisa-ação
topic livro didático
arte
educação
pesquisa-ação
textbook
art
education
action-research
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv textbook
art
education
action-research
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This work presents issues related to the study of textbooks, pointing out its relevance and comprehensiveness. It highlights the conception about the textbook as a cultural artifact that mediates and transforms our relations with the cultural and symbolic world. It also discusses the implications for the quality, quantity, cost and update of the textbook and signalizes elements and dimensions that must guide the research. A review of the textbook history lies the most common approaches of this line of investigation and highlights the trends that have built the object of interest in this study.mmmmmmmmmmmm Based on the assumption that the matter should be handled in a dialoguebased, arguing with a group of students, questions about how text and images are presented, arranged and sequenced by this educational support. Taking as the guiding principles of action-research and visual culture, the study discusses, as well, perceptions, interpretations and reactions of students in front of the selected parts of the textbook.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-05-26
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-01-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-29T16:27:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Gisele Costa Ferreira da. Textbooks for art teaching: dialogues, practices and (de)railings. 2009. 25 f. Dissertação (Mestrado em Processos e Sistemas Visuais, Educação e Visualidade) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2771
identifier_str_mv SILVA, Gisele Costa Ferreira da. Textbooks for art teaching: dialogues, practices and (de)railings. 2009. 25 f. Dissertação (Mestrado em Processos e Sistemas Visuais, Educação e Visualidade) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2009.
url http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Cultura Visual
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFG
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Processos e Sistemas Visuais, Educação e Visualidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFG
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Repositório Institucional da UFG
collection Repositório Institucional da UFG
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/c31c6b21-4d21-455a-b392-5495bca59022/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/a116bf39-8ed9-4eb8-8fdf-fa12395b4a5a/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 2a2bc2c61ef04f87527a20ea8b735252
ff4aa3b01ca6262be47bb0aa7b836091
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv tasesdissertacoes.bc@ufg.br
_version_ 1798044319133728768