Repertório imagético nos livros didáticos de arte : uma observação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weber, Dorcas Janice
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Weimer, Caroline Mello, Santos, Míria Santanna dos, Peres, Camila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/220187
Resumo: A imagem no ensino de Artes Visuais desponta, no Brasil, com a Proposta Triangular. Desde então, tem sido tema em pesquisas, cursos de licenciatura e nos documentos legais. Em 2017 foi divulgada a Base Nacional Comum Curricular na qual está evidente a necessidade de conhecer, explorar e fruir diferentes produções em Artes Visuais, possibilitando o conhecimento amplo sobre as produções nacionais e estrangeiras. Isto assinala a importância de um repertório imagético diverso para os alunos da educação escolar. Então, qual o repertório imagético presente na escola durante as aulas de Artes Visuais? Em busca de uma resposta, realizou-se um levantamento do repertório imagético contemplado nos livros didáticos de Arte. Nesta investigação, utilizou-se livros didáticos disponibilizados pelo governo federal brasileiro, no Programa Nacional do Livro Didático, às escolas públicas brasileiras para o componente curricular Arte no ano de 2017 e as orientações e objetivos do ensino de Arte descritos na Base Nacional Comum Curricular. Este estudo nos permite dizer que, tendo em vista a ampla diversidade de produções, é válido fazer uso do livro didático como uma referência e não como um manual único.
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