Pinhole revisitada: manifestações neopictorialistas na fotografia contemporânea brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calaça, Mariana Capeletti
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFG
Texto Completo: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3113
Resumo: This research aims to discuss the reappropriation of photographic processes developed and popularized during the XIXth century by contemporary Brazilian artists. Based on the study of the concept of expanded or contaminated photography this work investigates such artistic manifestations, called as neopctorialist, especially those ones produced with pinhole camera. Therefore, I analyze the photographic series created with pinhole by the artist Dirceu Maués. Unlike the XIXth century Pictorialism, which claimed the statute of art for photography by approaching itself to the aesthetics of painting, neopictorialist works explore the language of photography itself, allowing its approach with other artistic media and languages.
id UFG-2_993d24f8b8a3809eed6d479c71f04e36
oai_identifier_str oai:repositorio.bc.ufg.br:tede/3113
network_acronym_str UFG-2
network_name_str Repositório Institucional da UFG
repository_id_str
spelling Monteiro, Rosana Horiohttp://lattes.cnpq.br/9262982142956906Monteiro, Rosana HorioBorges, Maria EliziaBerardo, Rosa MariaManeschy, OrlandoSilva, Thiago Fernando Sant'Anna ehttp://lattes.cnpq.br/1621991372803747Calaça, Mariana Capeletti2014-09-22T15:10:17Z2013-11-19CALAÇA, Mariana Capeletti. Pinhole revisitada: manifestações neopictorialistas na fotografia contemporânea brasileira. 2013. 93 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3113This research aims to discuss the reappropriation of photographic processes developed and popularized during the XIXth century by contemporary Brazilian artists. Based on the study of the concept of expanded or contaminated photography this work investigates such artistic manifestations, called as neopctorialist, especially those ones produced with pinhole camera. Therefore, I analyze the photographic series created with pinhole by the artist Dirceu Maués. Unlike the XIXth century Pictorialism, which claimed the statute of art for photography by approaching itself to the aesthetics of painting, neopictorialist works explore the language of photography itself, allowing its approach with other artistic media and languages.Essa pesquisa tem como objetivo principal discutir a reapropriação de processos fotográficos artesanais do século XIX por artistas contemporâneos brasileiros. Partindo do estudo do conceito de fotografia expandida ou contaminada, o trabalho investiga essas manifestações artísticas, consideradas como neopctorialistas, sobretudo os trabalhos desenvolvidos com câmeras estenopéicas, ou pinhole. Para tanto, analiso as séries fotográficas produzidas com pinhole pelo artista paraense Dirceu Maués. Diferentemente do pictorialismo oitocentista, que reivindicava o estatuto de arte à fotografia pela aproximação com a estética da pintura, as obras neopictorialistas exploram a linguagem própria da fotografia, permitindo sua aproximação com outros meios e linguagens artísticos.Submitted by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2014-09-22T15:08:42Z No. of bitstreams: 2 Calaça, Mariana Capeletti.pdf: 5089274 bytes, checksum: 030dc8ab81f5790f06ddbd1614265f0d (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2014-09-22T15:10:17Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Calaça, Mariana Capeletti.pdf: 5089274 bytes, checksum: 030dc8ab81f5790f06ddbd1614265f0d (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)Made available in DSpace on 2014-09-22T15:10:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Calaça, Mariana Capeletti.pdf: 5089274 bytes, checksum: 030dc8ab81f5790f06ddbd1614265f0d (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Previous issue date: 2013-11-19Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqapplication/pdfhttp://repositorio.bc.ufg.br/tede/retrieve/8203/Cala%c3%a7a%2c%20Mariana%20Capeletti.pdf.jpgporUniversidade Federal de GoiásPrograma de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual (FAV)UFGBrasilFaculdade de Artes Visuais - FAV (RG)AMAR, Pierre-Jean. História da Fotografia. Lisbora: Edições 70, 2010. BIERRENBACH, Cris. Fotoportátil. São Paulo: Cosac Naify, 2005. BAQUÉ, Dominique. La fotografia plástica. Barcelona: Gustavo Gili SA, 2003 BENJAMIN, Walter. A Obra de Arte na Era de sua Reprodutibilidade Técnica. In: Magia e Técnica, Arte e Política: Ensaiossobre Literatura e História da Cultura (Obras Escolhidas, v. 1, 7 ed.). São Paulo: Brasiliense, 1996. BORGES, Maria Eliza Linhares. História & Fotografia. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2008. CHIARELLI, Tadeu. Arte Internacional Brasileira. São Paulo: Lemos-Editora, 2002 COSTA, Helouise. Pictorialismo e Imprensa: O caso da Revista O Cruzeiro (1928 – 1932) in: Fotografia Usos e Funções no século XIX. FABRIS, Annateresa (Org). São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008. COSTA, Helouise & SILVA, Renato R da. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosac Naify, 2004 DIETRICH, Jochen. Câmara obscura: algumas idéias sobre a 93 fotografia pinhole – nas artes, na estética, na educação. Porto Arte, Porto Alegre, v. 9, n. 17, p. 61-72, 1998. DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Editora Papirus, 1993. ENTLER, Ronaldo. A fotografia e as representações do tempo. In: Revista Galáxia. São Paulo, 2007, p. 29-46 FABRIS, Annateresa. A invenção da fotografia: repercussões sociais. In: FABRIS, Annateresa (Org). Fotografia: Usos e Funções no século XIX. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008, p. 11-37. _____________________. A fotografia e o sistema das Artes Plásticas. In: FABRIS, Annateresa (Org). Fotografia: Usos e Funções no século XIX. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008, p. 173-198. FATORELLI, A. Fotografia e Modernidade. In: SAMAIN,E. O Fotográfico. São Paulo: Hucitec, 1998. FERNANDES JR., Rubens. A fotografia expandida. Tese de doutoramento apresentada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2002. _____________________. Processos de criação da fotografia. In FACOM. n. 16, p. 10-19. 2006. FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Editora Relume, 2002. FREUND, Gisele. La fotografia como documento social. Barcelona: Gustavo Gili, 2008. GERNSHEIM, Helmut. A concise history of photography. Dover photography collection, 1986. GOVEIA, Fábio. A decomposição imagética nas fotografias com pinholes: a imagem pelo buraco de uma agulha.138f. 94 Dissertação (mestrado) - Pós-Graduação em Comunicação e Cultura,Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. HERKENHOFF, Paulo. Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça: Artes Plásticas. Brasília:SESI/DN, 2005. JAMES, Cristopher. The book of alternative photography. New York: Delmar Cengage Leaning, 2009. KOSSOY, Boris. Fotografia e história. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001 MACHADO, Arlindo. A ilusão especular. São Paulo: Brasiliense, 1984. _______________. Anamorfoses Cronotópicas ou a Quarta Dimensão da Imagem. In: PARENTE, A. (Org.). Imagem Máquina: A Era das Tecnologias do Virtual. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993. ______________. A Fotografia como Expressão do Conceito. Revista Studium, número 2., Campinas: Unicamp, 2002. Disponível em <http://www.studium.iar.unicamp.br/dois/1. htm?studium=arlindo.htm>. Acesso em: 20 mai. 2012. MAUÉS, Dirceu. Extremo Horizonte: Fotografia pinhole panorâmica. Monografia – Unversidade de Brasília. 34f. Brasília, 2012. MELLO, Maria T. B. de. Arte e fotografia: o movimento pictorialista no Brasil. Rio de Janeiro: Funarte, 1998. MENDES, Ricardo. Fotografia e inclusão (social): revendo experiências das últimas três décadas. Revista D’Art. São Paulo: Centro Cultural São Paulo, 2004. Disponível em: http://www. fotoplus.com/download/inclusao.doc . Acesso em 06/05/2012. MONTEIRO, Rosana H. Descobertas múltiplas. A fotografia no Brasil (1824-1833). Campinas: Mercado de Letras/Fapesp, 2001. 95 MÜLLER-POHLE, Andreas. Information Strategies. Disponível em: <http://equivalence.com/labor/lab_mp_wri_inf_e.shtml> acesso em: 15/06/2012 PETERSON, CHRISTIAN A. After the photo-secession. American Pictorial Photography, 1910 – 1955. The Minneapolis Institute of Arts, 1997. RENNER, Eric. Pinhole photography: rediscovering a historic technique. Boston/London: Focal Press, 2000. SANTOS, Reinaldo dos. Estratégias de leitura de imagens aplicadas às fotografias pictorialistas de Hermínia de Mello Nogueira Borges. Anais II Encontro Nacional de Estudos da Imagem. Londrina, 2009.p.1169-1183. SCHARF, AARON - Arte y fotografia .Versão espanhola de Jesús Pardo de Santayana. Alianza Editorial, 1994. SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. SOUGEZ, Marie-Loup. História da Fotografia. Lisboa: Dinalivro, 2001. RENNER, Eric. Pinhole photography: rediscovering a historic technique. 2 edição, Boston/London: Focal Press, 2000. ROUILLÉ, André. A Fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Editora Senac, 2009. TURAZZI, Maria Inez. Poses e trejeitos. A fotografia e as exposições na era do espetáculo (1839 – 1889). Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1995. VILLAR, Maria Helena Saburido. A fotografia estenopeica revisitada: desconstrução da homologia tradicional através das dimensões sócio-culturais da tecnologia. 2008. 249f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Programa de Pós Graduação em Tecnologia, Universidade Tecnológica do Paraná, Curitiba, 2008.5419363139851951878600600600600-5849096158746369096-8771284706600709459-2555911436985713659http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessNeopictorialismoProcessos fotográficosPinholeDirceu MauésNeopictorialismPhotographic processesPinholeDirceu MauésARTES::FOTOGRAFIAPinhole revisitada: manifestações neopictorialistas na fotografia contemporânea brasileiraPinhole Revisited: neopictorialism manifestations in contemporary photographyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFGinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGORIGINALCalaça, Mariana Capeletti.pdfCalaça, Mariana Capeletti.pdfDissertação - PPGACVIS/RG - Mariana Capeletti Calaçaapplication/pdf5089274http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/8c5ded24-74f1-4c39-8ceb-d2c5cbdf6bf7/download030dc8ab81f5790f06ddbd1614265f0dMD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82165http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/5d3f1492-953f-40b2-b170-446315cfb252/downloadbd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/83770452-bd4f-4a3c-9ff2-07aaad9bacd5/download4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-822302http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/f9c6f8f5-5362-4c22-8c59-6044b30682c9/download1e0094e9d8adcf16b18effef4ce7ed83MD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-823148http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/a150309f-cde7-44ef-b5c6-d4577cafb8b0/download9da0b6dfac957114c6a7714714b86306MD54TEXTCalaça, Mariana Capeletti.pdf.txtCalaça, Mariana Capeletti.pdf.txtExtracted Texttext/plain123469http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/9498a693-24ca-4aee-bc9a-e4cd6bb04721/download5f7fa1bdfbee1d9b2a04efd25a07ffd7MD56THUMBNAILCalaça, Mariana Capeletti.pdf.jpgCalaça, Mariana Capeletti.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4030http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/11604aa8-bd5e-4e85-bada-d1ef43519ca6/downloadb2aef6ac4e70a68fc30090c8bc16bee0MD57tede/31132014-09-23 03:01:39.536http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertoopen.accessoai:repositorio.bc.ufg.br:tede/3113http://repositorio.bc.ufg.br/tedeRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.bc.ufg.br/oai/requesttasesdissertacoes.bc@ufg.bropendoar:2014-09-23T06:01:39Repositório Institucional da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)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
dc.title.por.fl_str_mv Pinhole revisitada: manifestações neopictorialistas na fotografia contemporânea brasileira
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Pinhole Revisited: neopictorialism manifestations in contemporary photography
title Pinhole revisitada: manifestações neopictorialistas na fotografia contemporânea brasileira
spellingShingle Pinhole revisitada: manifestações neopictorialistas na fotografia contemporânea brasileira
Calaça, Mariana Capeletti
Neopictorialismo
Processos fotográficos
Pinhole
Dirceu Maués
Neopictorialism
Photographic processes
Pinhole
Dirceu Maués
ARTES::FOTOGRAFIA
title_short Pinhole revisitada: manifestações neopictorialistas na fotografia contemporânea brasileira
title_full Pinhole revisitada: manifestações neopictorialistas na fotografia contemporânea brasileira
title_fullStr Pinhole revisitada: manifestações neopictorialistas na fotografia contemporânea brasileira
title_full_unstemmed Pinhole revisitada: manifestações neopictorialistas na fotografia contemporânea brasileira
title_sort Pinhole revisitada: manifestações neopictorialistas na fotografia contemporânea brasileira
author Calaça, Mariana Capeletti
author_facet Calaça, Mariana Capeletti
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Monteiro, Rosana Horio
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9262982142956906
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Monteiro, Rosana Horio
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Borges, Maria Elizia
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Berardo, Rosa Maria
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Maneschy, Orlando
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Silva, Thiago Fernando Sant'Anna e
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1621991372803747
dc.contributor.author.fl_str_mv Calaça, Mariana Capeletti
contributor_str_mv Monteiro, Rosana Horio
Monteiro, Rosana Horio
Borges, Maria Elizia
Berardo, Rosa Maria
Maneschy, Orlando
Silva, Thiago Fernando Sant'Anna e
dc.subject.por.fl_str_mv Neopictorialismo
Processos fotográficos
Pinhole
Dirceu Maués
topic Neopictorialismo
Processos fotográficos
Pinhole
Dirceu Maués
Neopictorialism
Photographic processes
Pinhole
Dirceu Maués
ARTES::FOTOGRAFIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Neopictorialism
Photographic processes
Pinhole
Dirceu Maués
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ARTES::FOTOGRAFIA
description This research aims to discuss the reappropriation of photographic processes developed and popularized during the XIXth century by contemporary Brazilian artists. Based on the study of the concept of expanded or contaminated photography this work investigates such artistic manifestations, called as neopctorialist, especially those ones produced with pinhole camera. Therefore, I analyze the photographic series created with pinhole by the artist Dirceu Maués. Unlike the XIXth century Pictorialism, which claimed the statute of art for photography by approaching itself to the aesthetics of painting, neopictorialist works explore the language of photography itself, allowing its approach with other artistic media and languages.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-11-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-22T15:10:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CALAÇA, Mariana Capeletti. Pinhole revisitada: manifestações neopictorialistas na fotografia contemporânea brasileira. 2013. 93 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3113
identifier_str_mv CALAÇA, Mariana Capeletti. Pinhole revisitada: manifestações neopictorialistas na fotografia contemporânea brasileira. 2013. 93 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
url http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 5419363139851951878
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
600
600
dc.relation.department.fl_str_mv -5849096158746369096
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -8771284706600709459
dc.relation.sponsorship.fl_str_mv -2555911436985713659
dc.relation.references.por.fl_str_mv AMAR, Pierre-Jean. História da Fotografia. Lisbora: Edições 70, 2010. BIERRENBACH, Cris. Fotoportátil. São Paulo: Cosac Naify, 2005. BAQUÉ, Dominique. La fotografia plástica. Barcelona: Gustavo Gili SA, 2003 BENJAMIN, Walter. A Obra de Arte na Era de sua Reprodutibilidade Técnica. In: Magia e Técnica, Arte e Política: Ensaiossobre Literatura e História da Cultura (Obras Escolhidas, v. 1, 7 ed.). São Paulo: Brasiliense, 1996. BORGES, Maria Eliza Linhares. História & Fotografia. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2008. CHIARELLI, Tadeu. Arte Internacional Brasileira. São Paulo: Lemos-Editora, 2002 COSTA, Helouise. Pictorialismo e Imprensa: O caso da Revista O Cruzeiro (1928 – 1932) in: Fotografia Usos e Funções no século XIX. FABRIS, Annateresa (Org). São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008. COSTA, Helouise & SILVA, Renato R da. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosac Naify, 2004 DIETRICH, Jochen. Câmara obscura: algumas idéias sobre a 93 fotografia pinhole – nas artes, na estética, na educação. Porto Arte, Porto Alegre, v. 9, n. 17, p. 61-72, 1998. DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Editora Papirus, 1993. ENTLER, Ronaldo. A fotografia e as representações do tempo. In: Revista Galáxia. São Paulo, 2007, p. 29-46 FABRIS, Annateresa. A invenção da fotografia: repercussões sociais. In: FABRIS, Annateresa (Org). Fotografia: Usos e Funções no século XIX. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008, p. 11-37. _____________________. A fotografia e o sistema das Artes Plásticas. In: FABRIS, Annateresa (Org). Fotografia: Usos e Funções no século XIX. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008, p. 173-198. FATORELLI, A. Fotografia e Modernidade. In: SAMAIN,E. O Fotográfico. São Paulo: Hucitec, 1998. FERNANDES JR., Rubens. A fotografia expandida. Tese de doutoramento apresentada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2002. _____________________. Processos de criação da fotografia. In FACOM. n. 16, p. 10-19. 2006. FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Editora Relume, 2002. FREUND, Gisele. La fotografia como documento social. Barcelona: Gustavo Gili, 2008. GERNSHEIM, Helmut. A concise history of photography. Dover photography collection, 1986. GOVEIA, Fábio. A decomposição imagética nas fotografias com pinholes: a imagem pelo buraco de uma agulha.138f. 94 Dissertação (mestrado) - Pós-Graduação em Comunicação e Cultura,Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. HERKENHOFF, Paulo. Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça: Artes Plásticas. Brasília:SESI/DN, 2005. JAMES, Cristopher. The book of alternative photography. New York: Delmar Cengage Leaning, 2009. KOSSOY, Boris. Fotografia e história. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001 MACHADO, Arlindo. A ilusão especular. São Paulo: Brasiliense, 1984. _______________. Anamorfoses Cronotópicas ou a Quarta Dimensão da Imagem. In: PARENTE, A. (Org.). Imagem Máquina: A Era das Tecnologias do Virtual. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993. ______________. A Fotografia como Expressão do Conceito. Revista Studium, número 2., Campinas: Unicamp, 2002. Disponível em <http://www.studium.iar.unicamp.br/dois/1. htm?studium=arlindo.htm>. Acesso em: 20 mai. 2012. MAUÉS, Dirceu. Extremo Horizonte: Fotografia pinhole panorâmica. Monografia – Unversidade de Brasília. 34f. Brasília, 2012. MELLO, Maria T. B. de. Arte e fotografia: o movimento pictorialista no Brasil. Rio de Janeiro: Funarte, 1998. MENDES, Ricardo. Fotografia e inclusão (social): revendo experiências das últimas três décadas. Revista D’Art. São Paulo: Centro Cultural São Paulo, 2004. Disponível em: http://www. fotoplus.com/download/inclusao.doc . Acesso em 06/05/2012. MONTEIRO, Rosana H. Descobertas múltiplas. A fotografia no Brasil (1824-1833). Campinas: Mercado de Letras/Fapesp, 2001. 95 MÜLLER-POHLE, Andreas. Information Strategies. Disponível em: <http://equivalence.com/labor/lab_mp_wri_inf_e.shtml> acesso em: 15/06/2012 PETERSON, CHRISTIAN A. After the photo-secession. American Pictorial Photography, 1910 – 1955. The Minneapolis Institute of Arts, 1997. RENNER, Eric. Pinhole photography: rediscovering a historic technique. Boston/London: Focal Press, 2000. SANTOS, Reinaldo dos. Estratégias de leitura de imagens aplicadas às fotografias pictorialistas de Hermínia de Mello Nogueira Borges. Anais II Encontro Nacional de Estudos da Imagem. Londrina, 2009.p.1169-1183. SCHARF, AARON - Arte y fotografia .Versão espanhola de Jesús Pardo de Santayana. Alianza Editorial, 1994. SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. SOUGEZ, Marie-Loup. História da Fotografia. Lisboa: Dinalivro, 2001. RENNER, Eric. Pinhole photography: rediscovering a historic technique. 2 edição, Boston/London: Focal Press, 2000. ROUILLÉ, André. A Fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Editora Senac, 2009. TURAZZI, Maria Inez. Poses e trejeitos. A fotografia e as exposições na era do espetáculo (1839 – 1889). Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1995. VILLAR, Maria Helena Saburido. A fotografia estenopeica revisitada: desconstrução da homologia tradicional através das dimensões sócio-culturais da tecnologia. 2008. 249f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Programa de Pós Graduação em Tecnologia, Universidade Tecnológica do Paraná, Curitiba, 2008.
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual (FAV)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFG
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Repositório Institucional da UFG
collection Repositório Institucional da UFG
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/8c5ded24-74f1-4c39-8ceb-d2c5cbdf6bf7/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/5d3f1492-953f-40b2-b170-446315cfb252/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/83770452-bd4f-4a3c-9ff2-07aaad9bacd5/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/f9c6f8f5-5362-4c22-8c59-6044b30682c9/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/a150309f-cde7-44ef-b5c6-d4577cafb8b0/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/9498a693-24ca-4aee-bc9a-e4cd6bb04721/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/11604aa8-bd5e-4e85-bada-d1ef43519ca6/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 030dc8ab81f5790f06ddbd1614265f0d
bd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
1e0094e9d8adcf16b18effef4ce7ed83
9da0b6dfac957114c6a7714714b86306
5f7fa1bdfbee1d9b2a04efd25a07ffd7
b2aef6ac4e70a68fc30090c8bc16bee0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv tasesdissertacoes.bc@ufg.br
_version_ 1798044342713057280