Pinhole revisitada: manifestações neopictorialistas na fotografia contemporânea brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFG |
dARK ID: | ark:/38995/00130000046bz |
Texto Completo: | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3113 |
Resumo: | This research aims to discuss the reappropriation of photographic processes developed and popularized during the XIXth century by contemporary Brazilian artists. Based on the study of the concept of expanded or contaminated photography this work investigates such artistic manifestations, called as neopctorialist, especially those ones produced with pinhole camera. Therefore, I analyze the photographic series created with pinhole by the artist Dirceu Maués. Unlike the XIXth century Pictorialism, which claimed the statute of art for photography by approaching itself to the aesthetics of painting, neopictorialist works explore the language of photography itself, allowing its approach with other artistic media and languages. |
id |
UFG-2_993d24f8b8a3809eed6d479c71f04e36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.bc.ufg.br:tede/3113 |
network_acronym_str |
UFG-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFG |
repository_id_str |
|
spelling |
Monteiro, Rosana Horiohttp://lattes.cnpq.br/9262982142956906Monteiro, Rosana HorioBorges, Maria EliziaBerardo, Rosa MariaManeschy, OrlandoSilva, Thiago Fernando Sant'Anna ehttp://lattes.cnpq.br/1621991372803747Calaça, Mariana Capeletti2014-09-22T15:10:17Z2013-11-19CALAÇA, Mariana Capeletti. Pinhole revisitada: manifestações neopictorialistas na fotografia contemporânea brasileira. 2013. 93 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3113ark:/38995/00130000046bzThis research aims to discuss the reappropriation of photographic processes developed and popularized during the XIXth century by contemporary Brazilian artists. Based on the study of the concept of expanded or contaminated photography this work investigates such artistic manifestations, called as neopctorialist, especially those ones produced with pinhole camera. Therefore, I analyze the photographic series created with pinhole by the artist Dirceu Maués. Unlike the XIXth century Pictorialism, which claimed the statute of art for photography by approaching itself to the aesthetics of painting, neopictorialist works explore the language of photography itself, allowing its approach with other artistic media and languages.Essa pesquisa tem como objetivo principal discutir a reapropriação de processos fotográficos artesanais do século XIX por artistas contemporâneos brasileiros. Partindo do estudo do conceito de fotografia expandida ou contaminada, o trabalho investiga essas manifestações artísticas, consideradas como neopctorialistas, sobretudo os trabalhos desenvolvidos com câmeras estenopéicas, ou pinhole. Para tanto, analiso as séries fotográficas produzidas com pinhole pelo artista paraense Dirceu Maués. Diferentemente do pictorialismo oitocentista, que reivindicava o estatuto de arte à fotografia pela aproximação com a estética da pintura, as obras neopictorialistas exploram a linguagem própria da fotografia, permitindo sua aproximação com outros meios e linguagens artísticos.Submitted by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2014-09-22T15:08:42Z No. of bitstreams: 2 Calaça, Mariana Capeletti.pdf: 5089274 bytes, checksum: 030dc8ab81f5790f06ddbd1614265f0d (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2014-09-22T15:10:17Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Calaça, Mariana Capeletti.pdf: 5089274 bytes, checksum: 030dc8ab81f5790f06ddbd1614265f0d (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)Made available in DSpace on 2014-09-22T15:10:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Calaça, Mariana Capeletti.pdf: 5089274 bytes, checksum: 030dc8ab81f5790f06ddbd1614265f0d (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Previous issue date: 2013-11-19Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqapplication/pdfhttp://repositorio.bc.ufg.br/tede/retrieve/8203/Cala%c3%a7a%2c%20Mariana%20Capeletti.pdf.jpgporUniversidade Federal de GoiásPrograma de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual (FAV)UFGBrasilFaculdade de Artes Visuais - FAV (RG)AMAR, Pierre-Jean. História da Fotografia. Lisbora: Edições 70, 2010. BIERRENBACH, Cris. Fotoportátil. São Paulo: Cosac Naify, 2005. BAQUÉ, Dominique. La fotografia plástica. Barcelona: Gustavo Gili SA, 2003 BENJAMIN, Walter. A Obra de Arte na Era de sua Reprodutibilidade Técnica. In: Magia e Técnica, Arte e Política: Ensaiossobre Literatura e História da Cultura (Obras Escolhidas, v. 1, 7 ed.). São Paulo: Brasiliense, 1996. BORGES, Maria Eliza Linhares. História & Fotografia. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2008. CHIARELLI, Tadeu. Arte Internacional Brasileira. São Paulo: Lemos-Editora, 2002 COSTA, Helouise. Pictorialismo e Imprensa: O caso da Revista O Cruzeiro (1928 – 1932) in: Fotografia Usos e Funções no século XIX. FABRIS, Annateresa (Org). São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008. COSTA, Helouise & SILVA, Renato R da. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosac Naify, 2004 DIETRICH, Jochen. Câmara obscura: algumas idéias sobre a 93 fotografia pinhole – nas artes, na estética, na educação. Porto Arte, Porto Alegre, v. 9, n. 17, p. 61-72, 1998. DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Editora Papirus, 1993. ENTLER, Ronaldo. A fotografia e as representações do tempo. In: Revista Galáxia. São Paulo, 2007, p. 29-46 FABRIS, Annateresa. A invenção da fotografia: repercussões sociais. In: FABRIS, Annateresa (Org). Fotografia: Usos e Funções no século XIX. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008, p. 11-37. _____________________. A fotografia e o sistema das Artes Plásticas. In: FABRIS, Annateresa (Org). Fotografia: Usos e Funções no século XIX. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008, p. 173-198. FATORELLI, A. Fotografia e Modernidade. In: SAMAIN,E. O Fotográfico. São Paulo: Hucitec, 1998. FERNANDES JR., Rubens. A fotografia expandida. Tese de doutoramento apresentada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2002. _____________________. Processos de criação da fotografia. In FACOM. n. 16, p. 10-19. 2006. FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Editora Relume, 2002. FREUND, Gisele. La fotografia como documento social. Barcelona: Gustavo Gili, 2008. GERNSHEIM, Helmut. A concise history of photography. Dover photography collection, 1986. GOVEIA, Fábio. A decomposição imagética nas fotografias com pinholes: a imagem pelo buraco de uma agulha.138f. 94 Dissertação (mestrado) - Pós-Graduação em Comunicação e Cultura,Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. HERKENHOFF, Paulo. Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça: Artes Plásticas. Brasília:SESI/DN, 2005. JAMES, Cristopher. The book of alternative photography. New York: Delmar Cengage Leaning, 2009. KOSSOY, Boris. Fotografia e história. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001 MACHADO, Arlindo. A ilusão especular. São Paulo: Brasiliense, 1984. _______________. Anamorfoses Cronotópicas ou a Quarta Dimensão da Imagem. In: PARENTE, A. (Org.). Imagem Máquina: A Era das Tecnologias do Virtual. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993. ______________. A Fotografia como Expressão do Conceito. Revista Studium, número 2., Campinas: Unicamp, 2002. Disponível em <http://www.studium.iar.unicamp.br/dois/1. htm?studium=arlindo.htm>. Acesso em: 20 mai. 2012. MAUÉS, Dirceu. Extremo Horizonte: Fotografia pinhole panorâmica. Monografia – Unversidade de Brasília. 34f. Brasília, 2012. MELLO, Maria T. B. de. Arte e fotografia: o movimento pictorialista no Brasil. Rio de Janeiro: Funarte, 1998. MENDES, Ricardo. Fotografia e inclusão (social): revendo experiências das últimas três décadas. Revista D’Art. São Paulo: Centro Cultural São Paulo, 2004. Disponível em: http://www. fotoplus.com/download/inclusao.doc . Acesso em 06/05/2012. MONTEIRO, Rosana H. Descobertas múltiplas. A fotografia no Brasil (1824-1833). Campinas: Mercado de Letras/Fapesp, 2001. 95 MÜLLER-POHLE, Andreas. Information Strategies. Disponível em: <http://equivalence.com/labor/lab_mp_wri_inf_e.shtml> acesso em: 15/06/2012 PETERSON, CHRISTIAN A. After the photo-secession. American Pictorial Photography, 1910 – 1955. The Minneapolis Institute of Arts, 1997. RENNER, Eric. Pinhole photography: rediscovering a historic technique. Boston/London: Focal Press, 2000. SANTOS, Reinaldo dos. Estratégias de leitura de imagens aplicadas às fotografias pictorialistas de Hermínia de Mello Nogueira Borges. Anais II Encontro Nacional de Estudos da Imagem. Londrina, 2009.p.1169-1183. SCHARF, AARON - Arte y fotografia .Versão espanhola de Jesús Pardo de Santayana. Alianza Editorial, 1994. SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. SOUGEZ, Marie-Loup. História da Fotografia. Lisboa: Dinalivro, 2001. RENNER, Eric. Pinhole photography: rediscovering a historic technique. 2 edição, Boston/London: Focal Press, 2000. ROUILLÉ, André. A Fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Editora Senac, 2009. TURAZZI, Maria Inez. Poses e trejeitos. A fotografia e as exposições na era do espetáculo (1839 – 1889). Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1995. VILLAR, Maria Helena Saburido. A fotografia estenopeica revisitada: desconstrução da homologia tradicional através das dimensões sócio-culturais da tecnologia. 2008. 249f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Programa de Pós Graduação em Tecnologia, Universidade Tecnológica do Paraná, Curitiba, 2008.5419363139851951878600600600600-5849096158746369096-8771284706600709459-2555911436985713659http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessNeopictorialismoProcessos fotográficosPinholeDirceu MauésNeopictorialismPhotographic processesPinholeDirceu MauésARTES::FOTOGRAFIAPinhole revisitada: manifestações neopictorialistas na fotografia contemporânea brasileiraPinhole Revisited: neopictorialism manifestations in contemporary photographyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFGinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGORIGINALCalaça, Mariana Capeletti.pdfCalaça, Mariana Capeletti.pdfDissertação - PPGACVIS/RG - Mariana Capeletti Calaçaapplication/pdf5089274http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/8c5ded24-74f1-4c39-8ceb-d2c5cbdf6bf7/download030dc8ab81f5790f06ddbd1614265f0dMD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82165http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/5d3f1492-953f-40b2-b170-446315cfb252/downloadbd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/83770452-bd4f-4a3c-9ff2-07aaad9bacd5/download4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-822302http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/f9c6f8f5-5362-4c22-8c59-6044b30682c9/download1e0094e9d8adcf16b18effef4ce7ed83MD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-823148http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/a150309f-cde7-44ef-b5c6-d4577cafb8b0/download9da0b6dfac957114c6a7714714b86306MD54TEXTCalaça, Mariana Capeletti.pdf.txtCalaça, Mariana Capeletti.pdf.txtExtracted Texttext/plain123469http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/9498a693-24ca-4aee-bc9a-e4cd6bb04721/download5f7fa1bdfbee1d9b2a04efd25a07ffd7MD56THUMBNAILCalaça, Mariana Capeletti.pdf.jpgCalaça, Mariana Capeletti.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4030http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/11604aa8-bd5e-4e85-bada-d1ef43519ca6/downloadb2aef6ac4e70a68fc30090c8bc16bee0MD57tede/31132014-09-23 03:01:39.536http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertoopen.accessoai:repositorio.bc.ufg.br:tede/3113http://repositorio.bc.ufg.br/tedeRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.bc.ufg.br/oai/requesttasesdissertacoes.bc@ufg.bropendoar:2014-09-23T06:01:39Repositório Institucional da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)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 |
dc.title.por.fl_str_mv |
Pinhole revisitada: manifestações neopictorialistas na fotografia contemporânea brasileira |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Pinhole Revisited: neopictorialism manifestations in contemporary photography |
title |
Pinhole revisitada: manifestações neopictorialistas na fotografia contemporânea brasileira |
spellingShingle |
Pinhole revisitada: manifestações neopictorialistas na fotografia contemporânea brasileira Calaça, Mariana Capeletti Neopictorialismo Processos fotográficos Pinhole Dirceu Maués Neopictorialism Photographic processes Pinhole Dirceu Maués ARTES::FOTOGRAFIA |
title_short |
Pinhole revisitada: manifestações neopictorialistas na fotografia contemporânea brasileira |
title_full |
Pinhole revisitada: manifestações neopictorialistas na fotografia contemporânea brasileira |
title_fullStr |
Pinhole revisitada: manifestações neopictorialistas na fotografia contemporânea brasileira |
title_full_unstemmed |
Pinhole revisitada: manifestações neopictorialistas na fotografia contemporânea brasileira |
title_sort |
Pinhole revisitada: manifestações neopictorialistas na fotografia contemporânea brasileira |
author |
Calaça, Mariana Capeletti |
author_facet |
Calaça, Mariana Capeletti |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Monteiro, Rosana Horio |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9262982142956906 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Monteiro, Rosana Horio |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Borges, Maria Elizia |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Berardo, Rosa Maria |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Maneschy, Orlando |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
Silva, Thiago Fernando Sant'Anna e |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1621991372803747 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calaça, Mariana Capeletti |
contributor_str_mv |
Monteiro, Rosana Horio Monteiro, Rosana Horio Borges, Maria Elizia Berardo, Rosa Maria Maneschy, Orlando Silva, Thiago Fernando Sant'Anna e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Neopictorialismo Processos fotográficos Pinhole Dirceu Maués |
topic |
Neopictorialismo Processos fotográficos Pinhole Dirceu Maués Neopictorialism Photographic processes Pinhole Dirceu Maués ARTES::FOTOGRAFIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Neopictorialism Photographic processes Pinhole Dirceu Maués |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ARTES::FOTOGRAFIA |
description |
This research aims to discuss the reappropriation of photographic processes developed and popularized during the XIXth century by contemporary Brazilian artists. Based on the study of the concept of expanded or contaminated photography this work investigates such artistic manifestations, called as neopctorialist, especially those ones produced with pinhole camera. Therefore, I analyze the photographic series created with pinhole by the artist Dirceu Maués. Unlike the XIXth century Pictorialism, which claimed the statute of art for photography by approaching itself to the aesthetics of painting, neopictorialist works explore the language of photography itself, allowing its approach with other artistic media and languages. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-11-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-22T15:10:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CALAÇA, Mariana Capeletti. Pinhole revisitada: manifestações neopictorialistas na fotografia contemporânea brasileira. 2013. 93 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3113 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/38995/00130000046bz |
identifier_str_mv |
CALAÇA, Mariana Capeletti. Pinhole revisitada: manifestações neopictorialistas na fotografia contemporânea brasileira. 2013. 93 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013. ark:/38995/00130000046bz |
url |
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3113 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
5419363139851951878 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 600 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
-5849096158746369096 |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
-8771284706600709459 |
dc.relation.sponsorship.fl_str_mv |
-2555911436985713659 |
dc.relation.references.por.fl_str_mv |
AMAR, Pierre-Jean. História da Fotografia. Lisbora: Edições 70, 2010. BIERRENBACH, Cris. Fotoportátil. São Paulo: Cosac Naify, 2005. BAQUÉ, Dominique. La fotografia plástica. Barcelona: Gustavo Gili SA, 2003 BENJAMIN, Walter. A Obra de Arte na Era de sua Reprodutibilidade Técnica. In: Magia e Técnica, Arte e Política: Ensaiossobre Literatura e História da Cultura (Obras Escolhidas, v. 1, 7 ed.). São Paulo: Brasiliense, 1996. BORGES, Maria Eliza Linhares. História & Fotografia. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2008. CHIARELLI, Tadeu. Arte Internacional Brasileira. São Paulo: Lemos-Editora, 2002 COSTA, Helouise. Pictorialismo e Imprensa: O caso da Revista O Cruzeiro (1928 – 1932) in: Fotografia Usos e Funções no século XIX. FABRIS, Annateresa (Org). São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008. COSTA, Helouise & SILVA, Renato R da. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosac Naify, 2004 DIETRICH, Jochen. Câmara obscura: algumas idéias sobre a 93 fotografia pinhole – nas artes, na estética, na educação. Porto Arte, Porto Alegre, v. 9, n. 17, p. 61-72, 1998. DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Editora Papirus, 1993. ENTLER, Ronaldo. A fotografia e as representações do tempo. In: Revista Galáxia. São Paulo, 2007, p. 29-46 FABRIS, Annateresa. A invenção da fotografia: repercussões sociais. In: FABRIS, Annateresa (Org). Fotografia: Usos e Funções no século XIX. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008, p. 11-37. _____________________. A fotografia e o sistema das Artes Plásticas. In: FABRIS, Annateresa (Org). Fotografia: Usos e Funções no século XIX. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008, p. 173-198. FATORELLI, A. Fotografia e Modernidade. In: SAMAIN,E. O Fotográfico. São Paulo: Hucitec, 1998. FERNANDES JR., Rubens. A fotografia expandida. Tese de doutoramento apresentada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2002. _____________________. Processos de criação da fotografia. In FACOM. n. 16, p. 10-19. 2006. FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Editora Relume, 2002. FREUND, Gisele. La fotografia como documento social. Barcelona: Gustavo Gili, 2008. GERNSHEIM, Helmut. A concise history of photography. Dover photography collection, 1986. GOVEIA, Fábio. A decomposição imagética nas fotografias com pinholes: a imagem pelo buraco de uma agulha.138f. 94 Dissertação (mestrado) - Pós-Graduação em Comunicação e Cultura,Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. HERKENHOFF, Paulo. Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça: Artes Plásticas. Brasília:SESI/DN, 2005. JAMES, Cristopher. The book of alternative photography. New York: Delmar Cengage Leaning, 2009. KOSSOY, Boris. Fotografia e história. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001 MACHADO, Arlindo. A ilusão especular. São Paulo: Brasiliense, 1984. _______________. Anamorfoses Cronotópicas ou a Quarta Dimensão da Imagem. In: PARENTE, A. (Org.). Imagem Máquina: A Era das Tecnologias do Virtual. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993. ______________. A Fotografia como Expressão do Conceito. Revista Studium, número 2., Campinas: Unicamp, 2002. Disponível em <http://www.studium.iar.unicamp.br/dois/1. htm?studium=arlindo.htm>. Acesso em: 20 mai. 2012. MAUÉS, Dirceu. Extremo Horizonte: Fotografia pinhole panorâmica. Monografia – Unversidade de Brasília. 34f. Brasília, 2012. MELLO, Maria T. B. de. Arte e fotografia: o movimento pictorialista no Brasil. Rio de Janeiro: Funarte, 1998. MENDES, Ricardo. Fotografia e inclusão (social): revendo experiências das últimas três décadas. Revista D’Art. São Paulo: Centro Cultural São Paulo, 2004. Disponível em: http://www. fotoplus.com/download/inclusao.doc . Acesso em 06/05/2012. MONTEIRO, Rosana H. Descobertas múltiplas. A fotografia no Brasil (1824-1833). Campinas: Mercado de Letras/Fapesp, 2001. 95 MÜLLER-POHLE, Andreas. Information Strategies. Disponível em: <http://equivalence.com/labor/lab_mp_wri_inf_e.shtml> acesso em: 15/06/2012 PETERSON, CHRISTIAN A. After the photo-secession. American Pictorial Photography, 1910 – 1955. The Minneapolis Institute of Arts, 1997. RENNER, Eric. Pinhole photography: rediscovering a historic technique. Boston/London: Focal Press, 2000. SANTOS, Reinaldo dos. Estratégias de leitura de imagens aplicadas às fotografias pictorialistas de Hermínia de Mello Nogueira Borges. Anais II Encontro Nacional de Estudos da Imagem. Londrina, 2009.p.1169-1183. SCHARF, AARON - Arte y fotografia .Versão espanhola de Jesús Pardo de Santayana. Alianza Editorial, 1994. SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. SOUGEZ, Marie-Loup. História da Fotografia. Lisboa: Dinalivro, 2001. RENNER, Eric. Pinhole photography: rediscovering a historic technique. 2 edição, Boston/London: Focal Press, 2000. ROUILLÉ, André. A Fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Editora Senac, 2009. TURAZZI, Maria Inez. Poses e trejeitos. A fotografia e as exposições na era do espetáculo (1839 – 1889). Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1995. VILLAR, Maria Helena Saburido. A fotografia estenopeica revisitada: desconstrução da homologia tradicional através das dimensões sócio-culturais da tecnologia. 2008. 249f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Programa de Pós Graduação em Tecnologia, Universidade Tecnológica do Paraná, Curitiba, 2008. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual (FAV) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFG instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFG |
collection |
Repositório Institucional da UFG |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/8c5ded24-74f1-4c39-8ceb-d2c5cbdf6bf7/download http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/5d3f1492-953f-40b2-b170-446315cfb252/download http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/83770452-bd4f-4a3c-9ff2-07aaad9bacd5/download http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/f9c6f8f5-5362-4c22-8c59-6044b30682c9/download http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/a150309f-cde7-44ef-b5c6-d4577cafb8b0/download http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/9498a693-24ca-4aee-bc9a-e4cd6bb04721/download http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/11604aa8-bd5e-4e85-bada-d1ef43519ca6/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
030dc8ab81f5790f06ddbd1614265f0d bd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f 1e0094e9d8adcf16b18effef4ce7ed83 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 5f7fa1bdfbee1d9b2a04efd25a07ffd7 b2aef6ac4e70a68fc30090c8bc16bee0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
tasesdissertacoes.bc@ufg.br |
_version_ |
1815172554206216192 |