Movências, encantarias e retomadas: uma natnografia sobre o corte e a cura dos Kariú Kariri no Maranhão
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Resumo: | Aedzé eerãkuara kietse utsohó ay bó dõ métsohó, samy ko tsebuhö bó ayby adjé kuá ay doibáhén tsohoá, ay ery, ma odeihó ninho, tedzy, de, maridzá, tsebuhö,bukémé kó teudiokié ayby ewóá ninho ma dziwichi, kó dõ tedzy, mariarcas hikié ay ery tsohó, ninho Kariú Kariri ayby Maranhão. Ay tsebuhö piwonhé, bó ayby keité ayby natnografia ko wówóá, ay doibáhén, netçoá ko Samy tsohoá ayby tsohó Kariú Kariri, ayby tedzy dõ ery yetçãmidé. Ay swbatekié waruá eridzá tsebuhö fü utsohó bó ayby wówóá ko idzéchi utsohó bí hi, ecudú ay ery mariarcas, ko ay doibáhén kanatsikie obohó tedzy, hiquiá, munankie ko yghé dõ ery tsohó anrá Maranhão, ayby urio ayby tsowana ko tsowanatsi ko ayby pitá dõ yetçamyá anrá wówó anrá Vale do Cariri no Ceará. Tobumi ay dó ká dõ natnografia obohó wówó mó ubyá ay kiçetsoklo utsohó bó kiçetso dó ay anranbuku utsohó ma dezudé dibuihoho-nanhèybá, ko ay bocu bó wodzodzó tokenhé, utsohó bó dziwichi utsohó bó ery tsohó. Anrá neietá dõ ubyá dó, bowró dó ay crody anranbuku peretó ko gytéwó peretó buanga hô dezudé dibuihoho-nanhèybá, dezudé tsohó Kariú Kariri,ydadé wócudú keité dõ celé ma dezudé dibuihoho-nanhèybá, ay dezudé uano ko netçó mó dzi laboi ko gytéwó ay utsohó kanatsikie dezudé lanlan woroy ma odeihó tsohó ninho sancry ayby radda. |
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Pechincha, Monica Thereza Soareshttp://lattes.cnpq.br/7816009438312510Pechincha, Monica Thereza SoaresNascimento, Rita Gomes doAnaquiri, Mirna Kambeba Omágua-YetêAlmeida, Emerson Rubens MesquitaMainardi, Camilahttp://lattes.cnpq.br/7854626680556228Alves, Lidiane da Conceição2024-01-19T11:17:25Z2024-01-19T11:17:25Z2023-10-30ALVES, L. C. Movências, encantarias e retomadas: uma natnografia sobre o corte e a cura dos Kariú Kariri no Maranhão. 2023. 297 f. Tese (Doutorado em Antropologia Social ) - Faculdade de Ciências Sociais, Universidade Federal de Goiás, 2023.http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/13223ark:/38995/001300000139xAedzé eerãkuara kietse utsohó ay bó dõ métsohó, samy ko tsebuhö bó ayby adjé kuá ay doibáhén tsohoá, ay ery, ma odeihó ninho, tedzy, de, maridzá, tsebuhö,bukémé kó teudiokié ayby ewóá ninho ma dziwichi, kó dõ tedzy, mariarcas hikié ay ery tsohó, ninho Kariú Kariri ayby Maranhão. Ay tsebuhö piwonhé, bó ayby keité ayby natnografia ko wówóá, ay doibáhén, netçoá ko Samy tsohoá ayby tsohó Kariú Kariri, ayby tedzy dõ ery yetçãmidé. Ay swbatekié waruá eridzá tsebuhö fü utsohó bó ayby wówóá ko idzéchi utsohó bí hi, ecudú ay ery mariarcas, ko ay doibáhén kanatsikie obohó tedzy, hiquiá, munankie ko yghé dõ ery tsohó anrá Maranhão, ayby urio ayby tsowana ko tsowanatsi ko ayby pitá dõ yetçamyá anrá wówó anrá Vale do Cariri no Ceará. Tobumi ay dó ká dõ natnografia obohó wówó mó ubyá ay kiçetsoklo utsohó bó kiçetso dó ay anranbuku utsohó ma dezudé dibuihoho-nanhèybá, ko ay bocu bó wodzodzó tokenhé, utsohó bó dziwichi utsohó bó ery tsohó. Anrá neietá dõ ubyá dó, bowró dó ay crody anranbuku peretó ko gytéwó peretó buanga hô dezudé dibuihoho-nanhèybá, dezudé tsohó Kariú Kariri,ydadé wócudú keité dõ celé ma dezudé dibuihoho-nanhèybá, ay dezudé uano ko netçó mó dzi laboi ko gytéwó ay utsohó kanatsikie dezudé lanlan woroy ma odeihó tsohó ninho sancry ayby radda.Esta tese está organizada a partir de narrativas, memórias e reflexões por meio das quais escrevo as experiências coletivas, as minhas, enquanto indígena, mulher, mãe, feminista, pesquisadora, poetivista e ativista do movimento indígena em retomada, e de outras mulheres, mariarcas pertencentes a meu povo, indígenas Kariú Kariri do Maranhão. A pesquisa entrelaça, por meio das abordagens da natnografia e das movências, as experiências, sabedorias e memórias coletivas do povo Kariú Kariri, sobretudo, das mulheres de minha yetçãmidé (família que vem da mãe). Os conhecimentos registrados nesta pesquisa foram elaborados a partir das movências e escutanças realizadas por mim, junto às minhas mariarcas, e as vivências cotidianas com mulheres, jovens e crianças de meu povo no Maranhão, das providências dos encantados e encantarias e das relações estabelecidas com outros parentes ao longo das andanças na viagem da volta ao Vale do Cariri no Ceará. Adotei o que ousei chamar de natnografia como caminho para tornar visíveis as feridas e cicatrizes causadas pelo corte que a colonização fez em nossos corpos-territórios, e a busca pela cura ancestral, realizada a partir das retomadas mobilizadas pelo meu povo. No intuito de ressaltar que, embora a força colonial tenha sido e permaneça sendo violenta contra nossos corpos-territórios, nós, o povo indígena Kariú Kariri, sempre encontramos formas de guardar em nossos próprios corposterritórios os nossos costumes e sabedorias para nos reorganizarmos e continuarmos a produzir e reelaborar nossos projetos históricos enquanto povos indígenas originários.This thesis is organized based on narratives, memories, and reflections, through which I write the collective experiences, mine, as an indigenous person, woman, mother, feminist, researcher, poetivist and activist of the indigenous movement, and those of other women, mariarcas belonging to my community, Kariú Kariri indigenous people of Maranhão. The research interweaves, through the approaches of natnography, movências and the experiences, wisdom, and collective memories of the Kariú Kariri people, especially of the women of my yetçãmidé (family that comes from the mother). The knowledge recorded in this research was elaborated based on the movements and listening carried out by me, together with my sisters, and the daily experiences with women, young, and children of my people in Maranhão, the arrangements of the enchanted and enchanted people and the relationships established with other relatives along the journey back to Vale do Cariri in Ceará. I adopted what I dared to call natnography as a way to make visible the wounds and scars caused by the cut that colonization made in our bodiesterritories, and the search for ancestral healing, carried out through the recapture mobilized by my people. In order to highlight that, although the colonial force has been and continues to be violent against our bodies-territories, we, the Kariú Kariri indigenous people, have always found ways to keep our customs and wisdom in our own bodiesterritories to reorganize and continue to produce and re-elaborate our historical projects as original indigenous peoples.Submitted by Dayane Basílio (dayanebasilio@ufg.br) on 2024-01-18T13:33:27Z workflow start=Step: editstep - action:claimaction No. of bitstreams: 2 Tese - Lidiane da Conceição Alves - 2023.pdf: 11684278 bytes, checksum: f6961a2ac5313708d50e30d8b0f90dac (MD5) license_rdf: 805 bytes, checksum: 4460e5956bc1d1639be9ae6146a50347 (MD5)Step: editstep - action:editaction Approved for entry into archive by Luciana Ferreira(lucgeral@gmail.com) on 2024-01-19T11:17:24Z (GMT)Made available in DSpace on 2024-01-19T11:17:25Z (GMT). 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