Formação Cidadã, Juventude e Trabalho: A Geografia na Educação de Jovens E Adultos (EJA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIBEIRO, Reuvia de Oliveira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFG
Texto Completo: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1869
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar o papel da Geografia no cotidiano dos jovens trabalhadores e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Busca-se com o presente trabalho entender de que maneira a Geografia auxilia os jovens no mercado de trabalho, na compreensão da cidade e no desenvolvimento da participação cidadã. São temas discutidos nesse estudo: a cidade espaço de reprodução do capital, de desigualdades sociais e de oportunidades, que pode ser melhor entendida por meio do ensino e a juventude, como etapa de transformações e de conflitos em que a cidadania é algo a ser compreendido e exercido. São apresentadas reflexões sobre o trabalho, como direito de todos e meio de transformação social que por vezes auxilia ou atrapalha no rendimento escolar. O ensino aqui investigado trata-se da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os sujeitos são os jovens trabalhadores ou em processo de inserção no mercado de trabalho. Cuida-se de uma investigação que abrange uma abordagem qualitativa e quantitativa para a análise e observação de aulas, entrevistas e questionários. Assim, a primeira parte deste estudo apresenta uma discussão sobre cidadania, juventude e trabalho. Enfatiza-se que a amplitude desses temas e as diversas contribuições de pesquisas sobre cidadania colaboram sensivelmente para o ensino da Geografia. Em seguida apresentam-se informações documentais sobre Educação de Jovens e Adultos no Brasil e as leis que regem essa modalidade de ensino, assim como a organização do ensino de Geografia na EJA. Nesse contexto, volta-se também para descrição das escolas campo e o perfil dos jovens estudantes da EJA de Goiânia e Região Metropolitana, sendo apresentados os dados de questionários aplicados em diferentes turmas de EJA. Os resultados mostraram que esses jovens têm baixa renda familiar, muitos são responsáveis pelo próprio sustento, trabalham em média oito horas por dia e reconhecem na escola uma possibilidade de ascensão profissional e pessoal. Neste trabalho são, ainda, ouvidas e discutidas as vozes dos jovens trabalhadores e estudantes de EJA, sujeitos desta pesquisa, observados durante as aulas de Geografia e submetidos a entrevistas. Faz-se a apresentação das considerações dos entrevistados sobre os conteúdos geográficos e a ligação desses com o cotidiano. Apresentam-se reflexões sobre o ensino de Geografia e a formação para a cidadania e o trabalho, a relação entre conteúdo e prática na visão do jovem trabalhador e as indicações para a educação geográfica na Educação de Jovens e Adultos. Os resultados apontam que os educandos conseguem fazer associações entre o que aprendem nas aulas de geografia e o seu cotidiano; segundos eles, os conteúdos que têm mais ligação com mundo do trabalho são: ambiente e natureza, política, geografia regional, globalização e urbanização. Constata-se que os professores procuram considerar as especificidades dos alunos e realizam um ensino voltado para a sua realidade e que o ensino de Geografia na EJA pode ser melhorado com maior investimento nas escolas, em materiais didáticos, capacitação profissional e aplicação da legislação referente a essa modalidade de ensino.
id UFG-2_dc2ca7fbb21901c80d0f7952ae606e9f
oai_identifier_str oai:repositorio.bc.ufg.br:tde/1869
network_acronym_str UFG-2
network_name_str Repositório Institucional da UFG
repository_id_str
spelling CAVALCANTI, Lana de SouzaCAVALCANTI, Lana de Souzahttp://lattes.cnpq.br/9423630823488060RIBEIRO, Reuvia de Oliveira2014-07-29T15:32:03Z2012-03-052011-03-15RIBEIRO, Reuvia de Oliveira. Formation of the Citizen, Youth and Work: A Geography at the Youth and Adult Education (EJA).. 2011. 133 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011.http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1869Esta pesquisa tem como objetivo investigar o papel da Geografia no cotidiano dos jovens trabalhadores e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Busca-se com o presente trabalho entender de que maneira a Geografia auxilia os jovens no mercado de trabalho, na compreensão da cidade e no desenvolvimento da participação cidadã. São temas discutidos nesse estudo: a cidade espaço de reprodução do capital, de desigualdades sociais e de oportunidades, que pode ser melhor entendida por meio do ensino e a juventude, como etapa de transformações e de conflitos em que a cidadania é algo a ser compreendido e exercido. São apresentadas reflexões sobre o trabalho, como direito de todos e meio de transformação social que por vezes auxilia ou atrapalha no rendimento escolar. O ensino aqui investigado trata-se da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os sujeitos são os jovens trabalhadores ou em processo de inserção no mercado de trabalho. Cuida-se de uma investigação que abrange uma abordagem qualitativa e quantitativa para a análise e observação de aulas, entrevistas e questionários. Assim, a primeira parte deste estudo apresenta uma discussão sobre cidadania, juventude e trabalho. Enfatiza-se que a amplitude desses temas e as diversas contribuições de pesquisas sobre cidadania colaboram sensivelmente para o ensino da Geografia. Em seguida apresentam-se informações documentais sobre Educação de Jovens e Adultos no Brasil e as leis que regem essa modalidade de ensino, assim como a organização do ensino de Geografia na EJA. Nesse contexto, volta-se também para descrição das escolas campo e o perfil dos jovens estudantes da EJA de Goiânia e Região Metropolitana, sendo apresentados os dados de questionários aplicados em diferentes turmas de EJA. Os resultados mostraram que esses jovens têm baixa renda familiar, muitos são responsáveis pelo próprio sustento, trabalham em média oito horas por dia e reconhecem na escola uma possibilidade de ascensão profissional e pessoal. Neste trabalho são, ainda, ouvidas e discutidas as vozes dos jovens trabalhadores e estudantes de EJA, sujeitos desta pesquisa, observados durante as aulas de Geografia e submetidos a entrevistas. Faz-se a apresentação das considerações dos entrevistados sobre os conteúdos geográficos e a ligação desses com o cotidiano. Apresentam-se reflexões sobre o ensino de Geografia e a formação para a cidadania e o trabalho, a relação entre conteúdo e prática na visão do jovem trabalhador e as indicações para a educação geográfica na Educação de Jovens e Adultos. Os resultados apontam que os educandos conseguem fazer associações entre o que aprendem nas aulas de geografia e o seu cotidiano; segundos eles, os conteúdos que têm mais ligação com mundo do trabalho são: ambiente e natureza, política, geografia regional, globalização e urbanização. Constata-se que os professores procuram considerar as especificidades dos alunos e realizam um ensino voltado para a sua realidade e que o ensino de Geografia na EJA pode ser melhorado com maior investimento nas escolas, em materiais didáticos, capacitação profissional e aplicação da legislação referente a essa modalidade de ensino.Esta pesquisa tem como objetivo investigar o papel da Geografia no cotidiano dos jovens trabalhadores e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Busca-se com o presente trabalho entender de que maneira a Geografia auxilia os jovens no mercado de trabalho, na compreensão da cidade e no desenvolvimento da participação cidadã. São temas discutidos nesse estudo: a cidade espaço de reprodução do capital, de desigualdades sociais e de oportunidades, que pode ser melhor entendida por meio do ensino e a juventude, como etapa de transformações e de conflitos em que a cidadania é algo a ser compreendido e exercido. São apresentadas reflexões sobre o trabalho, como direito de todos e meio de transformação social que por vezes auxilia ou atrapalha no rendimento escolar. O ensino aqui investigado trata-se da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os sujeitos são os jovens trabalhadores ou em processo de inserção no mercado de trabalho. Cuida-se de uma investigação que abrange uma abordagem qualitativa e quantitativa para a análise e observação de aulas, entrevistas e questionários. Assim, a primeira parte deste estudo apresenta uma discussão sobre cidadania, juventude e trabalho. Enfatiza-se que a amplitude desses temas e as diversas contribuições de pesquisas sobre cidadania colaboram sensivelmente para o ensino da Geografia. Em seguida apresentam-se informações documentais sobre Educação de Jovens e Adultos no Brasil e as leis que regem essa modalidade de ensino, assim como a organização do ensino de Geografia na EJA. Nesse contexto, volta-se também para descrição das escolas campo e o perfil dos jovens estudantes da EJA de Goiânia e Região Metropolitana, sendo apresentados os dados de questionários aplicados em diferentes turmas de EJA. Os resultados mostraram que esses jovens têm baixa renda familiar, muitos são responsáveis pelo próprio sustento, trabalham em média oito horas por dia e reconhecem na escola uma possibilidade de ascensão profissional e pessoal. Neste trabalho são, ainda, ouvidas e discutidas as vozes dos jovens trabalhadores e estudantes de EJA, sujeitos desta pesquisa, observados durante as aulas de Geografia e submetidos a entrevistas. Faz-se a apresentação das considerações dos entrevistados sobre os conteúdos geográficos e a ligação desses com o cotidiano. Apresentam-se reflexões sobre o ensino de Geografia e a formação para a cidadania e o trabalho, a relação entre conteúdo e prática na visão do jovem trabalhador e as indicações para a educação geográfica na Educação de Jovens e Adultos. Os resultados apontam que os educandos conseguem fazer associações entre o que aprendem nas aulas de geografia e o seu cotidiano; segundos eles, os conteúdos que têm mais ligação com mundo do trabalho são: ambiente e natureza, política, geografia regional, globalização e urbanização. Constata-se que os professores procuram considerar as especificidades dos alunos e realizam um ensino voltado para a sua realidade e que o ensino de Geografia na EJA pode ser melhorado com maior investimento nas escolas, em materiais didáticos, capacitação profissional e aplicação da legislação referente a essa modalidade de ensino.Made available in DSpace on 2014-07-29T15:32:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Reuvia de Oliveira Geografia na EJA.pdf: 2114505 bytes, checksum: 7b9947f67ee3da2325806a9738502663 (MD5) Previous issue date: 2011-03-15application/pdfhttp://repositorio.bc.ufg.br/TEDE/retrieve/4497/Reuvia%20de%20Oliveira%20Geografia%20na%20EJA.pdf.jpgporUniversidade Federal de GoiásMestrado em GeografiaUFGBRCiências HumanasGeografiaensinoEducação de Jovens e AdultosCidadania e educaçãoGeographyTeachingYouth and Adults Education (EJA)CitizenshipYouthCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAFormação Cidadã, Juventude e Trabalho: A Geografia na Educação de Jovens E Adultos (EJA)Formation of the Citizen, Youth and Work: A Geography at the Youth and Adult Education (EJA).info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGORIGINALReuvia de Oliveira Geografia na EJA.pdfapplication/pdf2114505http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/0ee6c863-291f-4eec-878b-5299e45bcbe6/download7b9947f67ee3da2325806a9738502663MD51THUMBNAILReuvia de Oliveira Geografia na EJA.pdf.jpgReuvia de Oliveira Geografia na EJA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3584http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/1e7a0700-b57a-4532-97ef-a40500cea138/downloada4713804f0b3e779d658f6c3c01b6b8bMD52tde/18692014-07-30 03:14:34.317open.accessoai:repositorio.bc.ufg.br:tde/1869http://repositorio.bc.ufg.br/tedeRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.bc.ufg.br/oai/requesttasesdissertacoes.bc@ufg.bropendoar:2014-07-30T06:14:34Repositório Institucional da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.por.fl_str_mv Formação Cidadã, Juventude e Trabalho: A Geografia na Educação de Jovens E Adultos (EJA)
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Formation of the Citizen, Youth and Work: A Geography at the Youth and Adult Education (EJA).
title Formação Cidadã, Juventude e Trabalho: A Geografia na Educação de Jovens E Adultos (EJA)
spellingShingle Formação Cidadã, Juventude e Trabalho: A Geografia na Educação de Jovens E Adultos (EJA)
RIBEIRO, Reuvia de Oliveira
Geografia
ensino
Educação de Jovens e Adultos
Cidadania e educação
Geography
Teaching
Youth and Adults Education (EJA)
Citizenship
Youth
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
title_short Formação Cidadã, Juventude e Trabalho: A Geografia na Educação de Jovens E Adultos (EJA)
title_full Formação Cidadã, Juventude e Trabalho: A Geografia na Educação de Jovens E Adultos (EJA)
title_fullStr Formação Cidadã, Juventude e Trabalho: A Geografia na Educação de Jovens E Adultos (EJA)
title_full_unstemmed Formação Cidadã, Juventude e Trabalho: A Geografia na Educação de Jovens E Adultos (EJA)
title_sort Formação Cidadã, Juventude e Trabalho: A Geografia na Educação de Jovens E Adultos (EJA)
author RIBEIRO, Reuvia de Oliveira
author_facet RIBEIRO, Reuvia de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv CAVALCANTI, Lana de Souza
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv CAVALCANTI, Lana de Souza
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9423630823488060
dc.contributor.author.fl_str_mv RIBEIRO, Reuvia de Oliveira
contributor_str_mv CAVALCANTI, Lana de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
ensino
Educação de Jovens e Adultos
Cidadania e educação
topic Geografia
ensino
Educação de Jovens e Adultos
Cidadania e educação
Geography
Teaching
Youth and Adults Education (EJA)
Citizenship
Youth
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Geography
Teaching
Youth and Adults Education (EJA)
Citizenship
Youth
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
description Esta pesquisa tem como objetivo investigar o papel da Geografia no cotidiano dos jovens trabalhadores e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Busca-se com o presente trabalho entender de que maneira a Geografia auxilia os jovens no mercado de trabalho, na compreensão da cidade e no desenvolvimento da participação cidadã. São temas discutidos nesse estudo: a cidade espaço de reprodução do capital, de desigualdades sociais e de oportunidades, que pode ser melhor entendida por meio do ensino e a juventude, como etapa de transformações e de conflitos em que a cidadania é algo a ser compreendido e exercido. São apresentadas reflexões sobre o trabalho, como direito de todos e meio de transformação social que por vezes auxilia ou atrapalha no rendimento escolar. O ensino aqui investigado trata-se da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os sujeitos são os jovens trabalhadores ou em processo de inserção no mercado de trabalho. Cuida-se de uma investigação que abrange uma abordagem qualitativa e quantitativa para a análise e observação de aulas, entrevistas e questionários. Assim, a primeira parte deste estudo apresenta uma discussão sobre cidadania, juventude e trabalho. Enfatiza-se que a amplitude desses temas e as diversas contribuições de pesquisas sobre cidadania colaboram sensivelmente para o ensino da Geografia. Em seguida apresentam-se informações documentais sobre Educação de Jovens e Adultos no Brasil e as leis que regem essa modalidade de ensino, assim como a organização do ensino de Geografia na EJA. Nesse contexto, volta-se também para descrição das escolas campo e o perfil dos jovens estudantes da EJA de Goiânia e Região Metropolitana, sendo apresentados os dados de questionários aplicados em diferentes turmas de EJA. Os resultados mostraram que esses jovens têm baixa renda familiar, muitos são responsáveis pelo próprio sustento, trabalham em média oito horas por dia e reconhecem na escola uma possibilidade de ascensão profissional e pessoal. Neste trabalho são, ainda, ouvidas e discutidas as vozes dos jovens trabalhadores e estudantes de EJA, sujeitos desta pesquisa, observados durante as aulas de Geografia e submetidos a entrevistas. Faz-se a apresentação das considerações dos entrevistados sobre os conteúdos geográficos e a ligação desses com o cotidiano. Apresentam-se reflexões sobre o ensino de Geografia e a formação para a cidadania e o trabalho, a relação entre conteúdo e prática na visão do jovem trabalhador e as indicações para a educação geográfica na Educação de Jovens e Adultos. Os resultados apontam que os educandos conseguem fazer associações entre o que aprendem nas aulas de geografia e o seu cotidiano; segundos eles, os conteúdos que têm mais ligação com mundo do trabalho são: ambiente e natureza, política, geografia regional, globalização e urbanização. Constata-se que os professores procuram considerar as especificidades dos alunos e realizam um ensino voltado para a sua realidade e que o ensino de Geografia na EJA pode ser melhorado com maior investimento nas escolas, em materiais didáticos, capacitação profissional e aplicação da legislação referente a essa modalidade de ensino.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-03-15
dc.date.available.fl_str_mv 2012-03-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-29T15:32:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RIBEIRO, Reuvia de Oliveira. Formation of the Citizen, Youth and Work: A Geography at the Youth and Adult Education (EJA).. 2011. 133 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1869
identifier_str_mv RIBEIRO, Reuvia de Oliveira. Formation of the Citizen, Youth and Work: A Geography at the Youth and Adult Education (EJA).. 2011. 133 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011.
url http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Geografia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFG
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFG
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Repositório Institucional da UFG
collection Repositório Institucional da UFG
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/0ee6c863-291f-4eec-878b-5299e45bcbe6/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/1e7a0700-b57a-4532-97ef-a40500cea138/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 7b9947f67ee3da2325806a9738502663
a4713804f0b3e779d658f6c3c01b6b8b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv tasesdissertacoes.bc@ufg.br
_version_ 1798044411857207296