Aspectos linguísticos e culturais no processo de formação do homem Xavante na Aldeia Sangradouro - Mato Grosso - Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wa’ Awe, Antônio Luiz
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFG
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Texto Completo: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/12760
Resumo: Wanõrihã A´uwe, daróbre ´re iwahöimãnã dza´ra mõnõhã, te wamã ´rehöimãnã tsirõmõdza´ra wate wahöimãnã prédu waihu´udzéhã, wahi´rata hawi ihöimãnã tsiró róptsiré. Wanhimi rówaiuhu´udzéhã mãri ahö uptabinã wawate ´retsa´retsedza´ra wahi´rata nõri nhiné duré mãrinã dahöimãnã prédubnãhã, danhimidzadze nã wamhã duré wahöimãnã dzébnã wamhã. Tahawa rówaihu ihöimãnã dza´ra mõnõhã wahi´rata nõri hawimhã wa ótó wate ´retsihötö dza´ra, wate ãmã rómhuridza´ra mõnõda rómnhõrédzéb´u ai´uté nõri dzémã te waihu udza´ra mõnõda dahöimãnã prédubdzé.Wahu ´rãtsutu nã wahu 1996, ma pódó date ãmã rómhuridza´ra mõnõ dahã (LDB) remhã te watsu´u (78 e 79) A´uwe mã te ãmã ´re irómhuridza´ra mõnõ dahã. Ãné rótsa´rata´re A´uwe nhimi rówaihu´udzéhã mãdamé tsereni wate ãmã irómhuridza´ra mõnõ dahã, duré wahoimanadzé wate ãmã tsiptete dza´ra mõnõda, rómnhõré´wa wanuri dzémã tete tsa´retse dza´ra monoda wahöimãnã dzéhã wahi´rata hawi ihoimãnã dza´ra mõnõhã. Tahawa, ãhã wadza ãmã rówatsu´u rómhuri ihöimã dza´ra tsiwadzari rówaihu ihöimãnã te ãmã irómnhõré dza´rahã Karajá wahu (2015), Pimentel da Silva (2017) duré Herbetta (2019), ãnõri maha waihu´u petsedi A´uwe Uptabi höimãnã dzéhã. Ãné, itehã rómhuri te tihöiba A´uwe uptabi te rówaihu´udzébnãhã ahödi ihöimãnã dza´ra mõnõhã wahöimãnã dzébremhã, duré niwamhã, wate pibuiwe dza´ra mõnõda, duré wate ãmã rówatsu´u dza´ra mõnõda, duré imõri´rata uptabi wate ãmã irówatsu´u dza´ra mõnõdahã rómnhõré dzéb´uhã. Ihöimãnã tsiró, wadza watsu´u ihöimãnã dza´ra mõnõ wahöimãnã dzébremhã duré wamré ´remhã wamhã, duré ãmã ´re iwatsi aibö dza´ra mõnõdzé.
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Ãné, itehã rómhuri te tihöiba A´uwe uptabi te rówaihu´udzébnãhã ahödi ihöimãnã dza´ra mõnõhã wahöimãnã dzébremhã, duré niwamhã, wate pibuiwe dza´ra mõnõda, duré wate ãmã rówatsu´u dza´ra mõnõda, duré imõri´rata uptabi wate ãmã irówatsu´u dza´ra mõnõdahã rómnhõré dzéb´uhã. Ihöimãnã tsiró, wadza watsu´u ihöimãnã dza´ra mõnõ wahöimãnã dzébremhã duré wamré ´remhã wamhã, duré ãmã ´re iwatsi aibö dza´ra mõnõdzé.Nós, Xavante que moramos nas aldeias, já tivemos a educação natural desde os nossos antepassados. É o que aprendemos com a natureza. Essa educação mostrou muitas coisas boas que são transmitidas pelos nossos avós e bisavós. Aprendemos, principalmente, a respeitar uns aos outros, a valorizar crenças e a nossa cultura. Então, essa educação ou esses conhecimentos que temos hoje vêm dos nossos antepassados. Está tudo anotado e registrado para ser trabalhado na sala de aula, onde as nossas crianças aprenderão a valorizar esses aspectos também. Em dezembro de 1996, foi criada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que dedica dois capítulos (78 e 79) ao ensino voltado para os indígenas. Nesse sentido, o ensino da língua e de conhecimentos de meu povo aplicado na Pedagogia Xavante pode fortalecer cada vez mais a educação intercultural. Conhecer e ensinar a sabedoria do povo Xavante na escola, de modo prestigioso, é contribuir com políticas de ensino da língua Xavante em contextos escolares de orientação intercultural e valorizar o patrimônio cultural e produzir novos conhecimentos para deixar para as futuras gerações. Por isso, nesta dissertação, apresentarei um estudo realizado com base na fundamentação pluriepistêmica defendida por estudiosos como Karajá (2015), Pimentel da Silva (2017) e Herbetta (2019), as quais se articulam com bases epistêmicas intraculturais do povo Xavante. Assim, minha pesquisa focaliza o processo educativo que se desenvolve ao longo de toda a vida do povo Xavante, ou seja, da pedagogia Xavante de cuidar, orientar e aconselhar, a qual é importante para o planejamento de ensino da língua na escola. Especificamente, minha dissertação trata das formas de transmissão do patrimônio cultural e linguístico que ocorre por meio dos processos de formação do homem Xavante.Submitted by Dayane Basílio (dayanebasilio@ufg.br) on 2023-04-18T13:36:01Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Antônio Luiz Wa’ Awe - 2022.pdf: 1645262 bytes, checksum: 4eedf509de26cf0aa1fab069a1efb0df (MD5) license_rdf: 805 bytes, checksum: 4460e5956bc1d1639be9ae6146a50347 (MD5)Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2023-04-19T11:02:38Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Antônio Luiz Wa’ Awe - 2022.pdf: 1645262 bytes, checksum: 4eedf509de26cf0aa1fab069a1efb0df (MD5) license_rdf: 805 bytes, checksum: 4460e5956bc1d1639be9ae6146a50347 (MD5)Made available in DSpace on 2023-04-19T11:02:38Z (GMT). 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