DIALÉTICA NEGATIVA: FILOSOFIA E METAFÍSICA - TENSÕES
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/31706 |
Resumo: | Este ensaio se propõe a analisar o conceito de Metafísica desenvolvido por Theodor Adorno na “Parte III, Modelos”, de seu livro Dialética Negativa. Inicialmente se detém na abordagem da categoria dialética negativa, que se constitui no diálogo com Hegel e, ao mesmo tempo, em contraposição à sua dialética idealista, tomando como referência o pressuposto de que somente o conceito pode ultrapassar o conceito e assim se aproximar do não-conceitual. A seguir, à semelhança do processo anterior, denota o texto que o frankfurtiano, na construção de uma nova metafísica, não abandona as categorias específicas que historicamente lhe deram sustentabilidade, porém, inverte-as na tendência de sua direção: a metafísica negativa emigra para a micrologia, para “a escória do mundo dos fenômenos”. Conceitos-chave da metafísica tradicional -- essência, infinitude e profundidade --, no contexto da primazia do objeto sobre o sujeito, se voltam agora para “as coisas dos homens”. O ensaio mostra, ainda, que Adorno, instigado pela observação de Simmel, de como é espantoso o quão pouco os sofrimentos da humanidade são observados na história da filosofia, construída numa perspectiva idealista, se volta para a análise da dor, dos lamentos, do genocídio, tristes realidades que caracterizam a história dos homens em tempos de sociedades capitalistas. |
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DIALÉTICA NEGATIVA: FILOSOFIA E METAFÍSICA - TENSÕESDialética negativaMetafísicaTheodor AdornoFriedrich HegelEste ensaio se propõe a analisar o conceito de Metafísica desenvolvido por Theodor Adorno na “Parte III, Modelos”, de seu livro Dialética Negativa. Inicialmente se detém na abordagem da categoria dialética negativa, que se constitui no diálogo com Hegel e, ao mesmo tempo, em contraposição à sua dialética idealista, tomando como referência o pressuposto de que somente o conceito pode ultrapassar o conceito e assim se aproximar do não-conceitual. A seguir, à semelhança do processo anterior, denota o texto que o frankfurtiano, na construção de uma nova metafísica, não abandona as categorias específicas que historicamente lhe deram sustentabilidade, porém, inverte-as na tendência de sua direção: a metafísica negativa emigra para a micrologia, para “a escória do mundo dos fenômenos”. Conceitos-chave da metafísica tradicional -- essência, infinitude e profundidade --, no contexto da primazia do objeto sobre o sujeito, se voltam agora para “as coisas dos homens”. O ensaio mostra, ainda, que Adorno, instigado pela observação de Simmel, de como é espantoso o quão pouco os sofrimentos da humanidade são observados na história da filosofia, construída numa perspectiva idealista, se volta para a análise da dor, dos lamentos, do genocídio, tristes realidades que caracterizam a história dos homens em tempos de sociedades capitalistas.Faculdade de Educação (UFG)2014-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3170610.5216/ia.v39i2.31706Journal Inter-Ação; Vol. 39 No. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 257-270Revista Inter Ação; Vol. 39 Núm. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 257-270Revista Inter-Ação; v. 39 n. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 257-2701981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/31706/16903Pucci, Brunoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-30T23:40:45Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/31706Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:38.511277Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
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