PROJETOS DE VIDA E EDUCAÇÃO: NARRATIVAS DE JOVENS DAS CAMADAS POPULARES SOBRE SUAS EXPERIÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ivone Maria Mendes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Leme, Maria Isabel Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55686
Resumo: Este artigo analisa reflexões produzidas em situação de entrevista por jovens estudantes de escolas públicas, moradores de uma favela de Belo Horizonte, sobre o papel da escola em seus projetos de futuro. Discute também os sentidos atribuídos por esses sujeitos às suas experiências educativas e como estas se relacionam com os contextos escolares e sociais empobrecidos nos quais se inserem. Os resultados apontam que, para a maioria deles, a valorização da educação escolar e dos projetos a ela relacionados mostrou-se possível quando encontraram na escola uma fonte de apoio e incentivo, personificada sobretudo na figura de determinados professores, mas também em ações promovidas pela comunidade escolar para fortalecer as escolas em questão como espaços de resistência, cidadania inclusiva e enfrentamento das desigualdades.
id UFG-3_04fa6e5889531fb358f4a561eae5d1b1
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/55686
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling PROJETOS DE VIDA E EDUCAÇÃO: NARRATIVAS DE JOVENS DAS CAMADAS POPULARES SOBRE SUAS EXPERIÊNCIASEste artigo analisa reflexões produzidas em situação de entrevista por jovens estudantes de escolas públicas, moradores de uma favela de Belo Horizonte, sobre o papel da escola em seus projetos de futuro. Discute também os sentidos atribuídos por esses sujeitos às suas experiências educativas e como estas se relacionam com os contextos escolares e sociais empobrecidos nos quais se inserem. Os resultados apontam que, para a maioria deles, a valorização da educação escolar e dos projetos a ela relacionados mostrou-se possível quando encontraram na escola uma fonte de apoio e incentivo, personificada sobretudo na figura de determinados professores, mas também em ações promovidas pela comunidade escolar para fortalecer as escolas em questão como espaços de resistência, cidadania inclusiva e enfrentamento das desigualdades.Faculdade de Educação (UFG)2019-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/5568610.5216/ia.v44i1.55686Journal Inter-Ação; Vol. 44 No. 1 (2019): Dossiê Pobreza, desigualdades e educação: novas concepções ou velhos dilemas?; 77-92Revista Inter Ação; Vol. 44 Núm. 1 (2019): Dossiê Pobreza, desigualdades e educação: novas concepções ou velhos dilemas?; 77-92Revista Inter-Ação; v. 44 n. 1 (2019): Dossiê Pobreza, desigualdades e educação: novas concepções ou velhos dilemas?; 77-921981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55686/33073Copyright (c) 2019 Ivone Maria Mendes Silva, Maria Isabel Silva Lemeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ivone Maria MendesLeme, Maria Isabel Silva2020-03-01T02:21:04Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/55686Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:53.062831Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv PROJETOS DE VIDA E EDUCAÇÃO: NARRATIVAS DE JOVENS DAS CAMADAS POPULARES SOBRE SUAS EXPERIÊNCIAS
title PROJETOS DE VIDA E EDUCAÇÃO: NARRATIVAS DE JOVENS DAS CAMADAS POPULARES SOBRE SUAS EXPERIÊNCIAS
spellingShingle PROJETOS DE VIDA E EDUCAÇÃO: NARRATIVAS DE JOVENS DAS CAMADAS POPULARES SOBRE SUAS EXPERIÊNCIAS
Silva, Ivone Maria Mendes
title_short PROJETOS DE VIDA E EDUCAÇÃO: NARRATIVAS DE JOVENS DAS CAMADAS POPULARES SOBRE SUAS EXPERIÊNCIAS
title_full PROJETOS DE VIDA E EDUCAÇÃO: NARRATIVAS DE JOVENS DAS CAMADAS POPULARES SOBRE SUAS EXPERIÊNCIAS
title_fullStr PROJETOS DE VIDA E EDUCAÇÃO: NARRATIVAS DE JOVENS DAS CAMADAS POPULARES SOBRE SUAS EXPERIÊNCIAS
title_full_unstemmed PROJETOS DE VIDA E EDUCAÇÃO: NARRATIVAS DE JOVENS DAS CAMADAS POPULARES SOBRE SUAS EXPERIÊNCIAS
title_sort PROJETOS DE VIDA E EDUCAÇÃO: NARRATIVAS DE JOVENS DAS CAMADAS POPULARES SOBRE SUAS EXPERIÊNCIAS
author Silva, Ivone Maria Mendes
author_facet Silva, Ivone Maria Mendes
Leme, Maria Isabel Silva
author_role author
author2 Leme, Maria Isabel Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ivone Maria Mendes
Leme, Maria Isabel Silva
description Este artigo analisa reflexões produzidas em situação de entrevista por jovens estudantes de escolas públicas, moradores de uma favela de Belo Horizonte, sobre o papel da escola em seus projetos de futuro. Discute também os sentidos atribuídos por esses sujeitos às suas experiências educativas e como estas se relacionam com os contextos escolares e sociais empobrecidos nos quais se inserem. Os resultados apontam que, para a maioria deles, a valorização da educação escolar e dos projetos a ela relacionados mostrou-se possível quando encontraram na escola uma fonte de apoio e incentivo, personificada sobretudo na figura de determinados professores, mas também em ações promovidas pela comunidade escolar para fortalecer as escolas em questão como espaços de resistência, cidadania inclusiva e enfrentamento das desigualdades.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55686
10.5216/ia.v44i1.55686
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55686
identifier_str_mv 10.5216/ia.v44i1.55686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55686/33073
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Ivone Maria Mendes Silva, Maria Isabel Silva Leme
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Ivone Maria Mendes Silva, Maria Isabel Silva Leme
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 44 No. 1 (2019): Dossiê Pobreza, desigualdades e educação: novas concepções ou velhos dilemas?; 77-92
Revista Inter Ação; Vol. 44 Núm. 1 (2019): Dossiê Pobreza, desigualdades e educação: novas concepções ou velhos dilemas?; 77-92
Revista Inter-Ação; v. 44 n. 1 (2019): Dossiê Pobreza, desigualdades e educação: novas concepções ou velhos dilemas?; 77-92
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874763538038784