PROJETOS DE VIDA E EDUCAÇÃO: NARRATIVAS DE JOVENS DAS CAMADAS POPULARES SOBRE SUAS EXPERIÊNCIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55686 |
Resumo: | Este artigo analisa reflexões produzidas em situação de entrevista por jovens estudantes de escolas públicas, moradores de uma favela de Belo Horizonte, sobre o papel da escola em seus projetos de futuro. Discute também os sentidos atribuídos por esses sujeitos às suas experiências educativas e como estas se relacionam com os contextos escolares e sociais empobrecidos nos quais se inserem. Os resultados apontam que, para a maioria deles, a valorização da educação escolar e dos projetos a ela relacionados mostrou-se possível quando encontraram na escola uma fonte de apoio e incentivo, personificada sobretudo na figura de determinados professores, mas também em ações promovidas pela comunidade escolar para fortalecer as escolas em questão como espaços de resistência, cidadania inclusiva e enfrentamento das desigualdades. |
id |
UFG-3_04fa6e5889531fb358f4a561eae5d1b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/55686 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PROJETOS DE VIDA E EDUCAÇÃO: NARRATIVAS DE JOVENS DAS CAMADAS POPULARES SOBRE SUAS EXPERIÊNCIASEste artigo analisa reflexões produzidas em situação de entrevista por jovens estudantes de escolas públicas, moradores de uma favela de Belo Horizonte, sobre o papel da escola em seus projetos de futuro. Discute também os sentidos atribuídos por esses sujeitos às suas experiências educativas e como estas se relacionam com os contextos escolares e sociais empobrecidos nos quais se inserem. Os resultados apontam que, para a maioria deles, a valorização da educação escolar e dos projetos a ela relacionados mostrou-se possível quando encontraram na escola uma fonte de apoio e incentivo, personificada sobretudo na figura de determinados professores, mas também em ações promovidas pela comunidade escolar para fortalecer as escolas em questão como espaços de resistência, cidadania inclusiva e enfrentamento das desigualdades.Faculdade de Educação (UFG)2019-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/5568610.5216/ia.v44i1.55686Journal Inter-Ação; Vol. 44 No. 1 (2019): Dossiê Pobreza, desigualdades e educação: novas concepções ou velhos dilemas?; 77-92Revista Inter Ação; Vol. 44 Núm. 1 (2019): Dossiê Pobreza, desigualdades e educação: novas concepções ou velhos dilemas?; 77-92Revista Inter-Ação; v. 44 n. 1 (2019): Dossiê Pobreza, desigualdades e educação: novas concepções ou velhos dilemas?; 77-921981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55686/33073Copyright (c) 2019 Ivone Maria Mendes Silva, Maria Isabel Silva Lemeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ivone Maria MendesLeme, Maria Isabel Silva2020-03-01T02:21:04Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/55686Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:53.062831Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROJETOS DE VIDA E EDUCAÇÃO: NARRATIVAS DE JOVENS DAS CAMADAS POPULARES SOBRE SUAS EXPERIÊNCIAS |
title |
PROJETOS DE VIDA E EDUCAÇÃO: NARRATIVAS DE JOVENS DAS CAMADAS POPULARES SOBRE SUAS EXPERIÊNCIAS |
spellingShingle |
PROJETOS DE VIDA E EDUCAÇÃO: NARRATIVAS DE JOVENS DAS CAMADAS POPULARES SOBRE SUAS EXPERIÊNCIAS Silva, Ivone Maria Mendes |
title_short |
PROJETOS DE VIDA E EDUCAÇÃO: NARRATIVAS DE JOVENS DAS CAMADAS POPULARES SOBRE SUAS EXPERIÊNCIAS |
title_full |
PROJETOS DE VIDA E EDUCAÇÃO: NARRATIVAS DE JOVENS DAS CAMADAS POPULARES SOBRE SUAS EXPERIÊNCIAS |
title_fullStr |
PROJETOS DE VIDA E EDUCAÇÃO: NARRATIVAS DE JOVENS DAS CAMADAS POPULARES SOBRE SUAS EXPERIÊNCIAS |
title_full_unstemmed |
PROJETOS DE VIDA E EDUCAÇÃO: NARRATIVAS DE JOVENS DAS CAMADAS POPULARES SOBRE SUAS EXPERIÊNCIAS |
title_sort |
PROJETOS DE VIDA E EDUCAÇÃO: NARRATIVAS DE JOVENS DAS CAMADAS POPULARES SOBRE SUAS EXPERIÊNCIAS |
author |
Silva, Ivone Maria Mendes |
author_facet |
Silva, Ivone Maria Mendes Leme, Maria Isabel Silva |
author_role |
author |
author2 |
Leme, Maria Isabel Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ivone Maria Mendes Leme, Maria Isabel Silva |
description |
Este artigo analisa reflexões produzidas em situação de entrevista por jovens estudantes de escolas públicas, moradores de uma favela de Belo Horizonte, sobre o papel da escola em seus projetos de futuro. Discute também os sentidos atribuídos por esses sujeitos às suas experiências educativas e como estas se relacionam com os contextos escolares e sociais empobrecidos nos quais se inserem. Os resultados apontam que, para a maioria deles, a valorização da educação escolar e dos projetos a ela relacionados mostrou-se possível quando encontraram na escola uma fonte de apoio e incentivo, personificada sobretudo na figura de determinados professores, mas também em ações promovidas pela comunidade escolar para fortalecer as escolas em questão como espaços de resistência, cidadania inclusiva e enfrentamento das desigualdades. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55686 10.5216/ia.v44i1.55686 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55686 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v44i1.55686 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55686/33073 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Ivone Maria Mendes Silva, Maria Isabel Silva Leme info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Ivone Maria Mendes Silva, Maria Isabel Silva Leme |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 44 No. 1 (2019): Dossiê Pobreza, desigualdades e educação: novas concepções ou velhos dilemas?; 77-92 Revista Inter Ação; Vol. 44 Núm. 1 (2019): Dossiê Pobreza, desigualdades e educação: novas concepções ou velhos dilemas?; 77-92 Revista Inter-Ação; v. 44 n. 1 (2019): Dossiê Pobreza, desigualdades e educação: novas concepções ou velhos dilemas?; 77-92 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874763538038784 |