DISCURSOS QUE PRODUZEM A EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS NA ATUALIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36489 |
Resumo: | Que discursos vêm produzindo a educação bilíngue para surdos no cenário educacional brasileiro na atualidade? Para problematizar essa questão, olhamos para documentos produzidos pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS) que tratam da educação bilíngue para surdos, tendo como ferramenta teórico-metodológica a noção de discurso de Michel Foucault (2013), para quem os discursos produzem práticas. Em nossas análises, buscamos dar visibilidade para as relações de saber-poder que estão imbricadas nos discursos que constituem os documentos analisados e os modos específicos de se pensar a escolarização para surdos que vêm sendo produzidos a partir dos significados de educação bilíngue que circulam em tais documentos. |
id |
UFG-3_0726c9f22e4aab38af3f501068d4f06c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/36489 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DISCURSOS QUE PRODUZEM A EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS NA ATUALIDADEDiscursos. Educação Bilíngue. Surdos. Políticas Educacionais.Que discursos vêm produzindo a educação bilíngue para surdos no cenário educacional brasileiro na atualidade? Para problematizar essa questão, olhamos para documentos produzidos pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS) que tratam da educação bilíngue para surdos, tendo como ferramenta teórico-metodológica a noção de discurso de Michel Foucault (2013), para quem os discursos produzem práticas. Em nossas análises, buscamos dar visibilidade para as relações de saber-poder que estão imbricadas nos discursos que constituem os documentos analisados e os modos específicos de se pensar a escolarização para surdos que vêm sendo produzidos a partir dos significados de educação bilíngue que circulam em tais documentos.Faculdade de Educação (UFG)2015-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3648910.5216/ia.v40i3.36489Journal Inter-Ação; Vol. 40 No. 3 (2015): Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação; 573-590Revista Inter Ação; Vol. 40 Núm. 3 (2015): Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação; 573-590Revista Inter-Ação; v. 40 n. 3 (2015): Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação; 573-5901981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36489/19873Stürmer, Ingrid ErtelThoma, Adriana da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-09T20:00:11Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/36489Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:41.035501Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
DISCURSOS QUE PRODUZEM A EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS NA ATUALIDADE |
title |
DISCURSOS QUE PRODUZEM A EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS NA ATUALIDADE |
spellingShingle |
DISCURSOS QUE PRODUZEM A EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS NA ATUALIDADE Stürmer, Ingrid Ertel Discursos. Educação Bilíngue. Surdos. Políticas Educacionais. |
title_short |
DISCURSOS QUE PRODUZEM A EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS NA ATUALIDADE |
title_full |
DISCURSOS QUE PRODUZEM A EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS NA ATUALIDADE |
title_fullStr |
DISCURSOS QUE PRODUZEM A EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS NA ATUALIDADE |
title_full_unstemmed |
DISCURSOS QUE PRODUZEM A EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS NA ATUALIDADE |
title_sort |
DISCURSOS QUE PRODUZEM A EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS NA ATUALIDADE |
author |
Stürmer, Ingrid Ertel |
author_facet |
Stürmer, Ingrid Ertel Thoma, Adriana da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Thoma, Adriana da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stürmer, Ingrid Ertel Thoma, Adriana da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discursos. Educação Bilíngue. Surdos. Políticas Educacionais. |
topic |
Discursos. Educação Bilíngue. Surdos. Políticas Educacionais. |
description |
Que discursos vêm produzindo a educação bilíngue para surdos no cenário educacional brasileiro na atualidade? Para problematizar essa questão, olhamos para documentos produzidos pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS) que tratam da educação bilíngue para surdos, tendo como ferramenta teórico-metodológica a noção de discurso de Michel Foucault (2013), para quem os discursos produzem práticas. Em nossas análises, buscamos dar visibilidade para as relações de saber-poder que estão imbricadas nos discursos que constituem os documentos analisados e os modos específicos de se pensar a escolarização para surdos que vêm sendo produzidos a partir dos significados de educação bilíngue que circulam em tais documentos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36489 10.5216/ia.v40i3.36489 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36489 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v40i3.36489 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36489/19873 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 40 No. 3 (2015): Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação; 573-590 Revista Inter Ação; Vol. 40 Núm. 3 (2015): Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação; 573-590 Revista Inter-Ação; v. 40 n. 3 (2015): Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação; 573-590 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874762710712320 |