Discursos que produzem a educação bilíngue para surdos na atualidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/243311 |
Resumo: | Que discursos a educação bilíngue vêm produzindo para surdos no cenário educacional brasileiro na atualidade? Para pro-blematizar essa questão, olhamos para documentos produzidos pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS) que tratam da educação bilíngue para surdos, tendo como ferramenta teórico-metodológica a noção de discurso de Michel Foucault para quem os discursos produzem práticas. Em nossas análises, buscamos dar visibilidade para as relações de saber-poder que estão imbricadas nos discursos que constituem os documentos analisados e os modos específicos de se pensar a escolarização para surdos que vêm sendo produ-zidos a partir dos significados de educação bilíngue que circulam em tais documentos |
id |
UFRGS-2_ab1ddbef63f897b70b0c3a8bc85ef39c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243311 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Stürmer, Ingrid ErtelThoma, Adriana da Silva2022-07-21T04:54:49Z20150101-7136http://hdl.handle.net/10183/243311000987645Que discursos a educação bilíngue vêm produzindo para surdos no cenário educacional brasileiro na atualidade? Para pro-blematizar essa questão, olhamos para documentos produzidos pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS) que tratam da educação bilíngue para surdos, tendo como ferramenta teórico-metodológica a noção de discurso de Michel Foucault para quem os discursos produzem práticas. Em nossas análises, buscamos dar visibilidade para as relações de saber-poder que estão imbricadas nos discursos que constituem os documentos analisados e os modos específicos de se pensar a escolarização para surdos que vêm sendo produ-zidos a partir dos significados de educação bilíngue que circulam em tais documentosWhich discourses have produced bilingual education for the deaf in the Brazilian scenario? In order to problematize this issue, we have examined some docu-ments produced by the Ministry of Education and the National Association for Deaf Education and Integration addressing the bilingual education for the deaf. The notion of discourse by Michel Foucault (2013), for whom discourses produce practices, has been used as our theoretical-methodological tool. In our analyses, we have attempted to evidence the power-knowledge relations involved in discourses that constitute the analyzed documents and the specific ways of thinking about deaf schooling that have been produced from the meanings of bilingual education spread by those documents.¿Qué discursos viene produciendo la educación bilingüe para sordos en el escenario educacional brasileño en la actualidad? Para problematizar esta cuestión, revisamos documentos producidos por el Ministerio de Educación (MEC) y por la Federación Nacional de Educación e Integración de los Sordos (FENEIS) que hablan de la educación bilingüe para sordos, teniendo como herramienta teórico-metodológica la noción del discurso de Michael Foucault (2013), para quien los discursos producen prácticas. En nuestro análisis, buscamos evidenciar las relaciones de saber-poder que están superpuestas en los discursos que constituyen los documentos analizados y los modos específicos de pensar la escolarización para sordos que vienen siendo producidos a partir de los significados sobre la educación bilingüe que circula en tales documentos.application/pdfporInter-ação. Goiânia, GO. Vol. 40, n. 3 (set./dez. 2015), p. 573-590Educação bilíngueSurdoPolítica educacionalEducação especialDiscoursesBilingual educationDeafEducational policiesDiscursosEducación bilingüeSordosPolíticas educacionalesDiscursos que produzem a educação bilíngue para surdos na atualidadeDiscourses that have produced bilingual education for the deaf Discursos que producen la educación bilingüe para sordos en la actualidad info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000987645.pdf.txt000987645.pdf.txtExtracted Texttext/plain42332http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243311/2/000987645.pdf.txt529c6a3c1bb0278c8e50b751973c6871MD52ORIGINAL000987645.pdfTexto completoapplication/pdf176451http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243311/1/000987645.pdf832a8d276db61ba645484ec361f6f1d2MD5110183/2433112022-07-22 04:52:43.453358oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243311Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2022-07-22T07:52:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Discursos que produzem a educação bilíngue para surdos na atualidade |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Discourses that have produced bilingual education for the deaf |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Discursos que producen la educación bilingüe para sordos en la actualidad |
title |
Discursos que produzem a educação bilíngue para surdos na atualidade |
spellingShingle |
Discursos que produzem a educação bilíngue para surdos na atualidade Stürmer, Ingrid Ertel Educação bilíngue Surdo Política educacional Educação especial Discourses Bilingual education Deaf Educational policies Discursos Educación bilingüe Sordos Políticas educacionales |
title_short |
Discursos que produzem a educação bilíngue para surdos na atualidade |
title_full |
Discursos que produzem a educação bilíngue para surdos na atualidade |
title_fullStr |
Discursos que produzem a educação bilíngue para surdos na atualidade |
title_full_unstemmed |
Discursos que produzem a educação bilíngue para surdos na atualidade |
title_sort |
Discursos que produzem a educação bilíngue para surdos na atualidade |
author |
Stürmer, Ingrid Ertel |
author_facet |
Stürmer, Ingrid Ertel Thoma, Adriana da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Thoma, Adriana da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stürmer, Ingrid Ertel Thoma, Adriana da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação bilíngue Surdo Política educacional Educação especial |
topic |
Educação bilíngue Surdo Política educacional Educação especial Discourses Bilingual education Deaf Educational policies Discursos Educación bilingüe Sordos Políticas educacionales |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Discourses Bilingual education Deaf Educational policies |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Discursos Educación bilingüe Sordos Políticas educacionales |
description |
Que discursos a educação bilíngue vêm produzindo para surdos no cenário educacional brasileiro na atualidade? Para pro-blematizar essa questão, olhamos para documentos produzidos pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS) que tratam da educação bilíngue para surdos, tendo como ferramenta teórico-metodológica a noção de discurso de Michel Foucault para quem os discursos produzem práticas. Em nossas análises, buscamos dar visibilidade para as relações de saber-poder que estão imbricadas nos discursos que constituem os documentos analisados e os modos específicos de se pensar a escolarização para surdos que vêm sendo produ-zidos a partir dos significados de educação bilíngue que circulam em tais documentos |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-21T04:54:49Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/243311 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0101-7136 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000987645 |
identifier_str_mv |
0101-7136 000987645 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/243311 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Inter-ação. Goiânia, GO. Vol. 40, n. 3 (set./dez. 2015), p. 573-590 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243311/2/000987645.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243311/1/000987645.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
529c6a3c1bb0278c8e50b751973c6871 832a8d276db61ba645484ec361f6f1d2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725139172720640 |