CONDIÇÕES ESCOLARES E EXPECTATIVAS DA POPULAÇÃO RURAL DE GOIÁS FRENTE A SEU PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55277 |
Resumo: | Trata-se de um estudo sobre as condições do ensino rural em Goiás. Faz-se a análise teórica e histórica da sociedade goiana enquanto realidade sócio-econômica e político-cultural: enfoca-se uma possível relação entre a totalidade anteriormente estudada e os dados empíricos coletados e registrados na pesquisa "Diagnóstico do ensino rural em Goiás", da qual são selecionados seis temas. O exame desses temas leva ao reconhecimento de que a escola no meio rural em Goiás é apenas um arremedo de escola repudiado pelos professores e pela população rural. Conclui-se pela afirmação de que "as questões educacionais rurais de Goiás não podem ser pensadas fora da historicidade das questões educacionais básicas das classes subalternas. Elas só podem ser entendidas no interior da luta pelo ensino público, gratuito e de qualidade, e da luta pela democratização de todas as instâncias da sociedade brasileira". |
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CONDIÇÕES ESCOLARES E EXPECTATIVAS DA POPULAÇÃO RURAL DE GOIÁS FRENTE A SEU PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃOTrata-se de um estudo sobre as condições do ensino rural em Goiás. Faz-se a análise teórica e histórica da sociedade goiana enquanto realidade sócio-econômica e político-cultural: enfoca-se uma possível relação entre a totalidade anteriormente estudada e os dados empíricos coletados e registrados na pesquisa "Diagnóstico do ensino rural em Goiás", da qual são selecionados seis temas. O exame desses temas leva ao reconhecimento de que a escola no meio rural em Goiás é apenas um arremedo de escola repudiado pelos professores e pela população rural. Conclui-se pela afirmação de que "as questões educacionais rurais de Goiás não podem ser pensadas fora da historicidade das questões educacionais básicas das classes subalternas. Elas só podem ser entendidas no interior da luta pelo ensino público, gratuito e de qualidade, e da luta pela democratização de todas as instâncias da sociedade brasileira".Faculdade de Educação (UFG)2018-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/5527710.5216/ia.v13i1/2.55277Journal Inter-Ação; Vol. 13 No. 1/2 (1989); 33-60Revista Inter Ação; Vol. 13 Núm. 1/2 (1989); 33-60Revista Inter-Ação; v. 13 n. 1/2 (1989); 33-601981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55277/26416Copyright (c) 2018 Maria Teresa Lousa da Fonsecainfo:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Maria Teresa Lousa da2018-10-05T21:13:54Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/55277Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:51.572037Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
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