A TECNOLOGIA COMO PROBLEMA NA EDUCAÇÃO CTS: ANÁLISES DE UMA OFICINA DE LEITURA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41882 |
Resumo: | Resumo: A partir de uma Perspectiva Discursiva em Educação CTS, investigamos os sentidos sobre tecnologia produzidos durante a análise conjunta de uma animação educativa sobre a origem e produção do artefato papel, realizada com integrantes do grupo Observatório da Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina – Ciências. Na análise desse processo, percebemos a materialização, no discurso dos sujeitos da pesquisa, de questões debatidas nos estudos CTS, tais como: i) problema x solução tecnológica; ii) leitura salvacionista x destrutiva da tecnologia; iii) silenciamentos das relações CTS. Em síntese, a pesquisa proporcionou elementos para problematizar e compreender o que é dito, mas, também, os silêncios sobre tecnologia e suas questões, contribuindo para pensar o desenvolvimento de temas tecnológicos na formação de professores de Ciências. |
id |
UFG-3_07d42c4f3b8e967418f52adc956ea072 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/41882 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A TECNOLOGIA COMO PROBLEMA NA EDUCAÇÃO CTS: ANÁLISES DE UMA OFICINA DE LEITURA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIASEducação CTS. Formação de professores. Tecnologia. PapelResumo: A partir de uma Perspectiva Discursiva em Educação CTS, investigamos os sentidos sobre tecnologia produzidos durante a análise conjunta de uma animação educativa sobre a origem e produção do artefato papel, realizada com integrantes do grupo Observatório da Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina – Ciências. Na análise desse processo, percebemos a materialização, no discurso dos sujeitos da pesquisa, de questões debatidas nos estudos CTS, tais como: i) problema x solução tecnológica; ii) leitura salvacionista x destrutiva da tecnologia; iii) silenciamentos das relações CTS. Em síntese, a pesquisa proporcionou elementos para problematizar e compreender o que é dito, mas, também, os silêncios sobre tecnologia e suas questões, contribuindo para pensar o desenvolvimento de temas tecnológicos na formação de professores de Ciências. Faculdade de Educação (UFG)2016-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4188210.5216/ia.v41i3.41882Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 743-762Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 743-762Revista Inter-Ação; v. 41 n. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 743-7621981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41882/22074Copyright (c) 2016 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGeremias, Bethania Medeiroscassiani, Suzani2016-12-20T12:49:39Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/41882Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:43.296662Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A TECNOLOGIA COMO PROBLEMA NA EDUCAÇÃO CTS: ANÁLISES DE UMA OFICINA DE LEITURA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS |
title |
A TECNOLOGIA COMO PROBLEMA NA EDUCAÇÃO CTS: ANÁLISES DE UMA OFICINA DE LEITURA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS |
spellingShingle |
A TECNOLOGIA COMO PROBLEMA NA EDUCAÇÃO CTS: ANÁLISES DE UMA OFICINA DE LEITURA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS Geremias, Bethania Medeiros Educação CTS. Formação de professores. Tecnologia. Papel |
title_short |
A TECNOLOGIA COMO PROBLEMA NA EDUCAÇÃO CTS: ANÁLISES DE UMA OFICINA DE LEITURA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS |
title_full |
A TECNOLOGIA COMO PROBLEMA NA EDUCAÇÃO CTS: ANÁLISES DE UMA OFICINA DE LEITURA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS |
title_fullStr |
A TECNOLOGIA COMO PROBLEMA NA EDUCAÇÃO CTS: ANÁLISES DE UMA OFICINA DE LEITURA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS |
title_full_unstemmed |
A TECNOLOGIA COMO PROBLEMA NA EDUCAÇÃO CTS: ANÁLISES DE UMA OFICINA DE LEITURA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS |
title_sort |
A TECNOLOGIA COMO PROBLEMA NA EDUCAÇÃO CTS: ANÁLISES DE UMA OFICINA DE LEITURA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS |
author |
Geremias, Bethania Medeiros |
author_facet |
Geremias, Bethania Medeiros cassiani, Suzani |
author_role |
author |
author2 |
cassiani, Suzani |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Geremias, Bethania Medeiros cassiani, Suzani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação CTS. Formação de professores. Tecnologia. Papel |
topic |
Educação CTS. Formação de professores. Tecnologia. Papel |
description |
Resumo: A partir de uma Perspectiva Discursiva em Educação CTS, investigamos os sentidos sobre tecnologia produzidos durante a análise conjunta de uma animação educativa sobre a origem e produção do artefato papel, realizada com integrantes do grupo Observatório da Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina – Ciências. Na análise desse processo, percebemos a materialização, no discurso dos sujeitos da pesquisa, de questões debatidas nos estudos CTS, tais como: i) problema x solução tecnológica; ii) leitura salvacionista x destrutiva da tecnologia; iii) silenciamentos das relações CTS. Em síntese, a pesquisa proporcionou elementos para problematizar e compreender o que é dito, mas, também, os silêncios sobre tecnologia e suas questões, contribuindo para pensar o desenvolvimento de temas tecnológicos na formação de professores de Ciências. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41882 10.5216/ia.v41i3.41882 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41882 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v41i3.41882 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41882/22074 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 743-762 Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 743-762 Revista Inter-Ação; v. 41 n. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 743-762 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874763022139392 |