A TECNOLOGIA COMO PROBLEMA NA EDUCAÇÃO CTS: ANÁLISES DE UMA OFICINA DE LEITURA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Geremias, Bethania Medeiros
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: cassiani, Suzani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41882
Resumo: Resumo: A partir de uma Perspectiva Discursiva em Educação CTS, investigamos os sentidos sobre tecnologia produzidos durante a análise conjunta de uma animação educativa sobre a origem e produção do artefato papel, realizada com integrantes do grupo Observatório da Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina – Ciências. Na análise desse processo, percebemos a materialização, no discurso dos sujeitos da pesquisa, de questões debatidas nos estudos CTS, tais como: i) problema x solução tecnológica; ii) leitura salvacionista x destrutiva da tecnologia; iii) silenciamentos das relações CTS. Em síntese, a pesquisa proporcionou elementos para problematizar e compreender o que é dito, mas, também, os silêncios sobre tecnologia e suas questões, contribuindo para pensar o desenvolvimento de temas tecnológicos na formação de professores de Ciências. 
id UFG-3_07d42c4f3b8e967418f52adc956ea072
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/41882
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling A TECNOLOGIA COMO PROBLEMA NA EDUCAÇÃO CTS: ANÁLISES DE UMA OFICINA DE LEITURA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIASEducação CTS. Formação de professores. Tecnologia. PapelResumo: A partir de uma Perspectiva Discursiva em Educação CTS, investigamos os sentidos sobre tecnologia produzidos durante a análise conjunta de uma animação educativa sobre a origem e produção do artefato papel, realizada com integrantes do grupo Observatório da Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina – Ciências. Na análise desse processo, percebemos a materialização, no discurso dos sujeitos da pesquisa, de questões debatidas nos estudos CTS, tais como: i) problema x solução tecnológica; ii) leitura salvacionista x destrutiva da tecnologia; iii) silenciamentos das relações CTS. Em síntese, a pesquisa proporcionou elementos para problematizar e compreender o que é dito, mas, também, os silêncios sobre tecnologia e suas questões, contribuindo para pensar o desenvolvimento de temas tecnológicos na formação de professores de Ciências. Faculdade de Educação (UFG)2016-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4188210.5216/ia.v41i3.41882Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 743-762Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 743-762Revista Inter-Ação; v. 41 n. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 743-7621981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41882/22074Copyright (c) 2016 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGeremias, Bethania Medeiroscassiani, Suzani2016-12-20T12:49:39Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/41882Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:43.296662Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv A TECNOLOGIA COMO PROBLEMA NA EDUCAÇÃO CTS: ANÁLISES DE UMA OFICINA DE LEITURA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
title A TECNOLOGIA COMO PROBLEMA NA EDUCAÇÃO CTS: ANÁLISES DE UMA OFICINA DE LEITURA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
spellingShingle A TECNOLOGIA COMO PROBLEMA NA EDUCAÇÃO CTS: ANÁLISES DE UMA OFICINA DE LEITURA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Geremias, Bethania Medeiros
Educação CTS. Formação de professores. Tecnologia. Papel
title_short A TECNOLOGIA COMO PROBLEMA NA EDUCAÇÃO CTS: ANÁLISES DE UMA OFICINA DE LEITURA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
title_full A TECNOLOGIA COMO PROBLEMA NA EDUCAÇÃO CTS: ANÁLISES DE UMA OFICINA DE LEITURA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
title_fullStr A TECNOLOGIA COMO PROBLEMA NA EDUCAÇÃO CTS: ANÁLISES DE UMA OFICINA DE LEITURA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
title_full_unstemmed A TECNOLOGIA COMO PROBLEMA NA EDUCAÇÃO CTS: ANÁLISES DE UMA OFICINA DE LEITURA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
title_sort A TECNOLOGIA COMO PROBLEMA NA EDUCAÇÃO CTS: ANÁLISES DE UMA OFICINA DE LEITURA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
author Geremias, Bethania Medeiros
author_facet Geremias, Bethania Medeiros
cassiani, Suzani
author_role author
author2 cassiani, Suzani
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Geremias, Bethania Medeiros
cassiani, Suzani
dc.subject.por.fl_str_mv Educação CTS. Formação de professores. Tecnologia. Papel
topic Educação CTS. Formação de professores. Tecnologia. Papel
description Resumo: A partir de uma Perspectiva Discursiva em Educação CTS, investigamos os sentidos sobre tecnologia produzidos durante a análise conjunta de uma animação educativa sobre a origem e produção do artefato papel, realizada com integrantes do grupo Observatório da Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina – Ciências. Na análise desse processo, percebemos a materialização, no discurso dos sujeitos da pesquisa, de questões debatidas nos estudos CTS, tais como: i) problema x solução tecnológica; ii) leitura salvacionista x destrutiva da tecnologia; iii) silenciamentos das relações CTS. Em síntese, a pesquisa proporcionou elementos para problematizar e compreender o que é dito, mas, também, os silêncios sobre tecnologia e suas questões, contribuindo para pensar o desenvolvimento de temas tecnológicos na formação de professores de Ciências. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41882
10.5216/ia.v41i3.41882
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41882
identifier_str_mv 10.5216/ia.v41i3.41882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41882/22074
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 743-762
Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 743-762
Revista Inter-Ação; v. 41 n. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática; 743-762
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874763022139392