Educação científica e o enfoque CTS: percepções de um grupo de professores de ciências em formação inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabrício, Tárcio Minto
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Freitas, Denise de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8673
Resumo: O objetivo da investigação reportada no trabalho foi identificar as percepções sobre a educação científica com enfoque CTS em um grupo de professores de ciências em formação inicial e as dificuldades atribuídas à utilização dessa abordagem de ensino em suas futuras carreiras docentes. Para tanto, foram adotadas metodologias qualitativas de investigação, sendo os dados utilizados constituídos a partir de documentos produzidos durante a disciplina “Práticas e Pesquisa em Ensino de Ciências Biológicas III”, ofertada para alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em 2014 e examinados com o auxílio da Análise Textual Discursiva. Os resultados possibilitaram a emergência de três perspectivas dos participantes em relação ao enfoque CTS e apontam as próprias práticas de formação de professores na universidade como um obstáculo à sua adoção na educação científica, reforçando a necessidade de que essa perspectiva, para além de um conteúdo oferecido aos futuros professores, permeie toda a sua formação universitária.
id UTFPR-7_9289b36f88918fa2c4b2d721a0ac441a
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/8673
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Educação científica e o enfoque CTS: percepções de um grupo de professores de ciências em formação inicialScientific education and the STS approach: perceptions of a group of science teachers in initial formation7.08.00.00-6 / 7.08.04.00-1Educação Científica; Educação CTS; Formação de ProfessoresScientific Education; CTS Education; Teacher TrainingO objetivo da investigação reportada no trabalho foi identificar as percepções sobre a educação científica com enfoque CTS em um grupo de professores de ciências em formação inicial e as dificuldades atribuídas à utilização dessa abordagem de ensino em suas futuras carreiras docentes. Para tanto, foram adotadas metodologias qualitativas de investigação, sendo os dados utilizados constituídos a partir de documentos produzidos durante a disciplina “Práticas e Pesquisa em Ensino de Ciências Biológicas III”, ofertada para alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em 2014 e examinados com o auxílio da Análise Textual Discursiva. Os resultados possibilitaram a emergência de três perspectivas dos participantes em relação ao enfoque CTS e apontam as próprias práticas de formação de professores na universidade como um obstáculo à sua adoção na educação científica, reforçando a necessidade de que essa perspectiva, para além de um conteúdo oferecido aos futuros professores, permeie toda a sua formação universitária.The objective of the research reported in this study was to identify perceptions about STS science education in a group of early science teachers and the difficulties attributed to the use of this teaching approach in their future teaching careers. Data were collected during a course offered in 2014 and examined with the aid of Discursive Textual Analysis. The results allowed the emergence of three perspectives of the participants in relation to the CTS approach and pointed out the very practices of teacher training at the University as an obstacle to their adoption in Scientific Education, rein-forcing the need for this perspective, in addition to content offered to future professors, permeate all their university education.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São PauloFabrício, Tárcio MintoFreitas, Denise de2020-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/867310.3895/rbect.v13n1.8673Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 1 (2020)1982-873X10.3895/rbect.v13n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8673/pdfDireitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:51Zoai:periodicos.utfpr:article/8673Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:51Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação científica e o enfoque CTS: percepções de um grupo de professores de ciências em formação inicial
Scientific education and the STS approach: perceptions of a group of science teachers in initial formation
title Educação científica e o enfoque CTS: percepções de um grupo de professores de ciências em formação inicial
spellingShingle Educação científica e o enfoque CTS: percepções de um grupo de professores de ciências em formação inicial
Fabrício, Tárcio Minto
7.08.00.00-6 / 7.08.04.00-1
Educação Científica; Educação CTS; Formação de Professores
Scientific Education; CTS Education; Teacher Training
title_short Educação científica e o enfoque CTS: percepções de um grupo de professores de ciências em formação inicial
title_full Educação científica e o enfoque CTS: percepções de um grupo de professores de ciências em formação inicial
title_fullStr Educação científica e o enfoque CTS: percepções de um grupo de professores de ciências em formação inicial
title_full_unstemmed Educação científica e o enfoque CTS: percepções de um grupo de professores de ciências em formação inicial
title_sort Educação científica e o enfoque CTS: percepções de um grupo de professores de ciências em formação inicial
author Fabrício, Tárcio Minto
author_facet Fabrício, Tárcio Minto
Freitas, Denise de
author_role author
author2 Freitas, Denise de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

dc.contributor.author.fl_str_mv Fabrício, Tárcio Minto
Freitas, Denise de
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.00.00-6 / 7.08.04.00-1
Educação Científica; Educação CTS; Formação de Professores
Scientific Education; CTS Education; Teacher Training
topic 7.08.00.00-6 / 7.08.04.00-1
Educação Científica; Educação CTS; Formação de Professores
Scientific Education; CTS Education; Teacher Training
description O objetivo da investigação reportada no trabalho foi identificar as percepções sobre a educação científica com enfoque CTS em um grupo de professores de ciências em formação inicial e as dificuldades atribuídas à utilização dessa abordagem de ensino em suas futuras carreiras docentes. Para tanto, foram adotadas metodologias qualitativas de investigação, sendo os dados utilizados constituídos a partir de documentos produzidos durante a disciplina “Práticas e Pesquisa em Ensino de Ciências Biológicas III”, ofertada para alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em 2014 e examinados com o auxílio da Análise Textual Discursiva. Os resultados possibilitaram a emergência de três perspectivas dos participantes em relação ao enfoque CTS e apontam as próprias práticas de formação de professores na universidade como um obstáculo à sua adoção na educação científica, reforçando a necessidade de que essa perspectiva, para além de um conteúdo oferecido aos futuros professores, permeie toda a sua formação universitária.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-15
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8673
10.3895/rbect.v13n1.8673
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8673
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v13n1.8673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8673/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 1 (2020)
1982-873X
10.3895/rbect.v13n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870447509504