Educação científica e o enfoque CTS: percepções de um grupo de professores de ciências em formação inicial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8673 |
Resumo: | O objetivo da investigação reportada no trabalho foi identificar as percepções sobre a educação científica com enfoque CTS em um grupo de professores de ciências em formação inicial e as dificuldades atribuídas à utilização dessa abordagem de ensino em suas futuras carreiras docentes. Para tanto, foram adotadas metodologias qualitativas de investigação, sendo os dados utilizados constituídos a partir de documentos produzidos durante a disciplina “Práticas e Pesquisa em Ensino de Ciências Biológicas III”, ofertada para alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em 2014 e examinados com o auxílio da Análise Textual Discursiva. Os resultados possibilitaram a emergência de três perspectivas dos participantes em relação ao enfoque CTS e apontam as próprias práticas de formação de professores na universidade como um obstáculo à sua adoção na educação científica, reforçando a necessidade de que essa perspectiva, para além de um conteúdo oferecido aos futuros professores, permeie toda a sua formação universitária. |
id |
UTFPR-7_9289b36f88918fa2c4b2d721a0ac441a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/8673 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação científica e o enfoque CTS: percepções de um grupo de professores de ciências em formação inicialScientific education and the STS approach: perceptions of a group of science teachers in initial formation7.08.00.00-6 / 7.08.04.00-1Educação Científica; Educação CTS; Formação de ProfessoresScientific Education; CTS Education; Teacher TrainingO objetivo da investigação reportada no trabalho foi identificar as percepções sobre a educação científica com enfoque CTS em um grupo de professores de ciências em formação inicial e as dificuldades atribuídas à utilização dessa abordagem de ensino em suas futuras carreiras docentes. Para tanto, foram adotadas metodologias qualitativas de investigação, sendo os dados utilizados constituídos a partir de documentos produzidos durante a disciplina “Práticas e Pesquisa em Ensino de Ciências Biológicas III”, ofertada para alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em 2014 e examinados com o auxílio da Análise Textual Discursiva. Os resultados possibilitaram a emergência de três perspectivas dos participantes em relação ao enfoque CTS e apontam as próprias práticas de formação de professores na universidade como um obstáculo à sua adoção na educação científica, reforçando a necessidade de que essa perspectiva, para além de um conteúdo oferecido aos futuros professores, permeie toda a sua formação universitária.The objective of the research reported in this study was to identify perceptions about STS science education in a group of early science teachers and the difficulties attributed to the use of this teaching approach in their future teaching careers. Data were collected during a course offered in 2014 and examined with the aid of Discursive Textual Analysis. The results allowed the emergence of three perspectives of the participants in relation to the CTS approach and pointed out the very practices of teacher training at the University as an obstacle to their adoption in Scientific Education, rein-forcing the need for this perspective, in addition to content offered to future professors, permeate all their university education.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São PauloFabrício, Tárcio MintoFreitas, Denise de2020-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/867310.3895/rbect.v13n1.8673Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 1 (2020)1982-873X10.3895/rbect.v13n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8673/pdfDireitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:51Zoai:periodicos.utfpr:article/8673Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:51Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação científica e o enfoque CTS: percepções de um grupo de professores de ciências em formação inicial Scientific education and the STS approach: perceptions of a group of science teachers in initial formation |
title |
Educação científica e o enfoque CTS: percepções de um grupo de professores de ciências em formação inicial |
spellingShingle |
Educação científica e o enfoque CTS: percepções de um grupo de professores de ciências em formação inicial Fabrício, Tárcio Minto 7.08.00.00-6 / 7.08.04.00-1 Educação Científica; Educação CTS; Formação de Professores Scientific Education; CTS Education; Teacher Training |
title_short |
Educação científica e o enfoque CTS: percepções de um grupo de professores de ciências em formação inicial |
title_full |
Educação científica e o enfoque CTS: percepções de um grupo de professores de ciências em formação inicial |
title_fullStr |
Educação científica e o enfoque CTS: percepções de um grupo de professores de ciências em formação inicial |
title_full_unstemmed |
Educação científica e o enfoque CTS: percepções de um grupo de professores de ciências em formação inicial |
title_sort |
Educação científica e o enfoque CTS: percepções de um grupo de professores de ciências em formação inicial |
author |
Fabrício, Tárcio Minto |
author_facet |
Fabrício, Tárcio Minto Freitas, Denise de |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Denise de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fabrício, Tárcio Minto Freitas, Denise de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
7.08.00.00-6 / 7.08.04.00-1 Educação Científica; Educação CTS; Formação de Professores Scientific Education; CTS Education; Teacher Training |
topic |
7.08.00.00-6 / 7.08.04.00-1 Educação Científica; Educação CTS; Formação de Professores Scientific Education; CTS Education; Teacher Training |
description |
O objetivo da investigação reportada no trabalho foi identificar as percepções sobre a educação científica com enfoque CTS em um grupo de professores de ciências em formação inicial e as dificuldades atribuídas à utilização dessa abordagem de ensino em suas futuras carreiras docentes. Para tanto, foram adotadas metodologias qualitativas de investigação, sendo os dados utilizados constituídos a partir de documentos produzidos durante a disciplina “Práticas e Pesquisa em Ensino de Ciências Biológicas III”, ofertada para alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em 2014 e examinados com o auxílio da Análise Textual Discursiva. Os resultados possibilitaram a emergência de três perspectivas dos participantes em relação ao enfoque CTS e apontam as próprias práticas de formação de professores na universidade como um obstáculo à sua adoção na educação científica, reforçando a necessidade de que essa perspectiva, para além de um conteúdo oferecido aos futuros professores, permeie toda a sua formação universitária. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8673 10.3895/rbect.v13n1.8673 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8673 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v13n1.8673 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8673/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 1 (2020) 1982-873X 10.3895/rbect.v13n1 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713870447509504 |