BUSCANDO E RECONHECENDO DIREITOS: A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/46114 |
Resumo: | Este artigo faz parte da pesquisa em andamento intitulada “A Educação Profissional e a permanência de estudantes quilombolas no IFRN: uma análise para além da Lei nº 12.711/2012”, requisito para o Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional do IFRN. O objetivo é realizar o levantamento da produção acadêmica acerca da educação escolar voltada para os jovens quilombolas no Brasil. A metodologia utilizada foi a pesquisa no site do Portal de Periódicos da CAPES com os descritores “educação quilombola” e “estudantes quilombolas” e “educação escolar quilombola”. Resgatamos os conceitos de raça, etnia e quilombo, além de uma breve discussão sobre a história da educação dos negros no país. À guisa de conclusão, destacamos o papel do Movimento Negro na busca da afirmação de direitos na dimensão educacional. |
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BUSCANDO E RECONHECENDO DIREITOS: A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLAEducaçãoQuilombolasMovimento NegroEducação Profissional.Este artigo faz parte da pesquisa em andamento intitulada “A Educação Profissional e a permanência de estudantes quilombolas no IFRN: uma análise para além da Lei nº 12.711/2012”, requisito para o Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional do IFRN. O objetivo é realizar o levantamento da produção acadêmica acerca da educação escolar voltada para os jovens quilombolas no Brasil. A metodologia utilizada foi a pesquisa no site do Portal de Periódicos da CAPES com os descritores “educação quilombola” e “estudantes quilombolas” e “educação escolar quilombola”. Resgatamos os conceitos de raça, etnia e quilombo, além de uma breve discussão sobre a história da educação dos negros no país. À guisa de conclusão, destacamos o papel do Movimento Negro na busca da afirmação de direitos na dimensão educacional.Faculdade de Educação (UFG)2017-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4611410.5216/ia.v42i2.46114Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 2 (2017): Educação, Trabalho e Movimentos Sociais; 396-412Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 2 (2017): Educação, Trabalho e Movimentos Sociais; 396-412Revista Inter-Ação; v. 42 n. 2 (2017): Educação, Trabalho e Movimentos Sociais; 396-4121981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/46114/24711Copyright (c) 2017 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarcelino, Fabiana TeixeiraSantos, Shilton Roque dosAzevedo, Márcio Adriano de2018-06-04T17:52:11Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/46114Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:46.658430Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
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