A GESTÃO INSTITUCIONAL DOS CURSOS PROFISSIONAIS TÉCNICOS DE NIVEL MÉDIO NA MODALIDADE A DISTANCIA OFERTADOS PELA REDE E-TEC BRASIL: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28738 |
Resumo: | Na última década, o Brasil tem realizado um grande investimento na modalidade da Educação a Distancia. Em 2007 foi criada a Escola Técnica Aberta do Brasil, que oferece Cursos Profissionais Técnicos de Nível Médio na modalidade EaD. A questão colocada por esta pesquisa, de caráter exploratória, tendo como instrumentos a analise documental e questionários via web a 385 gestores destes cursos, foi a de saber como está ocorrendo a gestão no processo de implantação e desenvolvimento destes cursos. Este trabalho apresenta os resultados parciais que apontam as principais dificuldades na gestão: carência de recursos humanos (60,8%), de apoio pedagógico (43,4%); de estrutura física (34,7%); de recursos financeiros (30,4%); bem como na institucionalização dos polos (21,7%), entre outros. (O questionário admitia múltiplas respostas). A pesquisa aponta ainda, algumas das medidas necessárias à consolidação e qualificação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na modalidade a distancia |
id |
UFG-3_0b1044c54a514e5f65b7aed0e328d07a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/28738 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A GESTÃO INSTITUCIONAL DOS CURSOS PROFISSIONAIS TÉCNICOS DE NIVEL MÉDIO NA MODALIDADE A DISTANCIA OFERTADOS PELA REDE E-TEC BRASIL: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕESCurrículo Referência – Educação Profissional – Educação a DistanciaNa última década, o Brasil tem realizado um grande investimento na modalidade da Educação a Distancia. Em 2007 foi criada a Escola Técnica Aberta do Brasil, que oferece Cursos Profissionais Técnicos de Nível Médio na modalidade EaD. A questão colocada por esta pesquisa, de caráter exploratória, tendo como instrumentos a analise documental e questionários via web a 385 gestores destes cursos, foi a de saber como está ocorrendo a gestão no processo de implantação e desenvolvimento destes cursos. Este trabalho apresenta os resultados parciais que apontam as principais dificuldades na gestão: carência de recursos humanos (60,8%), de apoio pedagógico (43,4%); de estrutura física (34,7%); de recursos financeiros (30,4%); bem como na institucionalização dos polos (21,7%), entre outros. (O questionário admitia múltiplas respostas). A pesquisa aponta ainda, algumas das medidas necessárias à consolidação e qualificação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na modalidade a distanciaFaculdade de Educação (UFG)2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/2873810.5216/ia.v39i3.28738Journal Inter-Ação; Vol. 39 No. 3 (2014): Educação, mídias e cultura; 611-631Revista Inter Ação; Vol. 39 Núm. 3 (2014): Educação, mídias e cultura; 611-631Revista Inter-Ação; v. 39 n. 3 (2014): Educação, mídias e cultura; 611-6311981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28738/17727Kassick, Clovis NicanorBento, José SeverinoDutra, Paulo Ricardo Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-24T16:24:45Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/28738Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:35.852589Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A GESTÃO INSTITUCIONAL DOS CURSOS PROFISSIONAIS TÉCNICOS DE NIVEL MÉDIO NA MODALIDADE A DISTANCIA OFERTADOS PELA REDE E-TEC BRASIL: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES |
title |
A GESTÃO INSTITUCIONAL DOS CURSOS PROFISSIONAIS TÉCNICOS DE NIVEL MÉDIO NA MODALIDADE A DISTANCIA OFERTADOS PELA REDE E-TEC BRASIL: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES |
spellingShingle |
A GESTÃO INSTITUCIONAL DOS CURSOS PROFISSIONAIS TÉCNICOS DE NIVEL MÉDIO NA MODALIDADE A DISTANCIA OFERTADOS PELA REDE E-TEC BRASIL: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES Kassick, Clovis Nicanor Currículo Referência – Educação Profissional – Educação a Distancia |
title_short |
A GESTÃO INSTITUCIONAL DOS CURSOS PROFISSIONAIS TÉCNICOS DE NIVEL MÉDIO NA MODALIDADE A DISTANCIA OFERTADOS PELA REDE E-TEC BRASIL: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES |
title_full |
A GESTÃO INSTITUCIONAL DOS CURSOS PROFISSIONAIS TÉCNICOS DE NIVEL MÉDIO NA MODALIDADE A DISTANCIA OFERTADOS PELA REDE E-TEC BRASIL: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES |
title_fullStr |
A GESTÃO INSTITUCIONAL DOS CURSOS PROFISSIONAIS TÉCNICOS DE NIVEL MÉDIO NA MODALIDADE A DISTANCIA OFERTADOS PELA REDE E-TEC BRASIL: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES |
title_full_unstemmed |
A GESTÃO INSTITUCIONAL DOS CURSOS PROFISSIONAIS TÉCNICOS DE NIVEL MÉDIO NA MODALIDADE A DISTANCIA OFERTADOS PELA REDE E-TEC BRASIL: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES |
title_sort |
A GESTÃO INSTITUCIONAL DOS CURSOS PROFISSIONAIS TÉCNICOS DE NIVEL MÉDIO NA MODALIDADE A DISTANCIA OFERTADOS PELA REDE E-TEC BRASIL: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES |
author |
Kassick, Clovis Nicanor |
author_facet |
Kassick, Clovis Nicanor Bento, José Severino Dutra, Paulo Ricardo Santos |
author_role |
author |
author2 |
Bento, José Severino Dutra, Paulo Ricardo Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kassick, Clovis Nicanor Bento, José Severino Dutra, Paulo Ricardo Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Referência – Educação Profissional – Educação a Distancia |
topic |
Currículo Referência – Educação Profissional – Educação a Distancia |
description |
Na última década, o Brasil tem realizado um grande investimento na modalidade da Educação a Distancia. Em 2007 foi criada a Escola Técnica Aberta do Brasil, que oferece Cursos Profissionais Técnicos de Nível Médio na modalidade EaD. A questão colocada por esta pesquisa, de caráter exploratória, tendo como instrumentos a analise documental e questionários via web a 385 gestores destes cursos, foi a de saber como está ocorrendo a gestão no processo de implantação e desenvolvimento destes cursos. Este trabalho apresenta os resultados parciais que apontam as principais dificuldades na gestão: carência de recursos humanos (60,8%), de apoio pedagógico (43,4%); de estrutura física (34,7%); de recursos financeiros (30,4%); bem como na institucionalização dos polos (21,7%), entre outros. (O questionário admitia múltiplas respostas). A pesquisa aponta ainda, algumas das medidas necessárias à consolidação e qualificação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na modalidade a distancia |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28738 10.5216/ia.v39i3.28738 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28738 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v39i3.28738 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28738/17727 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 39 No. 3 (2014): Educação, mídias e cultura; 611-631 Revista Inter Ação; Vol. 39 Núm. 3 (2014): Educação, mídias e cultura; 611-631 Revista Inter-Ação; v. 39 n. 3 (2014): Educação, mídias e cultura; 611-631 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874762356293632 |