A GESTÃO INSTITUCIONAL DOS CURSOS PROFISSIONAIS TÉCNICOS DE NIVEL MÉDIO NA MODALIDADE A DISTANCIA OFERTADOS PELA REDE E-TEC BRASIL: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kassick, Clovis Nicanor
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Bento, José Severino, Dutra, Paulo Ricardo Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28738
Resumo: Na última década, o Brasil tem realizado um grande investimento na modalidade da Educação a Distancia. Em 2007 foi criada a Escola Técnica Aberta do Brasil, que oferece Cursos Profissionais Técnicos de Nível Médio na modalidade EaD. A questão colocada por esta pesquisa, de caráter exploratória, tendo como instrumentos a analise documental e questionários via web a 385 gestores destes cursos, foi a de saber como está ocorrendo a gestão no processo de implantação e desenvolvimento destes cursos. Este trabalho apresenta os resultados parciais que apontam as principais dificuldades na gestão: carência de recursos humanos (60,8%), de apoio pedagógico (43,4%); de estrutura física (34,7%); de recursos financeiros (30,4%); bem como na institucionalização dos polos (21,7%), entre outros. (O questionário admitia múltiplas respostas). A pesquisa aponta ainda, algumas das medidas necessárias à consolidação e qualificação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na modalidade a distancia
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