COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): ANÁLISE TEÓRICA E IDEOLÓGICA DA PROPOSIÇÃO SOCIOEMOCIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/63822 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar teórica e ideologicamente as bases constituintes da proposição “socioemocional” por meio das dez Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para esta análise, utilizou-se o próprio documento: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017. As Competências Gerais da BNCC articulam-se aos princípios da ordem globalizante, em que se propaga a preparação emocional como requisito da atual forma de sociabilidade do capital. Como consequência, as competências socioemocionais operam na forma de controle social e condicionam psíquica e ideologicamente os interesses de manutenção do status quo social. |
id |
UFG-3_0c5207a109bc54d88bc7b713280687b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/63822 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): ANÁLISE TEÓRICA E IDEOLÓGICA DA PROPOSIÇÃO SOCIOEMOCIONALEste artigo tem como objetivo analisar teórica e ideologicamente as bases constituintes da proposição “socioemocional” por meio das dez Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para esta análise, utilizou-se o próprio documento: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017. As Competências Gerais da BNCC articulam-se aos princípios da ordem globalizante, em que se propaga a preparação emocional como requisito da atual forma de sociabilidade do capital. Como consequência, as competências socioemocionais operam na forma de controle social e condicionam psíquica e ideologicamente os interesses de manutenção do status quo social.Faculdade de Educação (UFG)2020-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/6382210.5216/ia.v45i2.63822Journal Inter-Ação; Vol. 45 No. 2 (2020): O Financiamento da Educação no Brasil pós golpe de 2016; 420-434Revista Inter Ação; Vol. 45 Núm. 2 (2020): O Financiamento da Educação no Brasil pós golpe de 2016; 420-434Revista Inter-Ação; v. 45 n. 2 (2020): O Financiamento da Educação no Brasil pós golpe de 2016; 420-4341981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/63822/35621Copyright (c) 2020 Amanda Melchiotti Gonçalves, Roberto Antonio Deitosinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Amanda Melchiotti Deitos, Roberto Antonio2021-03-04T19:33:43Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/63822Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:57.737731Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): ANÁLISE TEÓRICA E IDEOLÓGICA DA PROPOSIÇÃO SOCIOEMOCIONAL |
title |
COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): ANÁLISE TEÓRICA E IDEOLÓGICA DA PROPOSIÇÃO SOCIOEMOCIONAL |
spellingShingle |
COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): ANÁLISE TEÓRICA E IDEOLÓGICA DA PROPOSIÇÃO SOCIOEMOCIONAL Gonçalves, Amanda Melchiotti |
title_short |
COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): ANÁLISE TEÓRICA E IDEOLÓGICA DA PROPOSIÇÃO SOCIOEMOCIONAL |
title_full |
COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): ANÁLISE TEÓRICA E IDEOLÓGICA DA PROPOSIÇÃO SOCIOEMOCIONAL |
title_fullStr |
COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): ANÁLISE TEÓRICA E IDEOLÓGICA DA PROPOSIÇÃO SOCIOEMOCIONAL |
title_full_unstemmed |
COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): ANÁLISE TEÓRICA E IDEOLÓGICA DA PROPOSIÇÃO SOCIOEMOCIONAL |
title_sort |
COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): ANÁLISE TEÓRICA E IDEOLÓGICA DA PROPOSIÇÃO SOCIOEMOCIONAL |
author |
Gonçalves, Amanda Melchiotti |
author_facet |
Gonçalves, Amanda Melchiotti Deitos, Roberto Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Deitos, Roberto Antonio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Amanda Melchiotti Deitos, Roberto Antonio |
description |
Este artigo tem como objetivo analisar teórica e ideologicamente as bases constituintes da proposição “socioemocional” por meio das dez Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para esta análise, utilizou-se o próprio documento: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017. As Competências Gerais da BNCC articulam-se aos princípios da ordem globalizante, em que se propaga a preparação emocional como requisito da atual forma de sociabilidade do capital. Como consequência, as competências socioemocionais operam na forma de controle social e condicionam psíquica e ideologicamente os interesses de manutenção do status quo social. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/63822 10.5216/ia.v45i2.63822 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/63822 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v45i2.63822 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/63822/35621 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Amanda Melchiotti Gonçalves, Roberto Antonio Deitos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Amanda Melchiotti Gonçalves, Roberto Antonio Deitos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 45 No. 2 (2020): O Financiamento da Educação no Brasil pós golpe de 2016; 420-434 Revista Inter Ação; Vol. 45 Núm. 2 (2020): O Financiamento da Educação no Brasil pós golpe de 2016; 420-434 Revista Inter-Ação; v. 45 n. 2 (2020): O Financiamento da Educação no Brasil pós golpe de 2016; 420-434 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874764095881216 |