Aprendizagem e Competência: uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4518 |
Resumo: | O objetivo desse artigo é problematizar a concepção de aprendizagem a partir de três documentos oficiais recentes da educação brasileira: as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (2010); o Plano Nacional de Educação (2014) e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018). As reflexões aqui propostas ancoram-se metodologicamente ao campo dos Estudos Foucaultianos e analiticamente em autores da teorização social contemporânea e dos Estudos Curriculares. Como conclusão dessa análise, que configura um recorte de pesquisas ainda em andamento, destaca-se que há ênfases distintas em relação à aprendizagem, especialmente com as novas proposições apresentadas na BNCC. |
id |
METO-3_b512be05882e28fabbaa65ab79f3aee8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4518 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem e Competência: uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)Educação; Práticas Pedagógicas; AprendizagemAprendizagem; Competência; CurrículoO objetivo desse artigo é problematizar a concepção de aprendizagem a partir de três documentos oficiais recentes da educação brasileira: as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (2010); o Plano Nacional de Educação (2014) e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018). As reflexões aqui propostas ancoram-se metodologicamente ao campo dos Estudos Foucaultianos e analiticamente em autores da teorização social contemporânea e dos Estudos Curriculares. Como conclusão dessa análise, que configura um recorte de pesquisas ainda em andamento, destaca-se que há ênfases distintas em relação à aprendizagem, especialmente com as novas proposições apresentadas na BNCC.Universidade Metodista de PiracicabaCAPESEnzweiler, Deise Andreia2020-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise documentalapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/451810.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n3p47-62Comunicações; v. 27, n. 3 (2020); 47-622238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4518/2505Brasil;América Latina;Século XXI; Contemporaneidade;Análise crítica de política educacionalDireitos autorais 2020 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-21T16:40:03Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4518Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2020-12-21T16:40:03Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem e Competência: uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) |
title |
Aprendizagem e Competência: uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) |
spellingShingle |
Aprendizagem e Competência: uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Enzweiler, Deise Andreia Educação; Práticas Pedagógicas; Aprendizagem Aprendizagem; Competência; Currículo |
title_short |
Aprendizagem e Competência: uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) |
title_full |
Aprendizagem e Competência: uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) |
title_fullStr |
Aprendizagem e Competência: uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem e Competência: uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) |
title_sort |
Aprendizagem e Competência: uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) |
author |
Enzweiler, Deise Andreia |
author_facet |
Enzweiler, Deise Andreia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Enzweiler, Deise Andreia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Práticas Pedagógicas; Aprendizagem Aprendizagem; Competência; Currículo |
topic |
Educação; Práticas Pedagógicas; Aprendizagem Aprendizagem; Competência; Currículo |
description |
O objetivo desse artigo é problematizar a concepção de aprendizagem a partir de três documentos oficiais recentes da educação brasileira: as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (2010); o Plano Nacional de Educação (2014) e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018). As reflexões aqui propostas ancoram-se metodologicamente ao campo dos Estudos Foucaultianos e analiticamente em autores da teorização social contemporânea e dos Estudos Curriculares. Como conclusão dessa análise, que configura um recorte de pesquisas ainda em andamento, destaca-se que há ênfases distintas em relação à aprendizagem, especialmente com as novas proposições apresentadas na BNCC. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Análise documental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4518 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n3p47-62 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4518 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n3p47-62 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4518/2505 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil;América Latina; Século XXI; Contemporaneidade; Análise crítica de política educacional |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 27, n. 3 (2020); 47-62 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576020311113728 |