“A AUTORIDADE CONSELHEIRA” E A FAMÍLIA EM CRISE: COMO EDUCAR?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Luiza Pereira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Schilling, Flávia Inês
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/18896
Resumo: Entendemos que aquilo que é denominado como “crise da autoridade” de pais, mães, professores, corresponde a um processo de deslocamento do próprio conceito de autoridade na atualidade. O conceito de autoridade tem migrado, cada vez mais, do campo dos saberes e práticas tradicionais para um âmbito mais difuso, constituindo-se de maneiras diversas a partir dos saberes dos especialistas. Trata-se de um movimento histórico, detectado e já analisado quando da instauração da “ordem social burguesa”, no momento em que se criam as grandes instituições da modernidade, como a escola. Foi o momento da entrada em cena das instituições peritas, das autoridades racionais legais, estudadas por Weber. Sustentamos que, hoje, refletindo as transformações sociais atuais, haveria um deslocamento dessas formas de autoridade para outras mais difusas, que se agrupariam sob a denominação de “autoridades conselheiras”, participando do mercado na forma de orientações de “especialistas” que se sucedem, vertiginosamente, nos espaços midiáticos.
id UFG-3_16d9bf849946498484e6bf3fc7af9dcb
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/18896
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling “A AUTORIDADE CONSELHEIRA” E A FAMÍLIA EM CRISE: COMO EDUCAR?autoridadeautoajudafamíliaeducação.Entendemos que aquilo que é denominado como “crise da autoridade” de pais, mães, professores, corresponde a um processo de deslocamento do próprio conceito de autoridade na atualidade. O conceito de autoridade tem migrado, cada vez mais, do campo dos saberes e práticas tradicionais para um âmbito mais difuso, constituindo-se de maneiras diversas a partir dos saberes dos especialistas. Trata-se de um movimento histórico, detectado e já analisado quando da instauração da “ordem social burguesa”, no momento em que se criam as grandes instituições da modernidade, como a escola. Foi o momento da entrada em cena das instituições peritas, das autoridades racionais legais, estudadas por Weber. Sustentamos que, hoje, refletindo as transformações sociais atuais, haveria um deslocamento dessas formas de autoridade para outras mais difusas, que se agrupariam sob a denominação de “autoridades conselheiras”, participando do mercado na forma de orientações de “especialistas” que se sucedem, vertiginosamente, nos espaços midiáticos.Faculdade de Educação (UFG)2013-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1889610.5216/ia.v38i1.18896Journal Inter-Ação; Vol. 38 No. 1 (2013): Formação, profissionalização docente e práticas educativas; 237-261Revista Inter Ação; Vol. 38 Núm. 1 (2013): Formação, profissionalização docente e práticas educativas; 237-261Revista Inter-Ação; v. 38 n. 1 (2013): Formação, profissionalização docente e práticas educativas; 237-2611981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/18896/15129Monteiro, Luiza PereiraSchilling, Flávia Inêsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-05T19:28:32Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/18896Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:31.664357Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv “A AUTORIDADE CONSELHEIRA” E A FAMÍLIA EM CRISE: COMO EDUCAR?
title “A AUTORIDADE CONSELHEIRA” E A FAMÍLIA EM CRISE: COMO EDUCAR?
spellingShingle “A AUTORIDADE CONSELHEIRA” E A FAMÍLIA EM CRISE: COMO EDUCAR?
Monteiro, Luiza Pereira
autoridade
autoajuda
família
educação.
title_short “A AUTORIDADE CONSELHEIRA” E A FAMÍLIA EM CRISE: COMO EDUCAR?
title_full “A AUTORIDADE CONSELHEIRA” E A FAMÍLIA EM CRISE: COMO EDUCAR?
title_fullStr “A AUTORIDADE CONSELHEIRA” E A FAMÍLIA EM CRISE: COMO EDUCAR?
title_full_unstemmed “A AUTORIDADE CONSELHEIRA” E A FAMÍLIA EM CRISE: COMO EDUCAR?
title_sort “A AUTORIDADE CONSELHEIRA” E A FAMÍLIA EM CRISE: COMO EDUCAR?
author Monteiro, Luiza Pereira
author_facet Monteiro, Luiza Pereira
Schilling, Flávia Inês
author_role author
author2 Schilling, Flávia Inês
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Luiza Pereira
Schilling, Flávia Inês
dc.subject.por.fl_str_mv autoridade
autoajuda
família
educação.
topic autoridade
autoajuda
família
educação.
description Entendemos que aquilo que é denominado como “crise da autoridade” de pais, mães, professores, corresponde a um processo de deslocamento do próprio conceito de autoridade na atualidade. O conceito de autoridade tem migrado, cada vez mais, do campo dos saberes e práticas tradicionais para um âmbito mais difuso, constituindo-se de maneiras diversas a partir dos saberes dos especialistas. Trata-se de um movimento histórico, detectado e já analisado quando da instauração da “ordem social burguesa”, no momento em que se criam as grandes instituições da modernidade, como a escola. Foi o momento da entrada em cena das instituições peritas, das autoridades racionais legais, estudadas por Weber. Sustentamos que, hoje, refletindo as transformações sociais atuais, haveria um deslocamento dessas formas de autoridade para outras mais difusas, que se agrupariam sob a denominação de “autoridades conselheiras”, participando do mercado na forma de orientações de “especialistas” que se sucedem, vertiginosamente, nos espaços midiáticos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/18896
10.5216/ia.v38i1.18896
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/18896
identifier_str_mv 10.5216/ia.v38i1.18896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/18896/15129
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 38 No. 1 (2013): Formação, profissionalização docente e práticas educativas; 237-261
Revista Inter Ação; Vol. 38 Núm. 1 (2013): Formação, profissionalização docente e práticas educativas; 237-261
Revista Inter-Ação; v. 38 n. 1 (2013): Formação, profissionalização docente e práticas educativas; 237-261
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874762270310400